Por Christian Wirthmann
Ouvinte-internauta do CBN SP

Carro foi multado porque ladrão dirigia falando ao celular
Como estou orgulhoso de viver em um país como o Brasil. Adoraria dizer esta frase para todos os meus amigos, tanto daqui quanto do exterior. O quanto seria gratificante estar em uma terra abençoada por Deus, com tantas virtudes geográficas. Mas, infelizmente, tenho que admitir que a cada dia me decepciono mais e mais. Ainda lembro-me do dia em que dois ladrões entraram em minha empresa, levaram equipamentos, dinheiro e meu carro. Confesso que eram bem educados e consegui até negociar, não deixando levar a cadeira infantil de meu filho. Ainda feliz, contei para meus amigos. Fiz o boletim de ocorrência e avisei minha seguradora (sem contar que assim que os ladrões saíram do estabelecimento, liguei imediatamente para 190, crente que uma viatura pudesse pegá-los na esquina do Campo Belo, região nobre de São Paulo). Como é de praxe, o Detran paulistano é automaticamente avisado e restringe qualquer transferência do chassi e placa.
Após longos anos, cá estou em casa e recebo uma multa no dia 12/12/2007 por dirigir com fones nos ouvidos ou telefone celular em meu carro roubado há pelo menos três anos. Incrível! Aí me pergunto dezenas de questões sem respostas. Por que emitiram uma multa se o próprio Detran possui o registro do roubo? Será que é em outro estado ? Deixe-me ver. Opa ! a infração ocorreu no Tatuapé, zona leste de São Paulo. Por que será que não resgataram esse veículo até hoje, ainda mais em uma região tão populosa da cidade? Fica ao lado do shopping Metrô-Tatuapé, mais um motivo para haver policiamento e blitz. Por que será que ao invés de fazer grandes ações para apreender os veículos, eles preferem pegar aqueles com placas de outros estados, com os vidros escurecidos, com engate para reboque, etc? Não que estes veículos não devessem ser restringidos, porém, desde pequeno, aprendi que devemos combater primeiro os problemas realmente grandes e prioritários. Logo imagino que prender os ladrões de veículos não é algo prioritário neste país. Melhor arrecadar mais dinheiro, modernizar e fiscalizar as fraudes.
Todo ano reclamamos e quase nunca fazemos nada. Vejo esse país à margem da corrupção e de interesses próprios. Um país sem destino e sem rumo, longe da cidadania, da cultura e dos bons costumes.
Caro Detran, só para avisá-los que, além de encaminhar minha defesa a vocês, encaminho também essa documentação a todos os órgãos públicos, à minha seguradora (a qual tem o maior interesse, afinal o carro a pertence) e a mídia em geral.
Grato por reafirmarem o quão incompetente e distante estamos de termos orgulho de ser brasileiro.