Como (não) usar o certificado digital no seu computador Mac – II

 

toke_gb

 

Falamos há alguns dias sobre as peripécias que enfrentei para instalar um certificado digital novo nos meus computadores Mac que rodam desde há algum tempo o sistema iOs Yosemite (10.10.3). Se você se deu o trabalho de ler o post ficou sabendo que, por recomendação do suporte técnico da Serasa, fui obrigado a mudar para um Windows, colocar uma versão ultrapassada do Internet Explorer e desativar o antivírus. Surreal!

 

Leia aqui, se for do seu interesse, o texto “Como (não) usar o certificado digital no seu computador – I”

 

A reclamação registrada no site da empresa não deu resultado, mas quatro dias após publicar o post aqui no Blog, recebi mensagem com explicações da assessoria de imprensa da Serasa. Se não resolveu nem resolverá nas próximas semanas o meu problema, ao menos o comunicado esclareceu pontos importantes.

 

O sistema Yosemite (10.10.3), como já desconfiávamos, não está entre as versões homologadas pelo fornecedor do token, o StartSign GD. A previsão é que isto vá ocorrer somente no segundo semestre, apesar de o sistema operacional estar rodando no mercado desde fevereiro. Se você é usuário Mac e atualiza seu computador, a boa notícia é que, dentro de um mês, a Serasa terá à disposição o certificado de outro fornecedor já homologado. Então, paciência!

 

Em relação as “gambiarras digitais” – downgrade do Internet Explorer e desativação do antivírus – propostas pelo suporte técnico, a Serasa esclarece que estas não fazem parte do procedimento padrão do atendimento: “o procedimento correto seria pedir para o usuário fazer o teste no browser Firefox”, explicou a assessoria. Ou seja, em vez de”rebaixar” a versão do I.E teria de ter instalado o Firefox, no Windows.

 

A nota encerra com um pedido de desculpas e a informação de que estão verificando, internamente, as falhas cometidas no atendimento.

Um comentário sobre “Como (não) usar o certificado digital no seu computador Mac – II

  1. A SERASA não deixa por menos! a empresa de tecnologia menos tecnológica do mercado. Comprei um certificado A1, pra ser instalado no computador. Não vi em lugar algum a menção de que não funciona em Mac, em pleno 2020… Instalado num outro computador, Ruindows, importado pro Mac e nada! A desculpa agora é de que o meu sistema (Catalina ios 10.15.2) é muito nova. Tenho que fazer um downgrade pra Mojave se eu quiser usar o certificado importado. ah, e sem antivirus, por favor! Acho que a culpa ainda é nossa, essa história de usar sistemas modernos e seguros, e atualizados, sem pedir permissão da SERASA, só podia dar errado.
    Certificação digital no Brasil virou apenas mais um Detran, outro cartório inútil que só nos atrapalha a vida, sem garantir absolutamente nem uma segurança daquelas prometidas pelos crânios que as criam.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s