De planetas e expressões

Por Maria Lucia Solla

Olá!

Plutão é o planeta mais afastado do sol, e sua composição de rocha e gelo indica um temperamento nada acalentador. Tendo recebido o nome do deus do submundo e da riqueza, governa a morte, o invisível e o mistério. É símbolo de crise, renascimento, cura, e de tudo o que mora no reino do inconsciente. Quando está por perto, Plutão nos leva a pôr os pingos nos is; mesmo que estes estejam pendurados num penhasco aterrador. Com a força do vulcão, traz à superfície as impurezas que não podem mais permanecer ocultas. Plutão pode expressar medo, manipulação, corrupção, luxúria, vingança, vício e obsessão, mas contrapõe poder, força e coragem.

Podemos prever as possibilidades que os planetas nos trazem como resultado de suas associações e oposições, mas friso que a astrologia, ao contrário do que se imagina, não impõe comportamento ou regra. Não adivinha. Permite-nos, ao contrário, desenhar um mapa que aponte onde pode haver turbulência, mas a forma como lidamos com essa informação e influência é da alçada do livre-arbítrio de cada um.

Assim, frente a crises, por exemplo, podemos assumir a postura da árvore rígida, que periga quebrar ao primeiro vendaval, ou optar pela postura do bambu que se verga ao vento e depois dança sob o sol. Já não temos dúvida quanto à influência dos astros em todo tipo de vida, não só na vida humana, mas essa influência não determina o uso que faremos dela. Agora, em pleno terceiro milênio, esqueça! Não há santo, promessa, oráculo, vela, magia ou dízimo que viva a vida por nós. Nossas atitudes, acompanhadas de nossas palavras, são a expressão do estado de nossa alma. Se você ainda não aprendeu a emitir e receber essas expressões, de livre e expontânea vontade, agora vai; querendo ou não. Com meu mestre de Aikidô aprendi que não se deve contrapor força a uma força contrária. Se ela vier com a intenção de derrubar, você usa estratégia. É quase um balé. Então ela passa, segue o curso dela, e você segue o seu. Segundo Hermes Trimegistro, pai do Hermetismo: acima como abaixo, dentro como fora, no universo como no coração. E você, como se expressa?

Pense nisso, ou não, e até a semana que vem.

Na voz da autora:

Maria Lucia Solla é terapeuta, professora de inglês e autora do livro “De Bem Com a Vida Mesmo que Doa”. Todo domingo conversa coma gerte aqui no blog.

4 comentários sobre “De planetas e expressões

  1. É assim o dom da vida, obstáculos e arrependimentos. As vezes os problemas e a rotina nos fazem absorver os golpes das forças antagonistas e sempre seguimos em frente.

  2. Olá, Rafael, você veja só. Eu falo, falo… Geralmente quem fala é quem mais tem que aprender; por isso fala. Para ouvir. Hoje aanheci com um torcicolo de arrebentar. O que será que está ao meu lado e eu não quero ver, a ponto de travar? Vou meditar. Quem Sabe?!
    Abraço e boa semana,
    ml

  3. Maria Lucia, semana passada estava comentando sobre a influência sobre as marés e mudanças do clima em sintonia com as fases da lua.
    Agora vejo também um “benchmarking” com as estratégias de Marketing, particularmente com o “Marketing de Guerra” de Al Ries, que aconselha a contornar os lideres de mercado, jamais confrontá-los.

    Abraço

    Carlos Magno

Deixe um comentário