Presidente da Câmara quer mudar nome do Viaduto do Chá

O presidente da Câmara dos Vereadores de São Paulo, Antonio Carlos Rodrigues (PR), quer mudar o nome de um dos lugares mais tradicionais da cidade: o Viaduto do Chá. A intenção é homenagear o empresário Octavio Frias de Oliveira, do Grupo Folha, morto em 29 de abril, aos 94 anos.

Se o projeto de lei, entregue semana passada na Câmara, for aprovado o primeiro viaduto da cidade de São Paulo, inaugurado em novembro de 1892 passará a ser chamado de Viaduto do Chá-Octávio Frias de Oliveira.

12 comentários sobre “Presidente da Câmara quer mudar nome do Viaduto do Chá

  1. Que tal se fizessemos uma homenagem ao próprio nobre vereador que teve a brilhante
    idéia.Poderiamos rebatizar o Viaduto do Chá para
    “Viaduto do Chá-rope nobre vereador A……”
    Tanta coisa séria pra ser feita e esses caras brincando de trocar nomes!

  2. Bom, acho que o Jornalsita Octavio Frias merece uma homenagem, mas justo o viaduto do Chá; Não pode ser o parque linear novo que está em cosntrução? Mande a idéia para o serra.

  3. Só pode ser uma piada, engraçado como neste país nossos políticos fazem questão em apagar nossa memória Cultural, apenas para satisfazer um capricho ou fazer deferência a alguem, por mais importante que tenha sido o Jornalista Mário Frias, creio que ele mesmo não concordaria com tal ato.

  4. Cada dia que passa acordamos com um maluco, que parece não “ter nada melhor a fazer”, se quer fazer uma homenagem procure uma praça de o nome dele, agora querer mudar nossa historia é demais.

  5. Deve ter uma Lei que proiba a mudança de nomes de qualquer local da ciade só para novas ruas, avenidas. Os politico não sabem o que causa estas mudanças até em nivel internacional.
    Acho melhor eles trabalherem em prol da cidade não se preocuparem com isto.

  6. Acho que é uma iniciativa inútil, pois toda a população vai continuar chamando somente de Viaduto do Chá. Seria mais adequado escolherem alguma outra obra cultural para a homenagem ao empresário.

  7. Francamente!!! A cidade tem tantos problemas, que é incompreensível que todo o dia seja noticiado que algum político quer mudar o nome de alguma obra, rua, viaduto… SEnhores políticos, façam jus ao salário que recebem, com projetos de lei que realmente façam a diferença para a cidade e para a população!!!

  8. A história e a memória da cidade não podem ser tratadas com leviandades. Já temos um exemplo recente com a mudança do nome do Tunel Nove de Julho, que necessitou um despacho do MP obrigando a utilização dos dois nomes para que tivessemos um pouco de nossa história resgatada. Os Srs. Vereadores deveriam elaborar uma nova lei que impedisse a substituição de nomes consagrados pelo tempo e gravados em nosso inconsciente.

  9. porque o presidenta da câmara não muda o nome da, ” ” querida mãe dele ele não tem o que fazer vai envestigar as obras que não sai do papel super faturada algo deste tipo ou muda o nome para tudo acaba em pizza ………

    • Sidney,

      Veja que interessante. Você faz comentário nesta notícia de uma época em que o presidente da Câmara era Antonio Carlos Rodrigues, do PR, hoje senador da República. E para mostrar que muitos parlamentares não aprendem a lição, hoje no noticiário está a intenção de o PSDB, com apoio da maior parte dos partidos na Câmara, estender o nome do Viaduto do Chá para Viaduto do Chá Mário Covas. No passado, tentaram chamá-lo do café. Mas até hoje, o Chá resistiu.

  10. Mandei a pouco um comentário e enviei sem algumas revisoes. Por favor considere esse aqui. Obrigado.

    Ahhh…., Viaduto do Chá !

    Tantas lembranças que você nos traz …

    Lembro-me de criança, papai me levando ao centro da cidade, viagens inesquecíveis, tão longe naquela época.

    Iamos simplesmente andar de onibus, como um passeio ao sáado pela manhã, olhar vitrines e tomar um sorvete.

    Lembro de você, tão gigante, tão majestoso e tão movimentado.

    Ahhh…., Viaduto do Chá !

    Gente e carros, disputavam seus espaços e as ruas laterias e abaixo de você.

    Para mim, vagas lembranças dessa época, mas muitas quando adolecente.

    Mesmo estudando longe de você e mais próximo a antiga rodoviária de São Paulo, passeava muito em suas redondezas, também dera, você tão famoso….

    Após os estudos, à tarde, eu já laborava, em meus 15 anos e bem próximo a você, no Largo do Paissandu, como ‘Contínuo’.

    Lembro-me de outros vizinhos seus, o Teatro Municipal, o Mappin, o Museu do Disco, a Bruno Blóis discos, a Telesp, ….

    Ahhh… Viaduto do Cha !

    Lembro-me também de eu e alguns colegas, parar repetinamente sobre você e ficar olhando para qualquer prédio ao redor, soltar o comentário – olhem ele vai pular ! – e meio ‘de-fininho’ sair e observar aquela multidão parada também procurando esse alguém imaginário e criado por nós; que logo se dispersavam percebendo a peça que pegamos em todos…, ai riamos tanto contigo, nosso amigo.

    Saudade desse tempo, dessa e outras brincadeiras vividas com você.

    Camelos sempre existiram e vendedores de sonhos sobre você. Lembro de um senhor, gordinho – no bom sentido – que vendia um aparelhinho que imitava um gato. Muitos o conheciam e muitos compravam dele esse ‘apito’ ou coisa parecida.

    Ahhh…., Viaduto do Chá !

    Falam que seu nome é devido a plantação que existia próximo a você, de chá da India, mas pra mim … só Viaduto do Chá , parte viva em minha memória !

    Ali pertinho, o guarda Luisinho, obrigava os motoristas a respeitar os pedestres; torciamos que ele abri-se a porta de algum carro para que alguns pedestres – pra nós muitos – passassem por dentro do carro quando esse motorista parava sobre a faixa de segurança.

    Ahhh… Viaduto do Chá !

    Lembro também das ‘Diretas Já’, do Correio, da reformulação do Vale do Anhagabau que virou um imenso calçadão, da inauguração do Metro ….. tanto me lembro.

    Lembro da vista de seu irmão, o viaduto da Santa Efigênia, que tanto disputava contigo as proezas e prosas.

    Ahhh… Viaduto do Chá !

    Agora querem mudar sua história, tão bela pra mim e tantos outros que viveram e vivem com você, meu saudoso Viaduto do Chá.

    Tentam agora te colocar um sobrenome, talvez quiça outro nome, mas pra mim sempre ‘Viaduto do Chá’.

    Quero tanto que você permaneça, restaurado sim e que ainda possa por várias vezes andar e compartilhar a vida tão bela, por outro lado, tão curta, mas sempre com você.

    Ahhh… Viaduto do Chá !

    Viva e sobreviva !

    Que tal ao invés de mudar o seu nome, vamos sim complementar leis, como por exemplo uma que determine aos imóveis uma sisterna para colher a água da chuva ?

    Que tal, a lei do ‘Chá’, ou mesmo homenagear aquele que quer ser seu sobrenome. Que bom, assim o vale do Anhagabaú, aos seus pés, de forma efetiva não sofra mais com inundações.

    Ahhh… Viaduto do Chá !

    Carlos Alberto Margonari

Deixe um comentário