A escola que virou atração no horário eleitoral sofrerá atraso de uma semana no início das aulas. Durante a campanha, o candidato a reeleição Gilberto Kassab (DEM) e a candidata Marta Suplicy (PT) bateram boca devido ao ritmo das obras do CEU Vila Formosa, na zona leste da capital. Kassab prometia entregar a escola no início do ano letivo de 2009 e Marta jurava que não haveria condições devido ao estágio da construção. Ela chegou a aparecer chorando na frente do terreno porque foi barrada por funcionários que impediram a entrada dela e da equipe de televisão que gravaria imagens para o programa eleitoral.
Dos 7 mil alunos da rede pública que não terão sala de aula à disposição nesta semana, alguns estão inscritos no CEU da Vila Formosa que só abrirá suas portas dentro de 10 dias. De acordo com o secretário da Educação Alexandre Schneider apesar de as aulas começarem depois, os alunos não terão prejuízo em sua carga horária.
Ouça a explicação pelo atraso nesta e outras escolas municipais do secretário Alexandre Morais
Diante da clássica inapetência política dos nossos soi disant representantes,quando o assunto é de pouca visibilidade eleitoral, como é o caso do ensino básico, ocorre-me propor alternativa, contando com um blog como o seu ,voltado para o corriqueiro, embora não menos importante.
Há uma máxima antiga, muito do meu gosto: “ridendo castigat mores” (é rindo que se castigam os costumes), que poderia ser aplicada, a fim de tentar espicaçar o eventual espírito cívico que, porventura, tenha sobrado em algum dos nossos próceres.
O tema seria emparentado com o da adoção de um vereador e seria ativado através de um trabalho escolar, de nivel médio, em que um grupo de alunos se incumbiria de apresentar uma pesquisa sobre a origem dos nomes de ruas, praças e avenidas , vinculados a personalidades que a Câmara dos Vereadores resolveu homenagear, digamos, nos últimos 10 anos.
Estou certo que teríamos um repositório de nomes e razões,as mais estapafúrdias e suspeitas, para justificar a indicação.
Da mesma forma, com O Dia DE ….. (do cachorro quente, do berimbau, da corneta acústica, etc.,etc., etc.).
Ainda haveria a vantagem de motivar o aluno a uma pesquisa que, certamente, ele faria com prazer e se divertindo.
Sem contar o merecido tapa na cara, com luva de pelica , que isso representaria para os maus representantes (a maioria).