NRF 2020: o que se confirmou no maior evento de varejo do mundo

 

 

Por Carlos Magno Gibrail

 

 

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A visão geral da NRF 2020, recém realizada em New York, onde estiveram 40 mil agentes de 100 países representando 16 mil varejistas, indica que as expectativas foram correspondidas.

 

 

Vejamos, portanto, alguns destaques do que ocorreu em cada uma das grandes tendências previstas — as quais já havíamos identificado em artigo anterior.

 

 

CONNECTED COMMERCE

A omnicanalidade tem na Nordstrom bom exemplo da dinâmica entre os canais de vendas e a flexibilidade que apresentam. Erik Nordstrom, co-presidente, em sua fala disse que não concorda quando é perguntado sobre as vendas online e físicas. Metade das vendas tem um componente online e sobre um terço das vendas online estão envolvidas experiências na loja física.

 

 

Embora ainda haja consumidores que pensem em canais, Erik sabe que não existe mais separação. A diferença ainda fica com a experiência que se pode oferecer na loja física, como experimentar sapatos tomando drinks no bar que está na flagship de New York. É lá que também se vende mais online — assim como nas lojas novas, a internet também corresponde ao sucesso da loja física.

 

 

A Nordstrom segundo Erik, continua, na conceituação e ação como uma loja de descobertas, quer na física quer no online.

CUSTOMER CENTRICITY

 

 

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Mike Hanrahan, CEO do Walmart’s Intelligent Retail Lab. disse que enquanto a maioria da indústria está começando a desenvolver tecnologias como a Inteligencia Artificial e as correspondentes aplicações para o varejo, a Walmart está delineando a frente ao colocar nas lojas um laboratório inteligente para rapidamente aprender a desenvolver produtos, ferrramentas e serviços pertinentes a operação de varejo. É uma fábrica de inteligência artificial que estudará e aprenderá a fazer coisas, e então entregará para toda a cadeia melhorias na vida dos consumidores, dos associados e na administração do negócio Walmart.

NOVOS MODELOS DE NEGÓCIO

A reutililação e reciclagem de produtos incluindo o setor do vestuário, adequando o tradicional setor de aluguel de roupas para festas e expandindo-o, agregando roupas para todas as ocasiões e criando sistemas de mensalidades para fornecimento contínuo, são tendências fortes.

 

 

Jennifer Hyman, CEO da Rent the Runway, inovou diante de problemas de entrega ao usar total transparência com os consumidores e adotando a “logística reversa”.

 

 

Tom Szaky, CEO da TerraCycle disse que: “tudo pode ser reciclado, é apenas uma questão de saber se é lucrativo fazê-lo. Um item infinitamente durável é infinitamente lucrativo”.

 

 

Phil Graves, Head de Desenvolvimento da Patagonia, disse que “desde 2017 mantivemos mais de 130 mil itens usados sendo aproveitados e demos a eles uma segunda vida. Como marca, gostamos de controlar toda a experiência do cliente e garantir que ela seja de primeira qualidade”.

PESSOAS

 

 

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‘O futuro do varejo e como a tecnologia pode ajudar a transformação da indústria”, foi o tema da abertura do evento, no domingo 12 de janeiro, protagonizada pelo CEO da MICROSOFT, Satya Nadella.

 

 

Diante dos massivos investimentos tecnológicos que foram feitos na indústria do varejo, que é grande geradora de dados, ou seja, 49 terabytes por hora, o que fazer com tanta informação? Perguntou Nadella.

 

 

“Como uma indústria, o varejo deve usar, para conhecer os consumidores e empoderar os empregados, uma cadeia inteligente de informações e reinventar modelos de negócios”. Respondeu Nadella.

 

 

E continua: “a chave crucial para o sucesso na nova década será dar informações aos funcionários para que possam atingir melhores ROI ao incrementar as taxas de conversão em 15% e aumentar as taxas de satisfação em 10%” … O varejista tem o maior ativo que é a informação do comportamento do consumidor em termos de intenção comercial”

PROPÓSITO

Na programação de domingo, um dos destaques foi o painel com Heather Deeth Manager of Ethical Buying da Lush Cosmetics e Jennifer Gootman VP de Corporate Social Responsibility da West Elm — duas marcas que abraçaram o conceito de responsabilidade social e ambiental, buscando mão de obra artesanal e produtos dirigidos a estilos de vida.

 

 

Lush, com 900 lojas e uma significativa presença digital, é totalmente verticalizada no Canadá com fazendas no Arizona, na Guatemala, no Peru e em Uganda. Deeth afirmou categoricamente que estão criando uma revolução nos cosméticos para salvar o planeta, e todos deverão participar.

 

 

Em termos de sustentabilidade como parte do negócio, ela acredita que a Lush é afortunada pois com seis princípios imbatíveis vencerão. — a saber: contra os testes em animais, cosméticos frescos com datas especificadas, compras éticas, 100% de materiais naturais na composição dos produtos, foco no feito a mão, e embalagens naturais.

 

 

Gootman valoriza o investimento da West Elm em artesãos e no uso de algodão e madeiras certificadas, assim como o Fair Trade Certified, recebido em 2014 pioneiramente como varejista.

Em suma, acredito que podemos resumir do todo exposto, que o varejo ao reafirmar a posição de extrema importância econômica está alerta a necessária absorção da tecnologia, e ciente que ela tem que servir as PESSOAS. Para isso, a cartilha da ONU em seu Pacto Global é essencial. É hora de sintonizar as áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio-Ambiente e Anticorrupção.

 

 

Cabe registrar que as informações acima foram extraídas de um grande volume de material expresso em transcrições em texto das palestras, e de vídeos disponibilizados através de newsletters oficiais da NRF.

 

 

Carlos Magno Gibrail é consultor, autor do livro “Arquitetura do Varejo”, mestre em Administração, Organização e Recursos Humanos. Escreve no Blog do Mílton Jung.

Um comentário sobre “NRF 2020: o que se confirmou no maior evento de varejo do mundo

  1. Pingback: A Moda no pós-pandemia pode melhorar a economia e a sustentabilidade | Mílton Jung

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