IPVA não incentiva carro flex, em São Paulo

O proprietário de carro flex paga a mesma alíquota de IPVA (4º/o) que os donos dos veículos a gasolina, em São Paulo. Até mesmo aqueles que tem motor movido a gasolina, álcool e GNV vão “marchar” com 4% do valor do carro. A lei estadual beneficia apenas quem tem carro exclusivamente a álcool. Segundo o diretor-adjunto da administração tributária da Secretaria da Fazenda de São Paulo, Edson Peceguine, a lei estadual é dos anos 1980 e tinha como objetivo incentivar o uso do álcool.

A mudança da lei beneficiando os motoristas que poluem menos o meio ambiente dependeria apenas de decisão do governador José Serra que poderia enviar projeto para a Assembléia Legislativa e usar de sua persuasão para convencer os deputados da base aliada – que são muitos – a aprovarem a mudança de alíquota: carros flex pagariam apenas 3º/o sobre o valor da venda. Para isso teria de haver interesse político e abrir mão de parte da arrecadação do Estado.

O secretário do Meio Ambiente, Xico Graziano, poderia ser um aliado do contribuinte paulistano e defender a idéia no Palácio dos Bandeirantes.

Já o representante da secretaria da Fazenda Edson Peceguine teve dificuldade para explicar porque não ocorre esta mudança e, ao fim da conversa, preferiu o silêncio como você pode conferir neste trecho da entrevista que foi ao ar no CBN SP:

Um comentário sobre “IPVA não incentiva carro flex, em São Paulo

Deixe um comentário