
As metas que o candidato pretende atingir, os motivos que o levam a disputar uma vaga na Câmara, a origem do dinheiro que o financia e o nome dos seus apoiadores.
Transparência.
Foi o que o movimento Amigos do Guarujá buscou ao desenvolver a pesquisa candidatal que ouviu 190 dos 275 pretendentes a uma vaga na Câmara Municipal e os cinco que querem assumir a prefeitura no ano que vem. O material está publicado em jornal de 62 páginas e tiragem de 20 mil cópias distribuído na cidade.
O trabalho permite que o cidadão conheça mais o candidato e oferece oportunidade aos estreantes na política para que sejam conhecidos.
Dos dados coletados, na pesquisa realizada pela Toledo & Associados fica-se sabendo, por exemplo, que para os candidatos a falta de hospitais e demais equipamentos de saúde é o principal problema da cidade. O item foi apontado por 34,7% dos entrevistados. Falta de moradia (25,3%) e número de linhas de ônibus (22,1%) vêem em seguida.
Se depender dos compromissos assumidos pelos candidatos, a população pobre (27,4%) é quem terá maior atenção da Câmara Municipal, seguido da fiscalização do executivo municipal (19,5%)
A pesquisa completa você encontra no site da Amigos do Guarujá.
De acordo com Armando Conde, presidente da Amigos do Guarujá, passadas as eleições, o movimento vai continuar seu trabalho de educação para a cidadania política de várias maneiras. Uma das iniciativas será a criação do núcleo do Movimento Voto Conscinte na cidade para acompanhar a atuação dos políticos na Câmara aos moldes do que ocorre, com sucesso, na capital paulista.
Cidadão tem de acionar o injuriômetro
Ouça a entrevista com o presidente da Associação Amigos do Guarujá, Armando Conde, ao CBN SP: