Ouvinte vê debate na vitrine da rádio, em Porto Alegre



Discussão esportiva é atração no estúdio Cristal de rádio no RS

Na semana Gre-Nal, os debates esportivos ganham destaque no Rio Grande do Sul. O torcedor fica excitado com a possibilidade de vencer o adversário no domingo. E quer participar de todas as discussões. Ver, ao vivo, alguns dos mais famosos jornalistas falando sobre futebol é uma das atrações proporcionadas pela Rádio Guaíba de Porto Alegre.

Na esquina da Rua da Praia com a Caldas Júnior, centro da cidade, local de intensa movimentação, principalmente na hora do almoço, os ouvintes param para ver o programa apresentado no Estúdio Cristal, que fica no andar térreo da emissora. É uma vitrine na qual a atração é a turma do esporte batendo boca. O público que ouve o som da rádio a partir de caixas penduradas do lado de fora participa com vaia ou aplausos dependendo a opinião do comentarista e o time para o qual ele torce, é lógico.

Nesta terça-feira, passei por lá para registrar as imagens que você vê aqui no blog ou acessa no nosso álbum do Blog do Milton Jung, no Flickr. Vi dois velhos amigos com quem tive oportunidade de trabalhar: Luis Carlos Reck, o primeiro da direita para a esquerda, e Edgar Schmidt, na outra ponta.

A emissora está ligada a minha história profissional e pessoal. É lá que meu pai trabalha há 50 anos. E foi lá que trabalhei no início de minha carreira, nos anos de 1980. No livro Jornalismo de Rádio, que lancei pela Editora Contexto, cito a emissora em capítulo no qual falo sobre a influência da internet no rádio. E aqui no blog reproduzo terças e sábados gravações do programa Quintanares que, originalmente, foram ao ar na Guaíba, por dez anos.

Clique na imagem lá em cima e veja o álbum do Blog do Milton Jung, no Flickr

Um comentário sobre “Ouvinte vê debate na vitrine da rádio, em Porto Alegre

  1. Milton, que bom poder compatilhar a imagem da Rádio Guaíba, de Porto Alegre, eu tinha o desejo de conhecer a emissora nem que fosse por foto, de saber como é o Estúdio de Cristal.
    Realmente no livro Jornalismo de Rádio Capítulo III p.70 “De Olho no Rádio” , você conta sobre a emissora ” os debatedores que sentam-se à uma grande mesa em forma de ferradura, diante dos computadores.Do lado de fora, atrás de uma vitrine, ouvintes acompanham ao vivo, às discussões.Às vezes aplaudem, outras , vaiam, sempre interagindo com o tema.

Deixe um comentário