Paulistanos impõem desafio à Câmara Municipal

 

Ouvintes-internautas que se integraram a rede do Adote um Vereador destacaram como desafio da Câmara Municipal de São Paulo, a partir dessa segunda-feira, quando se iniciam os trabalhos da nova legislatura, aumentar o índice de confiança dos paulistanos na instituição.

“Contamos com a participação efetiva de nossos vereadores no sentido de virar este jogo, é uma vergonha uma instituição como a Câmara dos Vereadores da maior cidade do país ficar em último lugar na confiança de seus moradores”. Escreveu Alecir Macedo que adotou o vereador Netinho de Paula (PC do B).

No blog que acompanha o trabalho do presidente da Câmara, Antônio Carlos Rodrigues (PL), seu autor Joildo Santos registrou os números da pesquisa do Ibope encomendada  pelo Movimento Nossa São Paulo: “Segundo o levantamento, apenas 32% dos entrevistados disseram confiar na Câmara. O resultado representa aumento de cinco pontos porcentuais em relação à pesquisa realizada em janeiro de 2008 (27%), mas foi insuficiente para tirar o Legislativo da última posição no ranking”.

A divulgação do trabalho na Câmara e a transparências nas ações do legislador, são formas de os vereadores reconquistarem a confiança do eleitor. Através do projeto Adote um Vereador é possível, por exemplo, distinguir aqueles que estão a altura do voto que receberam daqueles que dão razão a falta de credibilidade da casa.

Maurício Kano, que adotou o vereador Roberto Tripoli (PV) lançou-se na idéia há pouco tempo e fez um teste na internet sobre o impacto e a influência que pode ter a participação dele no projeto.

“Desconectei-me da minha conta Google pra ter certeza de não influenciar os resultados e escrevi: “roberto tripoli” ou apenas “tripoli”, em dois diferentes testes (há também o deputado estadual, irmão do vereador; além da capital da Líbia). Em ambos, este meu blog no Stoa sobre Tripoli do projeto Adote um Vereador já aparece na 1a página … A página Wikia sobre o vereador Tripoli aparece somente quando se inclui “roberto” na busca. Neste caso, a ordem no Google é: (1) site pessoal dele, em 2 referências; (2) site “De Olho na Câmara”, (3) site da Câmara dos Vereadores, e em seguida (4) já aparecem duas referências ao meu blog no Stoa – Adote um Vereador – Roberto Tripoli. A referência seguinte (5) é uma notícia da Folha Online e então (6) já aparece a página Wikia sobre Tripoli”.

A presença do Adote um Vereador no Wikia obra da turma incentivada pelo Everton Zanella está sendo importante para a dimensão que a campanha ganhou na internet. Uma das primeiras ouvintes-internautas a encarar o desafio, Vera Helena que adotou Mara Gabrilli (PSDB), já foi convocado a participara desta rede social, também:

“Até que entrei na página principal e adorei. Pelo wikia, inclusive, descobri que mais 3 vereadores foram adotados: Gabriel Chalita (PSDB), Abou Anni (PV) e Roberto Tripoli (PV) Muito interessante o trabalho do Tom. Já o indiquei pra um bocado de gente. E quando me familiarizar com tudo isso, quero contribuir com minhas enxeridas informações sobre minha vereadora adotada: Mara Gabrilli.”

4 comentários sobre “Paulistanos impõem desafio à Câmara Municipal

  1. Sempre que leio suas matérias sobre o ADOTE UM VEREADOR,Mílton,sinto santa inveja do sucesso alcançado por você e pela CBN com a campanha. Bem que eu gostaria de que o ADOTE fosse imitado na minha cidade,Porto Alegre.

  2. Joildo,

    Sempre alerta. Obrigado pela correção que me ajuda a pensar: faz alguma diferença ele ser do PR, do PL ou do PP. PQP, parecem todos a mesma coisa.

Deixe um comentário