Ouvinte-internauta conta drama do passaporte

Retirar passaporte na Polícia Federal, em São Paulo, segue sendo um drama para os brasileiros. O ouvinte-internauta do CBN SP Alexandre Valeretto enfrentou o que considera “uma situação ridícula”. Após pagar cerca de R$ 156,00 e providenciar a documentação pela internet, foi ao posto no Shopping Eldorado. Chegou às 6 horas da manhã e se deparou com uma fila enorme, na qual as pessoas tinham em mãos o que chamavam de pré-senha. Lá conversou com algumas pessoas e ouviu muitas histórias. Uma senhora contou que a pré-senha dela era de número 40. Havia chegado às três e meia da manhã. Era o segundo dia perdido dela. Um para saber que precisava chegar muito mais cedo do que esperava. E naquele dia, quando que retirou a pré-senha. Alexandre desistiu de esperar no shopping. Pegou o carro e foi até a Lapa, onde está o imponente prédio da Polícia Federal. Diante da sede, parou o carro e logo foi abordado:

– Você vai pegar a senha para o passaporte? – perguntou um rapaz.

Assim que recebeu resposta afirmativa já fez a oferta:

– Estou em quarto lugar na fila, se pegar meu lugar vai esperar umas cinco horas.

– Quanto custa ?

– R$ 90,00, vai querer ?

Voltou para casa. Alexandre pede para que a Polícia Federal organize novo modelo de atendimento para que o cidadão brasileiro não seja desrespeitado. Poderia, por exemplo, copiar o sistema do Consulado dos Estados Unidos, no qual o agendamento para retirada do visto é feito pela internet.

Como o assunto é passaporte, mais uma para você não ser surpreendido: no modelo atual, com recursos tecnológicos para impedir fraudes, não consta a filiação. Se você for viajar com seus filhos recomenda-se levar carteira de identidade ou certidão de nascimento dele, sob o risco de enfrentar constrangimento ao embarcar para o exterior.

Um comentário sobre “Ouvinte-internauta conta drama do passaporte

  1. Realmente é lamentável esta situação, mas para evitar tais problemas segui os conselhos de uma reportagem da CBN e cheguei à Lapa por volta das 14:30h. Estava com minha mãe (65anos) e meus filhos. Ela pela idade, foi atendida em 15 minutos. Eu e as crianças de 4 e 6 anos, esperamos mais de 3 horas, mas pelo menos não pegamos nenhuma fila gigante. “Só” 100 pessoas na nossa frente!!!Concordo com sua sugestão de pegar a senha pela internet…Este é o nosso país!!
    Saudações
    Sandra Tenório

Deixe um comentário