Após cair na malha final da 1a. zona eleitoral da cidade de São Paulo, a vereadora Mara Gabrilli (PSDB) teve as contas da campanha à reeleição aceitas pelo juiz Marco Antonio Martin Vargas. Ex-secretária municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, ela arrecadou cerca de R$ 880 mil e foi a quinta vereadora mais bem votada na cidade de São Paulo com pouco menos de 80 mil votos.
O setor de análise de contas havia levantado suspeitas de caixa dois, oferecimento de benefícios a eleitores e abuso da máquina pública. Os documentos foram parar nas mãos do promotor Eduardo Rheingantz que após investigação concluiu que não havia nenhuma irregularidade na prestação de contas.
O juiz eleitoral Marco Antonio Martin Vargas escreveu na decisão final de que os eventos que haviam sido realizados durante a campanha e estavam sob suspeita não se classificam como arrecadatórios, e não há prova em contrário. Em outro trecho diz que não há indícios da intenção de proporcionar vantagem indevida ao eleitor. Quanto aos gastos com combustível, afirma que houve equívoco do fornecedor em confusão provocada pelo fato de a vereadora também ser candidata.
Em um dos trechos da sentença, o juiz descreve a lista de doadores da campanha de Mara Gabrilli e ressalta que 50% do valor arrecadado veio de empresas privadas e os 50% restantes foram depositados pelo partido. Marco Antonio Martin Vargas faz interessante comentário sobre esta estratégia usada na campanha eleitoral deste ano. Ele pede reformulação na lei eleitoral. Mas sobre isso, a gente conversa em outro post, nessa sexta-feira.
A notícia da suspeita levantada contra a vereadora Mara Gabrilli causou indignação no gabinete da representante tucana, na Câmara Municipal. Com a decisão do juiz da 1a zona eleitoral, a vereadora reeleita pretende entrar com ação para que os analistas técnicos do cartório eleitoral expliquem, perante a lei, os motivos que os levaram àquela conclusão.
Leia outras informações sobre Mara Gabrilli no blog escrito por ouvinte-internauta que aderiu a campanha Adote um Vereador.
Olá, Mílton, tudo bom?
Muito obrigada pela informaçã, jájá será postada lá no blog. Obrigada inda mais pelo comentário lá. É sempre uma honra sua visita.
Abs,
Vera