O nível de poluição sonora em boa parte das ruas do bairro de Copacabana, no Rio, é ensurdecedor, ou seja, está acima do recomendável. As 120 medições feitas pelos pesquisadores da Escola Politécnica e da Coppe/UFRJ chegaram a 72,3 decibéis, em média. De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente o limite em áreas turísticas e comerciais é de 65 decibéis; e em residenciais, de 55.
O trabalho, realizado pelo professor Fernando Castro Pinto, do Departamento de Engenharia Mecânica da Escola Politécnica da UFRJ, e pela aluna de mestrado da Coppe/UFRJ Maysa Moreno, deu origem a um mapa detalhado sobre a poluição sonora em Copacabana
Segundo Fernando, na Europa, a elaboração de mapas de ruídos em cidades com mais de 250 mil habitantes, com revisões a cada cinco anos, é obrigatória desde 2002. Com isso, pode-se planejar melhor intervenções no tráfego e instalação de novos empreendimentos.
O excesso de ruído pode causar problemas de audição e aumentar o nível de estresse. Para quem só se preocupa quando o problema atinge o bolso, no ponto mais barulhento de Copacabana, imóveis de frente chegam a valer até 10% menos do que os de fundo.
As informações estão na edição de domingo (03/06/07) de O Globo
Milton,
Muito bom. Está ótimo. Parabéns por mais esta iniciativa.
Como pode um país como o Brasil,onde o povo paga a maior carga tributária e o maior jurus do planeta, e o povo vive numa miséria,num desemprego, e os politicos ganham salários milhionários, e , eu ganho um misero 550 reais numa estatal federal de nome,serviços públicos de má quelidade como saúde enfim… E a educação?crianças e jovens passam sem seber se quer ler e escrever,e ninguém faz nada,não tem um projeto dos 513 deputados e 81 senadores que venha resolver esse crime,só currupção, todo dinheiro público vai para o bolso dos deputados e senadores,eu quero ingressar-me na universidade não consigo pagar.VOU VOTAR NULO,a politica não resolve a vida do povo como dizia o PT.
Como pode um país como o Brasil,onde o povo paga a maior carga tributária e o maior jurus do planeta, e o povo vive numa miséria,num desemprego, e os políticos ganham salários milionários, e , eu ganho um misero 550 reais numa estatal federal de nome,serviços públicos de má qualidade como saúde enfim… E a educação?crianças e jovens passam sem saber se quer ler e escrever,e ninguém faz nada,não tem um projeto dos 513 deputados e 81 senadores que venha resolver esse crime,só corrupção, todo dinheiro público vai para o bolso dos deputados e senadores,eu quero ingressar-me na universidade não consigo pagar.VOU VOTAR NULO,a política não resolve a vida do povo como dizia o PT.
Bom dia Milton estou te assistindo
Parabéns a CBN pela abertura ao vivo de seu programa,Milton.