O som de uma britadeira atrapalhou minha conversa com a repórter Mônica Poker que monitora o trânsito do alto de um prédio na Avenida Paulista. Segundo ela, a barulheira havia se iniciado antes das sete da manhã nas obras de recuperação das calçadas. A prefeitura disse que a empreiteira responsável pela reforma nega ter iniciado o trabalho antes do previsto. Há acordo para que a obra se realize entre sete da manhã e dez da noite.
O barulho ecoou na caixa de correio do CBN São Paulo que passou a receber uma série de reclamações de ouvintes-internautas. Fernando Latorre, morador da Paulista, diz que as britadeiras começam a incomodar, diariamente, às seis da manhã e só param no início da madrugada: Por volta de 15 mil moradores da Paulista não tem mais sossego nos seus lares, mesmo a noite; e o PSIU alega que não pode interferir em obras públicas.
No bairro da Parada Inglesa, o som que incomoda é o do bate-estaca que extrapola o salão de festas de uma casa vizinha a da ouvinte-internauta Miriam Tomiatti, na Rua Ricardo Neste fim de semana, tive de fazer a minha Virada Cultural particular, fiquei virando no sofá sem conseguir dormir, escreveu. Ela ligou para o 190 para reclamar do barulho fora de hora, mas não teve sucesso. A polícia não apareceu.
Já na rua Boaventura Rodrigues da Silva, a prefeitura compareceu de madrugada. Caminhões, máquinas e funcionários chegaram a uma da manhã para iniciar a raspagem do asfalto, acordando os moradores: se eu estivesse numa avenida concordaria, agora uma rua residencial não precisa ser esse horário, afirmou o ouvinte-internauta.
O barulho também aumenta, no mínimo duas vezes por mês quando o túnel Maria Maluf é fechado para manutenção durante a madrugada e o trânsito desviado para a rua do Boqueirão. A ouvinte-internauta Daniela (Danigc75) lembra, ainda, que não bastasse este transtorno, fios de luz, telefone e TV a cabo são arrebentados pelos caminhões que fazem o desvio.
Em Santo André, é a reforma de uma empresa de segurança patrimonial que dá dor de cabeça no ouvinte-internauta Alexandre Negrão. Relata que antes mesmo das sete da manhã, funcionários, máquinas e equipamentos que levantam prédio de cinco andares conversam entre sim em uma Babel de barulho. Além disso apareceram rachaduras que atravessam as paredes do meu quarto, já que o edifício ao lado causou um desnível no terreno. Já conversei inúmeras vezes com o responsável pela obra, mas pelo visto só quando ligar para a defesa civil do meu município conseguirei uma solução para essa questão, conclui na mensagem enviada ao CBN SP.
Em Jordanésia, Cajamar, um ouvinte-internauta (não registrei o nome dele, infelizmente) informa que tem uma vizinhança barulhenta: são oficinas mecânicas, transportadoras, caminhões, que não respeitam dia nem horário. Ele quer saber se o controle é de competência municipal. É, sim. Assim como,na cidade de São Paulo, são as subprefeituras que têm de dar licença para a bagunça organizada das obras que não podem começar antes das sete da manhã e precisam se encerrar às dez da noite.
PSIU neles ! E se não funcionar: Ouvidoria no PSIU !
Tem mais tipos de empresas que fazem barulho tais como: Laboratórios farmaceuticos e Farmácias de Manipulação com as suas aparelhagem de ar condicionado e também Mercearias com as suas geladeiras industriais. Eu tenho essas duas empresas como vizinhas do meu prédio que fazem barulho 24 horas por dia. A gente vai lá pedir para eles cooperarem eles dizem para a gente deixar eles trabalharem, que eles tem laudos que atestam que eles estão dentro da lei. Enquanto isso nossos ouvidos vão pro saco! A Prefeitura e o PSIU precisam fiscalizar melhor esses tipos de barulhos. Nós teremos de entrar na justiça para poder nos defender, uma vez que o PSIU até agora não resolveu, já escrevemos para eles e nada até agora. Isso já faz anos!
gostaria de pedir socorro,pois moro em frente a santa casa de misericordia na vila buarque e tenho tido problemas a noite com um barulho infernal dos caminhões que vem recolher o lixo hospitalar da santa casa,eles carregam uma caçamba de lixo em um guincho,faz um barulho que parece que caiu um avião na area,é um absurdo e eles chegam por volta da meia noite,o povo que mora em volta estão revoltado com esta situação,goistaria por gentizeza do apoio da CBN para nos ajudar,desde já agradeço a atenção dos srs.