Não abrem a porta, a menos que você saiba como fazer justifica Ailin Aleixo que traz mais duas sugestões para esta semana no “ÉpocaSP na CBN”
La Lydia
Depois de viver em Barcelona e de trabalhar em um restaurante especializado em paellas, Silvana Boccalato voltou a São Paulo e, desde 2006, faz o prato por encomenda, para entregas em domicílio. Agora, também é possível provar essa e outras receitas de sotaque espanhol em sua própria casa, em Perdizes. São poucas mesas, uma delas em um agradável terracinho, e o serviço é bem caseiro, quase como comer na casa de amigos – atenção, as reservas são obrigatórias. Além da gostosa paella marinera, que pode vir com ou sem polvo, Silvana serve ótimas entradas e fresquíssimas ostras gigantes de Florianópolis – para quem não sai do básico, há risotos, massas e peixes. Para acompanhar, nada melhor do que um bom jarro de sangria. São poucas as opções de sobremesas: bons sorvetes caseiros de pistache e de goiaba (dispense a calda de chocolate, vale a pena prová-los puros) e a torta santiago, à base de amêndoas.
R. Apinajés, 1649 – Perdizes, 3672-7633
From the Galley
A noite começa com a recepção calorosa do chef Neriton Vasconcellos. Super bom de papo, ele deixa os clientes à vontade e, ali mesmo, desconhecidos começam a fazer amizade que durará todo o jantar. Ou além dele. Explica-se: o salão tem apenas 20 lugares dispostos em uma mesa coletiva em frente a cozinha aberta, completamente integrada ao salão. Essa é a proposta do From The Galley: fazer todos se sentirem à vontade enquanto degustam as iguarias do menu degustação em oito etapas que saem das panelos de Ton, como é chamado. O cardápio muda completamente todos os meses (e está a disposição no site). Na noite da visita, as entradas foram uma tenra vieira regada com um finíssimo molho de agrião e uma cremosa sopa de lentilha com creme fraiche e presunto de parma. Na sequencia, os pratos principais: o bem executado e delicioso linguini na manteiga com tartufo bianco; brandade de bacalhau com azeite de alho; o inacreditavalmente macio peito de frango recheado com foie grass ao molho adocicado de vinho do porto e queijo de cabra regado com maple e tapenade de azeitona. Para finalizar, sopa de tapioca com sorvete de tangerina. E, claro, café. Com mais conversa.
R. Leopoldo Couto de Magalhães Júnior, 761 – Itaim-Bibi – São Paulo – SP, 3073-0928