Ailin Aleixo, nossa comentarista do “Época SP na CBN”, prepara um cardápio excepcional nesta terça-feira. Acompanhe:
Adi Soshi DeliShop
O clima é de almoço na casa de amigos. Os clientes vão chegando, cumprimentam os donos como se fossem velhos conhecidos e ocupam seus lugares. Shoshana e Adi Baruch, os proprietários, circulam acelerados pelo salão para dar conta dos pedidos. Há dois menus: um judaico e outro contemporâneo– vá direto ao que interessa e escolha um dos pratos típicos. Há Gelfite fish (bolinho de peixe), vareniques (“raviólis” de batata) e frango ao mel com batata. É um dos poucos restaurantes da cidade que preparam receitas romenas, como o mititei (espécie de cafta com alho) e ikra (patê de ovas de carpa, servido com azeitonas e cebola crua). Os doces são incríveis , O creme de caramelo tem a quantidade exata de açúcar e derrete na boca.
R. Correia de Melo, 206 – Bom Retiro, tel.:3228-4774
Centro de cultura judaica
Para entrar, primeiro a bolsa passa por uma esteira de raio-x, daquelas de aeroporto. A segunda etapa é uma porta de ferro pesadíssima com uma câmera focada no indivíduo. O restaurante fica dentro do Centro de cultura judaica, e quem é da colonia já está acostumado com o esquema. As mesas ficam num salão agradável, com pé-direito alto. O bufê é simples, porém traz receitas bem feitas. As melhores opções são o patê de ovo, o arroz sete grãos e o gefilte fish. Torça para ter quiche– é um dos mais macios da cidade. Aos domingos, monta brunch típico.
Rua Oscar Freire, 2500 – Sumaré, tel.:3065-4344
Ak delicatessen
O restaurante de Andrea Kaufmann é minúsculo e lota em questão de minutos, não importa o dia da semana. O sucesso é mais do que justificado. Com talento incomum, a chef consegue dar cara nova à culinária judaica, ao mesmo tempo em que reverencia ingredientes e modos de preparo tradicionais. Os vareniques, espécie de raviólis de massa bem levinha, são um bom exemplo. Na cozinha de Andrea, eles entram em combinações simplesmente geniais – vale a pena apostar no menu degustação, que traz uma unidade de cada sabor, e pedir repeteco da versão com recheio de batata-doce e molho de hadoque. O cardápio de pratos principais é reduzido e caprichado. A vitela em milanesa de especiarias estava um tanto seca, mas o robalo em crosta de zátar e molho cremoso de limão ficou na memória. Nem pense em sair de lá sem experimentar a sobremesa batizada de pain perdu, que mistura pão challah e frutas assadas em creme inglês. Divina.
R. Mato Grosso, 450 – Higienópolis, tel.: 3231-4497 / 3129-7359
Mílton. Nasci e fui criada no então cosmopolita bairro do Bom Retiro. Estou revoltada. Não foi mencionado “O Buraco da Sara”.
Um dos restaurantes mais antigos e de comida “iídiche” (dialeto falado pelos judeus e depois substituído pelo hebraico) do Bom Retiro chama-se “O Buraco da Sara”.
O Buraco da Sara fica na rua da Graça, 32, Bom Retiro. Não sei se a comida continua boa.
Já teve tempo que a comida era comparada às das cantinas romanas do “ghetto romano, próximo ao Campo di Fiore.
Abbraccio. Concetta Carbonária.
Infelizmente o “Buraco da Sara” deixou de ser um restaurante judaico. Hoje chama-se apenas Bistro da Sara e raramente serve comida judaica. A Adi & Soshi é a unica que resta no querido Bomra.
Adi e Shoshana – Sou frequentadora assídua, cozinha maravilhosa, judaica, mas se não estiver enganada, as receitas são “búlgaras”, pois a família é da Bulgária. Talvez haja alguma receita romena, mas a maioria é búlgara. Imperdíveis: Mussaka, Férfalle e o divino Pudim de Caramelo. Vale a pena ir ao Bom Retiro, apenas para uma refeição no Delishop.
Esclarecendo, o “Bistrô da Sara”, há muitos anos, foi vendido, pois estava fechando e a atual proprietária, manteve apenas o nome, talvez homenageando a antiga proprietária… mas mudou o cardápio judaico, desde o início de sua administração, para outro, completamente diferente, assim como a decoração. É um local agradabilíssimo, exótico, assim como seus pratos. Atendimento excelente!
De todos, o mais típico judaico, kosher, fica na Rua Correia de Melo, onde fica a panificadora na frente do estabelecimento, chamado “God”. Apesar da pouca variedade de pratos judaicos, o local é frequentado, inclusive por judeus ortodoxos. Não abre aos sábados e o atendimento deixa a desejar na simpatia e nos preços.
Adi e Shoshana – Sou frequentadora assídua, cozinha maravilhosa, judaica, mas se não estiver enganada, as receitas são “búlgaras”, pois a família é da Bulgária. Talvez haja alguma receita romena, mas a maioria é búlgara. Imperdíveis: Mussaka, Férfalle e o divino Pudim de Caramelo. Vale a pena ir ao Bom Retiro, apenas para uma refeição no Delishop. Atendimento excelente, você se sente em casa!
Simone Mazzoni
Gostaria de receber uma receita de Tchuen ou Tchulen.
Grata pela atenção Suzy