GCM vai protestar contra lei de Kassab

O projeto de lei que recria a Secretaria de Segurança Urbana na cidade de São Paulo muda as funções da Guarda Civil Metropolitana e provoca revolta de intergrantes da corportação, segundo o sindicato que reúne a catergoria. O secretário Eduardo Ortega diz que a intenção e tornar a ação da guarda mais efetiva no combate ao comércio ilegal e ocupação do espaço público, além de impedir a superposição de funções com a Polícia Militar.

O vice-presidente do Sindicato da Guarda Civil Metropolitana Carlos Augusto Souza afirmou que o projeto tira poderes da corporação e convoca os integrantes da GCM a protestarem diante da Câmara Municipal de São Paulo. Ouça a entrevista ao CBN São Paulo:


Agora o outro lado

Ouça a entrevista do secretário de Segurança Urbana Edson Ortega ao CBN São Paulo:

15 comentários sobre “GCM vai protestar contra lei de Kassab

  1. A prefeitura tenta frear a GCM porque no centro eles trabalham mais que a PM. Na verdade a Guarda esta sub utlizada por conta do lobby da PM que se sente ciume da ação dos GCMs especialmente no centro.
    Não estão visando o interesse da população mas sim satisfazer o ego de coronéis e dos comerciantes.

  2. Uma instituição acorrentada ronda a cidade de São Paulo – Uma instituição que insiste em atender a população, contra tudo e todos chamada Guarda Civil Metropolitana.

    Todas as potências da velha terra bandeirante unem-se numa aliança para conjurá-la e destrui-la; os coronéis e a Força Pública, secretários e vereadores reacionarios e submissos a eles, o PSDB e o DEM.

    Que integrante da GCM não foi tratado como sub-policial por estes homens que estã no poder? Qual destas representações nunca lançou a alcunha infamante de vigilante da prefeitura sobre o GCM?

    Duas conclusões decorrem do nosso atual quadro:

    1ª) A GCM já é reconhecida como força policial por setores influentes do governo federal como os Ministérios da Justiça e do Trabalho. As Guardas Municipais estão incluídas no PRONASCI e possuem porte de Arma autorizado pela PF e pelo Exercito. Ou seja, a União nos reconhece como operadores de segurança pública, o Estado de São Paulo e seus coronéis PM lutam contra.

    2ª) É tempo de os Guardas Municipais exporem, à face do pais inteiro, seu modo de ver, seus fins e suas tendências, como a autentica força policial de um pais democrático.

    A alta camada da sociedade que hoje gerencia São Paulo, que brotou das ruínas da ditadura militar, não aboliu os antagonismos e costumes repressores, ao contrario; fortaleceu os militares do Estado com cargos em todos os setores da administração municipal, de onde eles passaram a atacar instituições civis como a GCM com força politica descomunal e injusta, onde o interesse público fica em segundo plano.

    O que acontecerá nos atos de manifestação dos Guardas Civis nada mais é do que o choque entre as forças obscuras do passado com a nova sociedade criada pela democracia. Janio Quadros quando criou a Guarda Civil Metropolitana em 1986 tinha a intenção de criar uma polícia adaptada ao novo periodo que se instalava, imaginava ele que com o fim do regime militar nosso pais reformularia sua estrutura de segurança pública. Infelizmente nada mudou.

    Neste período em que a luta entre diferentes conceitos de policia se aproxima da hora decisiva, o processo de dissolução dos velhos costumes e instituições, de toda a velha sociedade, adquire um carater tão violento e agudo que uma pequena fração desta antiga estrutura se desliga desta, ligando-se à categoria dos GCM’s, a classe que traz em si o futuro da segurança pública, isso explica o apoio incondicional de delegados de polícia, da OAB, dos Bancarios e do Comercio Paulistano.

    O futuro da segurança publica já pode ser visto em cidades como Cotia, Americana, Santa Barbara d Oeste, Osasco, Barueri, Rio Claro, São Caetano do Sul entre outras. Nestas cidades o monopólio de policia preventiva e ostensiva foi quebrado e o interesse público prevelaceu. Nestes municípios o repressivo uniforme cinza da ditadura aos poucos vai perdendo espaço para o aliado, protetor e amigo azul da democracia.

    Em todos os países do mundo é assim, a palavra policia se originou do termo grego Polis (cidade), ou seja; impedir o município de ter sua força policial é ir na contramão das sociedades democraticas

    Em São Paulo os guardas estão se preparando e se organizando para se defender da ameaça que ao mesmo tempo que é oculta também é explicita, a sociedade paulistana sabe da relevância de nosso serviço, especialmente no centro da cidade, no olho do furacão, onde a ordem é mantida pelos bravos servidores de Azul-Marinho.

    Deste modo os próximos atos de nossa categoria serão pela defesa de nossa instituição, mas também por uma democracia plena, onde as instituições municipais não são subjugadas pelos militares e pelo Estado. Onde a sociedade e o policial estão no mesmo nivel, todos são CIVIS.

    Lutamos pela GUARDA CIVIL METROPOLITANA!
    Lutamos por Democracia!
    Venceremos

  3. O Guarda Civil Metropolitano tem Poder de Polícia, de acordo com a legislação (e não como todo cidadão, conforme disse em entrevista o Sr. Secretário).

  4. Estou quase dois anos na GCM, trabalho na fiscalização do comercio ambulante é um trabalho arduo, pois somos criticados o tempo todo, porque a população não entende o nosso trabalho, a frase que mais ouvimos durante o dia é ” deixa o povo trabalhar ” e muitas vezes o ambulante resiste em não entregar a mercadoria é aonde começa os conflitos, a policia militar participa de operações na rua 25 de março em conjunto com a guarda civil, só que eles muitas vezes não realizam apreensões, pois tem vergonha de serem chamados de rapa cinza, ( assim relatou um Pm ). Nós não temos vergonha, porque estamos ali cumprindo a lei. Muitas vezes somos solicitados para atender ocorrências de cunho policial e fazemos isso com muito prazer, pois estamos ajudando um cidadão de bem que paga seus impostos e cumpre com seus deveres. Tenho nesse pouco tempo de trabalho 6 ocorrências policial apresentadas em varios DPs , certa vez nos deparamos com um elemento armado que acabara de fazer uma saidinha de banco, pessoas gritando “pega ladrão “, imediatamente detivemos o individuo, e encaminhamos ao dp, a vitima teve seu dinheiro e todos seus pertences recuperados , ela nos agradeceu muito. Portanto lhes pergunto. nós agimos fora de foco ? o que pensaria o cidadão que ao solicitar a ajuda de um gcm em qualquer situação de ocorrencia policial o mesmo pedisse para ligar “190”, seria o cumulo não acham! Com muito respeito quero deixar claro que intriguinhas entre as policias só quem perde é o cidadão, tirar poder da gcm não seria o ideal, pois querem tirar o policiamento preventivo com isso teria que desarmar os guardas, olha só que calamidade.
    Os bandidos estão cada dia mais organizados e mais unidos pois estão sempre agindo em conjunto. Não seria a hora de organizar as policias para trabalharem em conjunto, dando assim mais poderes a Policia municipal? querido Prefeito olhe com mais carinho para sua corporação, pois só o que queremos é respeito e condições de trabalho para ajudar os cidadãos dessa grande metropole, tire como exemplo as guardas de outros municipios que são tratados como policiais municipal.

  5. A PM tem um plano mestre: Assumir postos chaves na prefeitura de São Paulo, para aprender como funciona a estrutura do município e ingerir nela.Alem disso ,planeja extinguir as GCM’s no Brasil inteiro, para ela, assumir a polícia do município.Isso faz parte tambem da camanha presidencial do Sr. Serra a presidência e impor o parlamentarismo e seu neo-facismo de butique…O povo brasileiro q se pronuncie.

  6. A Guarda Civil, como o próprio nome diz é apnas GUARDA, e sendo assim deveriam se limitar a fazer o que a Costituição Federal deixa eles fazerem, que é apenas o ato de tomar conta do patrimonio público, como se fossem vigias.

  7. Faço faculdade, tenho a lei do horário de estudante que me da o direito de sair uma hora mais cedo mas isto está proibido até segunda ordem pelo secretário Ortega e sua Trupe.Ele não quer que os gcms estudem.

  8. Isso é excelente!!!Na atual conjuntura pela qual passa a segurança pública, ainda existem criaturas que tentam impedir o trabalho da GCM!!! As facções criminosas AGRADECEM !!

  9. A PEC 534 é a solução.
    O Regime Militar acabou, porém, o autoritarismo ainda não. Queremos uma Polícia Comunitária que tenha ampla visão, que enxergue toda a problemática social, com uma ótica inteligente com visão panorâmica.
    Senhores abram suas mentes, o militarismo acabou, estamos vivemos um novo tempo, estamos no século vinte e um, em um mundo globalizado, não devemos retroceder, as Guardas Civis é a solução, são comunitárias por já terem nascidos assim, ao contrário das Polícias Militares que nasceram dentro de um regime arcaico e soberbo, de muita repressão. Senhores admitam, o militarismo acabou, libertem-se desse maldito vício (mau costume), se adaptem ao novo modelo de Polícia nos moldes das Guardas Civis, pois, nos países desenvolvidos, a segurança é municipalizada.
    Viva as Guardas Civis, viva a democracia!

  10. Sobre a atual gestão da GCM, uma pergunta me intriga, como pode uma pessoa que praticamente destrui a FEBEM, ser contratada para ser chefe de gabinete desta gloriosa instituição chamada GCM, teria explicação para um incendio, onde queimou-se vários processos logo após a saida deste senhor da Corregedoria da Febem, teria senhor Alexandre Arthur Perroni, por que esse tipo de gente só cai para cima, como o atual secretario de transportes Alexandre de Moraes que era na época presidente da Febem, juntamente com Dr. Alexandre Perroni, O Mal esta espalhado na prefeitura do Sr. Kassab, mas o pios esta na GCM, cuidado com esse “homem”

  11. Agora o Sr. Ortega criou um departamento que seria para cuidar da qualidade de vida do Guarda, porém isso é uma utopia, quando o guarda se quer pode planejar uma viagem com a familia, pois, todos os dias deve o guarda ligar na inspetoria para saber se esta de plantão ou não, os guardas que trabalham em Sto.Amaro por exemplo os da diaria a cada dia estão em um horário, como se estivessem totalmente a merce da Guarda Civil, como se não tivessem familia, como se a guarda pagasse o suficiente para ele se dedicar somente a guarda, como se não precisassem ter um emprego extra para complementear a renda, que aliás nunca conseguirá ter com essas oscilações de horários, isso é qualidade de vida Sr. Ortega?, por que não baixar uma ordem para fixar estes guardas em um só horario para poderem se planejar e ter vida social, ficar proximo de suas familias, ter um ganho extra quando necessário e direito ao lazer??? Por que se preocupa com os guardas se o senhor já tem isso não é senhor Ortega, qualidade de vida efetivamente falando também é investimento pense nisso…..

Deixe um comentário