Condomínio sem brigada de incêndio, é fogo !



Por Márcio Rachkorsky

No dia 29/11, um apartamento pegou fogo na Vila Madalena, Zona Oeste de SP, sem deixar vítimas. No dia 06/12, no Maracanã, Rio de Janeiro, duas pessoas morreram e três ficaram feridas, em incêndio ocorrido num apartamento, possivelmente em razão de uma bituca de cigarro acesa, segundo os bombeiros. Todo condomínio, por força de Lei, é obrigado a manter uma brigada de incêndio. Ocorre que, na grande maioria dos prédios, especialmente residenciais, ninguém sabe como agir em caso de incêndio. Essencial que síndicos e administradores realizem um trabalho informativo e de conscientização, para que tragédias sejam evitadas.

Em conversa com um amigo, que atua como engenheiro de segurança e com um Oficial do Corpo de Bombeiros, tive a preocupante notícia que, nos cursos obrigatórios de brigada de incêndio, ministrados nos condomínios, dificilmente ocorre a participação dos moradores. Na esmagadora maioria dos casos, zelador e síndico acabam virando brigadistas e os demais moradores sequer manifestam interesse acerca de tema tão importante. Saber operar corretamente um hidrante, uma mangueira, é fator decisivo para combater as chamas.

Em seu condomínio, seja um brigadista. O treinamento é rápido e muito gratificante. Informe-se com o síndico sobre o próximo curso e chame os vizinhos, pois a brigada de incêndio, além de obrigatória, salva vidas !

Márcio Rachkorsky é advogado especializado em condomínios. Toda segunda, escreve um artigo inédito aqui no blog. Quartas e sextas, às 11 da manhã, tira dúvidas enviadas por ouvintes-internautas no quadro Condomínio Legal, da CBN.

Um comentário sobre “Condomínio sem brigada de incêndio, é fogo !

  1. Márcio, sou aeronauta e, por força da profissão, tenho treinamentos periódicos de combate a incêndio. Quando nosso prédio procede à troca dos extintores, aproveito para passar as informações que aprendo no treinamento para porteiros e moradores interessados. Nesses poucos minutos, eles aprendem a identificar a classe de fogo e o extintor mais apropriado para combatê-lo. Além disso, manejam os extintores na prática e aprendem como se comportar no caso de um incêndio no edifício.

Deixe um comentário