Inspeção veicular: sem esquema para atrasados

A empresa responsável pela inspeção veicular na cidade de São Paulo não pretende propor nenhum esquema especial para atender os proprietários de veículos que deixarem para realizar o serviço nos últimos dias. Abril será um mês crítico para o agendamento, pois será o último prazo para os carros com placas final 1 realizarem a inspeção, e os centros de atendimento estarão recebendo, também, os veículos com placas final 2 e 3.

A situação se complica ainda mais quando se sabe que 90% da frota de carros com placa final 1 ainda não passaram pelos centros de inspeção veicular. De acordo com os dados da Controlar, no primeiro mês de serviço, em fevereiro, cerca de 39 mil veículos foram atendidos, dos quais 18% foram reprovados e terão de retornar. A maior taxa de problemas tem ocorrido entre os veículos movidos a diesel, seguido pelas motos. Dentre os carros a gasolina, álcool ou GNV apenas 2% foram reprovados.

Apesar de não haver nenhum esquema especial para atender os motoristas que deixarem para os últimos dias a inspeção veicular, a Controlar informa que novos centros serão inaugurados, o maior deles neste mês, no bairro de Aricanduva, na zona leste, e nenhum carro deixará de ser atendido mesmo fora do prazo.

Ouça a entrevista do diretor-executivo da Controlar Eduardo Rosin

6 comentários sobre “Inspeção veicular: sem esquema para atrasados

  1. Vejam mais essa da Prefeitura/Secretaria do Verde e Meio ambiente/Controlar

    Consulto a Prefeitura no dia 14 de março de 2009:

    Moro na Av. … O local disponível mais próximo dista 22 km da minha casa. Quero saber quando haverá um ponto de inspeção próximo do Largo 13 de Maio. Não é possível que, numa cidade deste tamanho, não haja um mposto perto da minha casa. Isto é um total absurdo. É uma falta de respeito. Não se admite uma coisa dessas em nenhum lugar civilizado.

    Recebo a resposta da Controlar no dia 16 de março de 2009:

    CONTROLAR FALE CONOSCO
    Prezada Senhora,

    Novos Centros de Inspeções serão inaugurados durante o primeiro semestre de 2009 de acordo com a demanda, seguindo o calendário de inspeção que acompanha o final da placa de cada veículo, no momento a disponibilidade dos centros de inspeção está de acordo com tipo de veículo e combustível.

    Os centros de inspeção estão localizados nas regiões, sul, leste oeste do município de São Paulo.

    Atenciosamente,

    SAC – Serviço de Atendimento Controlar
    (11) 3545-6868

    É realmente uma coisa mal planejada pela Prefeitura / Secretaria do Verde e Meio Ambiente.
    Vivemos numa cidade enorme e tenho que sair do Largo 13 de Maio para inspecionar o veículo próximo da Via Anchieta.
    Tudo bem se eu não trabalhasse nem tivesse que tomar conta de uma pessoa idosa senil. Seria até um passeio de férias.
    Só que vou perder um dia nessa jornada.
    São Paulo é uma cidade que vem, a cada dia, tendo mais e mais serviços à disposição em cada bairro.
    Mas vem uma lei que foi feita para cobrar de quem tem dinheiro, porque os veículos que poluem continuam nas ruas, e nos faz atravessar a cidade para inspecionar o meu carro que tem 6 meses de uso, além da trapalhada de emitir boleto, ter que pagar e receber o dinheiro de volta sabe-se lá quando.
    Aliás, esta história de pagar é ótima: é fazer “caixa” com o dinheiro alheio, o que entendo ser ilegal.
    Não sei se os moradores desta cidade estão gostando ou perderam a vontade de protestar contra esta estupidez. Mas eu vou continuar protestando.
    Quero ver quem da Prefeitura consegue explicar porque temos que andar uma distãncia tão grande para fazer um serviço absolutamente desnecessário quando basta ficar sentado num banquinho junto à Marginal Pinheiros ou Tietê para ver centenas de ônibus fretados, ônibus de transporte urbano e caminhões soltando fumaça preta.

    Não me incomodo de ter meu carro inspecionado. O problema é que tenho que andar, repito, 23 km para ir ao centro de inspeção, ao mesmo tempo em que os veículos que poluem continuam aí, desafiando a inteligência dos que ainda a têm.

    Protesto. Protesto. Protesto.

    Isso é uma palhaçada !

  2. Obtive informções que será aberto em breve um centro de inspeção Controlar na região da Cidade Dutra , zona sul. Gostaria de saber se será aberto dentro do primeiro semestre, pois acredito que muitas pessoas ainda não efetuaram a inspeção devido a dificuldade de se locomover do trabalho ao centro mais proximo. Nós que residimos para este extremo da zona zul enfrentamos um transito pesado para se chegar ao centro mais proximo que fica na Anchieta. Esta região é muito grande e acho que o povo já sofre demais por residir em regiões muito distantes.

    Obrigada.

  3. ONDE PROTESTAR CONTRA???
    Temos que unir-mos e protestar contra, é Obvio que isso eh pro povo pagar as MERd… que ele la fazem, roubam, fazem mensalao e nos que pagamos. Se todos protestarem isso acaba… Vcs lembram do KIT de SOCORROS??? Mesma porcaria, eh so 1 motivo a + pra meter a mao no nosso Bolso.
    Meu Ate quando o POVO vai se submeter ao governo?
    Eu ja licenciei antecipado e nao vou fazer a inspeçao, nao mesmo.

  4. comprei um carro na capital, mas eu moro no interior do estado a 620km de distantancia presidente venceslau -sp
    posso transferir este carro para meu nome sem a inspenção veicular ?

  5. Fui, no dia 10 de Junho próximo passado no posto da Controlar da Av. Elizabeth Robiano (Penha) e… realmente o trabalho foi rápido e acima das minhas previsões. Mas aconteceu uma coisa inusitada: Um veículo Gol que estava há tres veículos à minha frente era de propriedade da CETESB. Ao sair percebi que o veículo ainda estava no local soltando fumaça não muito amistosa e o seu condutor conversando com os funcionários da Controlar, ou seja, provavelmente ele não foi aprovado nos testes. Gente ele era da CETESB. Com referência à inspeção, me pergunto: por quê os veículos que certamente mais poluem estão fora da inspeção (aqueles acima de 5 anos)?. Por que a inspeção não começou pelos caminhões e ônibus?.

  6. Se o dinheiro tivesse que ser devolvido, todo mundo passaria.
    Moro na Zona Norte, sei que tem 3 oficinas com esquema aqui na ZN. É só pagar e passa na CONTROLAR engenheiro. Eles mesmos (oficina) é que levam o veículo. O contato lá é um carinha chamado Chigashi do posto Engenheiro. Ele até cobre o rosto com um chapéu e um óculos para vc não ver o rosto dele.
    A máfia é tão grande que toda oficina de esquina já tem medidor de poluentes, então eles não conseguem mais reprovar na análise de gases ! E estão inventando essa papagaiada de pre visual, visual e bla bla bla., Tudo isso é sabido ! Eu votei no Kassab ! Estou arrependido até o último pelo. Isso não vai ficar por aí. O Alckmin agora vai colocar chip no carro para pagar por perímetro. Depois vão reclamar que o povo é violento. Sou contra incitar a violência, mas estamos chegando em casos extremos, onde os técnicos zombam de idosos de mais de 60 anos com seus carros arrumadinhos, podem até ser antigos, mas são muito arrumados, eu vi com meus próprios olhos, os técnicos zombando de um senhor e sua esposa, senhora já, porque foram com um carro que era antigo, mas parecia ter saído de loja ! Como um aposentado pode comprar um carro 0 ? Mesmo assim, os carros 0 estão sendo reprovados ! É uma máfia ! Terrível. Ninguém fiscaliza e não tem onde reclamar. A violência vai aumentar, quem vai pagar o pato serão os técnicos que podem sofrer violência a qualquer hora. Na verdade podem até ser merecedores, porque eu nunca zombei de um senhor, e eles o fazem. Depois terão que resolver outros problemas. Deveríamos lançar uma campanha de afastamento do prefeito Kassab !

Deixe um comentário