Por Devanir Amâncio
ONG EducaSP
É impressionante a mistura de beleza arquitetônica e descaso na rua do Hipódromo, região da Mooca,na zona leste. A rua perto do prédio São Vito, em demolição, está longe do boom imobiliário que sacode a cidade, mas é possivel ver na tradicional rua armazéns, casinhas e casarões deteriorados com placas empoeiradas de “aluga-se”.
Muitas dessas riquezas – esquecidas ou ignoradas pelos órgãos públicos – não têm dono. É o caso de um sobrado na esquina da Avenida Alcântara Machado com a própria Hipódromo, que salta aos olhos de quem passa pelo local.
O casarão não está aberto para visitas : ali funciona uma ‘pensão’.
Cidade limpa?
quem sabe este predio historico e beleza da arquitetura conteporânia não será demolido para dar lugar a mais um predio?
Se caminharem pelo centro de são Paulo constatarão coisas piores.
O estado total de abandono em que se encontra.
Eu que passei quase meio-século convivendo na mooca e principalmente a mooca-baixa, hoje completamente deteriorada, com pensões para acomodar gente que veio de tudo quanto é fundões deste país e que nesse ambiente criou-se uma incultura que impactou negativamente também no bairro. Dá dó de ver os abandonos dessa moóca baixa que outrora vivíamos em completa paz e harmonia, pasmem!!! até com as janelas abertas podíamos dormir, sem nada acontecer, só de manhã os entregadores de leite e pão é que acordavam a gente. Por que abandonaram tanto essa parte da móoca ????? o que fazem os subprefeitos, prefeitos, vereadores ????? “dormem em berço esplêndido” ???