Buraco da Bandeira está reaberto e criança ganha a rua



Pingüim tem 13 anos, anda sempre chapado e acompanhado da cachorrinha Angu, de 45 dias. Ela morreu. Ele foi resgatado do Buraco da Bandeira, no centro de São Paulo, pelos “amigos” da rua. 22 crianças de oito a 16 anos, que vivem por lá. Em qualquer lugar onde consigam encostar o corpo e dormi. Chapados, de preferência. O buraco está embaixo da Passarela da Bandeira e pegou fogo dia desses. Foi fechado pela prefeitura. Os meninos e meninas voltaram para procurar Pingüim que está salvo. “Foi dar um rolê na Praça da Sé”, disse um deles.

Vinícius tem sete anos e meio. É loirinho. Usa moletom amarelo e vermelho. Está com a irmã de 12 anos. Ela também é loirinha, olhos esverdeados e cabelos castanhos. Diz que é da Penha, bairro da zona Leste de São Paulo. O menino tem um parceiro. Joãozinho de oito anos, moreno, cabelos prestos, irmão da Maria. Os dois, Vinícius e Joãozinho, gostam de jogar bola. E estão mocosados no Buraco.

A história de Pingüim, Vinícius, Joãozinho e os demais garotos e garotas do Buraco da Bandeira foi contada por Devanir Amâncio, da ONG Educa São Paulo que já conversou com a gente, ao vivo, no CBN São Paulo, sobre atividades culturais desenvolvidas para crianças e adultos que moram nas ruas da capital paulista..

Devanir não entende como esta situação persiste e faz um apelo:

“Senhores Promotores de Justiça, esta caverna fica a 500 metros do Ministério Público de São Paulo. É um local desumano, horroroso, com muitos ratos e baratas. Onde está a Justiça? Onde estão os Poderes Públicos Municipal, Estadual e Federal? Onde está o Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente? Onde está a Vara da Criança e da Juventude? Onde está a Promotoria de Inclusão Social? As Vossas excelências, no exercício da obrigação moral, ética e profissional deveriam ir a este tenebroso espaço para constatar a minha indignação, e a de tantos outros cidadãos que circulam pela região. Pedimos providências”.

Um comentário sobre “Buraco da Bandeira está reaberto e criança ganha a rua

  1. Ouvi sobre esse caso, hoje pela manhã, ouvindo a CBN. Fiquei curiosa e vim dar uma olhadinha no blog para ver se havia mais detalhes ou alguma outra informação que acrescentasse algo mais ao que ouvi. Qual não foi minha surpresa ao perceber que não havia um único comentário sobre a notícia. Indignada estou eu com a frieza e o pouco caso de todo mundo com essa situação. Será que os ouvintes e leitores do blog pensam, lá no fundo, que isso não é problema delas?

Deixe um comentário