Acompanhe as sugestõe do dia da Ailin Aleixo, do “Época SP na CBN”:
A Bela Sintra
Se você não curte lugares badalados, não vá ao Bela Sintra: ele é o restaurante do coração de várias celebridades (Hebe, Adriane Galisteu, Amaury Jr…) e seu salão fica constantemente cheio. Merecidamente. Há três anos, o chef Valderi Gomes comanda uma das melhores cozinhas portuguesas de São Paulo. Em suas panelas nascem suculentos bacalhaus, como o desfiado com batata palha e ovos, além de frutos do mar impecáveis (o lagostim aberto com purê e creme de queijo estava soberbo). Para acompanhar, reserve uma verba adicional e prove um bom vinho português da ótima carta. Caso você não dispense a sobremesa por nada, muita calma: apesar de corretas, não são mesmo o forte da casa.
R. Bela Cintra, 2325, Jardins, tel.: 3891-0740
Ora pois!
Nem sempre culinária portuguesa significa um desastre na carteira. Um bom exemplo é esse simpático restaurante, comandado por três irmãos lisboetas, desde 2000. A casa tem um ambiente informal, bem decorado (até o banheiro é uma graça) e louça azulejada. O cardápio capricha no bacalhau (são sete tipos). O com natas (lascas com batata frita e creme branco à base de natas gratinado) vem bem preparado – já a porção de Gomes de Sá foi um pouquinho econômica no peixe. Há ótimas opções de vinhos portugueses, com preços camaradas (peça o Redondo, safra 2004, e seja feliz). Dois poréns: o bolinho de bacalhau leva batata (um pecado) e o atendimento é mais seco do que bacalhau de feira.
R. Fidalga, 408, Vila Madalena, tel.: 3815-8224
A Casota
Não se trata de um restaurante inspirado na culinária portuguesa. A casa de dona Milu é portuguesa autêntica, e das boas. Doceira de mão cheia, a proprietária começou a carreira modelando açúcar e gemas – e, até hoje, esse é o seu ponto forte. Entre as dezenas de sobremesas, uma mais sensacional do que a outra, destaca-se o dom rodrigo, espécie de trouxinha de fios de ovos. Depois vieram os pratos por encomenda e, finalmente, a casa de portas abertas, onde só se servem pratos típicos da terrinha. Prove o bacalhau duque de palmela, substanciosa mistura com camarões, queijo, creme de leite, batatas fritas e amêndoas. Ótimo. As opções de carnes também são muitas, com pratos tradicionais como dobradinha à moda do porto e favas guisadas à portuguesa. Convém esquecer a dieta.
Av. Miruna, 442, Moema, tel.: 5093-6751 e 5093-6329