
Reprodução de vídeo do UOL News
Sem pedágio urbano e sem restrições para circulação de veículos, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, não oferece nenhuma esperança ao paulistano de ter um trânsito e mobilidade melhores nos próximos anos. E sem mudança, a tendência é que os níveis de poluição seguirão em alta.
Na semana em que se iniciam os preparativos para o Dia Mundial Sem Carro, que será no sábado, 22, Kassab falou ao portal UOL que as medidas que tem para adotar são apenas de médio e longo prazo.
Nada de novo: investir em trem e metrô, continuar o Rodoanel, ampliar o número de corredores de ônibus, modernizar a frota e melhorar o monitoramento do trânsito.
Trem, metrô e Rodoanel são assuntos para o Governo do Estado. O próprio prefeito lembra que na administração Faria Lima (1965-1969) se falava da necessidade de termos 170 quilômetros de trilhos. Hoje temos apenas 60 quilômetros.
Nos dois anos e nove meses de gestão Serra/Kassab não foi entregue um só quilômetro de corredor de ônibus. Agora há promessa de que cinco terão obras iniciadas, três inaugurados no ano que vem. Outro problema é a queda na velocidade média dos ônibus nos corredores prontos.
O número de ônibus quebrados e velhos circulando na cidade surpreendeu o prefeito e o secretário municipal dos Transportes, Alexandre de Moraes, semana passada, após a morte de um pedestre que foi atropelado por uma roda que soltou. O secretário acredita que até o fim do ano que vem, não teremos nenhum ônibus com mais de 10 anos circulando na cidade. A renovação estava prevista no contrato assinado com as cooperativas.
A modernização do equipamento do controle de tráfego seria a única medida efetivamente adotada até aqui, se levarmos em conta entrevista do secretário logo que tomou posse, há três semanas. Ele informou que até maio de 2008 todos os semáforos inteligentes estarão funcionando. Outra medida é a revisão do tempo de abertura dos semáforos para tornar mais lógico o fluxo de carros e de ônibus.
Quanto ao meio ambiente, a expectativa ficará por conta da revisão veicular obrigatória que entra em vigor no ano que vem.