São Paulo a beira de um ataque de nervos

Este é o título da reportagem publicada no jornal francês Les Echos que destaca os problemas de trânsito, da insegurança e da exclusão social que atingem a capital paulista. A reportagem abre com citação de frase de Tom Jobim: “O Brasil não é um país para amadores”.

6 comentários sobre “São Paulo a beira de um ataque de nervos

  1. O que nossas autoridades tem a dizer…as respeito da reportagem?
    a população pode até acrescentar, o tranporte público, saúde , poluição e os efeitos que isso pode causar.Queremos qualidade de vida…com tudo que a cidade de São Paulo também tem de bom…as nos oferecer.

  2. Chegamos a um ponto em São Paulo em que o paulistano vive confinado.
    Aquele que tem mais condições, vai mora em condominios fechados, supervigiados, verdadeiros clubes privados, trafegam pelas ruas em automoveis blindados, trabalham em torres de vidro, ou moram nas cercanias da cidade também em condominos fechados vigiados.
    O pobre, como não dizer os excluidos nos finais de semana, vivem confinados em seus guetos na longinqua periferia, quando podem tem poucos parques publicos para o seu lazer.
    A decadente classe média, trabalha somente para comer e pagar impostos, permanece confinada em seus minusculos apartamentos.
    São Paulo “é boa” somente para os turistas executivos que ficam na cidade somente por alguns dias, curtem o que podem na cidade e caem fora.
    Mesmo assim, Esta cidade não para de crescer, deixando a qualidade de vida sempre para as proximas administrações.
    O lema dos politicos como sempre é empurrar com a barriga os problemas de São Paulo e se “ficam com alguma gloria”
    Tá ruim demais!

  3. complementando:
    Se os legisladores nao agirem como deve, voltarem as suas atenções honestamente e principalmente ao transporte publico, pensarem menos nos automoveis, reavaliarem o atual código de obras, do uso e de ocupação do solo, repensar sobre a lei da outorga onerosa que aumenta potencial construtivo, permite que sejam construidos indiscriminadamente predios em locais totalmente inadequados, cada vez maiores e com mais unidades, em quarteirões pequenos com ruas estreitas, um ao lado do outro, colado ao outro a tendencia será a cidade ficar cada dia pior do que já esta.
    Por causa dessas grandes torres que foram sendo construidas ao longo do tempo, São Paulo acabou se tornando uma cidade barulhenta, poluida, sem qualidade de vida, sem horizontes e uma cidade sombra.
    Triste, mais é a realidade.

  4. Marcos e Armando:

    Nesta eleição municipal deveríamos concentrar nossas forças na discussão de medidas que pudessem melhorar este cenário. Nós mesmos na cobertura do debate político nos atemos a picuinha, ao diz-que-disse, e esquecemos de olhar os programas de governo para entender se são apenas idéias jogadas no papel ou planos viáveis que pudessem melhorar a qualidade de vida do paulistano.

  5. Aí é que está Milton.
    Concordo com o seu ponto de vista sobre picuinhas, diz que disse, esquecemos de olhar programas de governo etc.
    Acontece e o que pega, “êles” os politicos, sem que nem porquê, mudam as leis do dia para a noite a bel prazer.
    E assim ficamos num movimento moto contínuo infinitamente.
    Planos de governo voltados exclusivamente aos interesses da população?
    Podem até existir, mas infelizmente, quando surge alguma ideia brilhante, algo mais interessante somente aos politicos, os outros planos, os anteriores de interesses reais da população, ficam somente no papel mesmo.
    E não adianta reclamar.

    Mas

  6. Os vereadores, prefeitura, Poderiam explicar por favor porquê as construtoras “podem construir” fundamentadas no USO OUTORGA ONEROSA e explicar na íntegra para a população na íntegra o que quer dizer isso?

Deixe um comentário