Conte Sua História de São Paulo: morar aqui era minha vocação

 

Por José Freitas
Ouvinte da CBN

 

 

Nasci no interior do estado de Goiás. Minha cidade tinha cerca de 50 mil habitantes. Vivi até os meus 19 anos neste lugar repleto de beleza natural e vida saudável. Principalmente, por conta do aconchego da família, dos muitos amigos e da vida em comunidade.

 

Trabalhei, e aprendi a trabalhar, desde pequeno com meu pai e treinador. Antes de finalizar meus estudos tive a honra de conhecer São Paulo. Aquele lugar misterioso e muito distante, que em meu imaginário construído pelos noticiários de televisão, era um mundo de assaltos, violência e muita correria.  

 

Depois de mais de 20 horas de viagem de ônibus chegamos a Campinas para a formatura do meu irmão mais velho. Ele, meu pai, e eu viemos até São Paulo de trem. Chegamos à famosa estação da Luz. Depois descemos de ônibus as curvas da Serra do Mar realizando o sonho de todo interiorano: conhecer o mar! Mas não era qualquer mar, era o mar e as praias do Guarujá. E, eu nem sonhava o quanto, de fato, era um lugar tão especial.  

 

No auge dos meus 16 anos, foi um primeiro contato que marcou minha vida. E, bem mais do que eu tinha consciência. Isso foi em Dezembro de 1981.

 

Quatro anos depois, em 1985, eu desembarquei sozinho no Terminal Rodoviário Tietê. Com certeza, impressionado e um tanto assustado com tanta gente num mesmo lugar. Morei por algum tempo em Atibaia, mas vinha a São Paulo regularmente sem imaginar que aqui um dia seria a minha casa.

 

Mas foi em 1988 que de fato tive que vir morar em São Paulo. E durante estes mais de 30 anos tenho aprendido a gostar e admirar o que chamo hoje de minha casa, pois afinal, eu já vivi mais tempo aqui do que em qualquer outro lugar.  

 

Aqui em São Paulo, especialmente na Zona Sul, eu fiz a minha formação universitária. Conheci minha esposa, uma paulista paulistana com quem me casei, e com quem nestes 24 anos construí uma família com nossas duas lindas filhas (hoje, duas universitárias com 18 e 20 anos). Também aqui em São Paulo Deus me deu a oportunidade de fazer minha uma carreira profissional/ministerial.  

 

Vim morar em São Paulo não exatamente por preferência, mas por vocação. Descobri ao longo dos anos que há sim assaltos e violência, especialmente, quando roubaram minha moto na porta de minha casa no Brooklin, e outra vez nosso carro, em frente a casa de um amigo no Campo Belo. Mas seguramente essas foram raras experiências nestes muitos abençoados anos que aqui vivi.  E mais, apesar de goiano, com fama de sossegado, sabe que até aprendi a gostar da correria!  

 

Hoje, de fato, eu amo São Paulo. Não sei se aprenderia viver em qualquer cidade do mundo. Meu trabalho permitiu que eu conhecesse belas e grandes cidades: Santiago, Buenos Aires, Madrid, Porto, Cleveland, Orlando, Dubai, São Petersburgo, Hong Kong, Tóquio. Mas sem medo de errar, nenhuma delas se compara a São Paulo! É minha opinião.

 

Hoje sou professor e pastor de uma pequena igreja perto do Aeroporto de Congonhas e moro no Jabaquara. Também posso dizer, sem sobras de dúvidas, amo servir minha cidade. Espero que a comunidade que eu lidero siga o meu exemplo orando e servindo as pessoas da nossa cidade. Com certeza, por tudo que ela nos proporcionou, e continua a nos oferecer, São Paulo não só precisa, ela merece o nosso amor e cuidado.

 

Parabéns São Paulo!  

 

José Freitas é personagem do Conte Sua História de São Paulo. A sonorização é do Cláudio Antonio. Escreva sua história da nossa cidade e envie para contesuahistoria@cbn.com.br

Um comentário sobre “Conte Sua História de São Paulo: morar aqui era minha vocação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s