![]()
Com cerca de 3 milhões de cães abandonados no Brasil, dos quais 200 mil em São Paulo, o anúncio do Shopping Center Norte, na capital paulista, pegou mal. A imagem de um cachorro abandonado na pista enquanto o avião decola, supostamente, transportando à família para um dos destinos oferecidos em promoção de 25 anos de existência do empreendimento comercial, é criticada por entidades que atuam em defesa dos animais.
O Instituto Nina Rosa divulgou uma série de endereços eletrônicos para os quais as pessoas podem escrever para protestar contra a publicidade. A crítica recai sobre todos os parceiros do Shopping Center Norte que assinam o anúncio:
atendimento@centernorte.com.br
eugenio@mohallemmeirelles.com.br
mirella.covaleski@mohallemmeirelles.com.br
carla@mohallemmeirelles.com.br
Todas as mensagens enviadas à CVC estão sendo consideradas como SPAM. Para contatá-los acesse o formulário em http://www.cvcturismo.com.br/site/_faleconosco/home.jsf.
.
Fácil
Para saber o que o pobre cãozinho “está sentindo”, deveria estar no seu lugar o iluminado e o dono da agencia que criaram esse anuncio.
que tals a sugestão amigos?
Feliz páscoa!
Milton,
A propaganda é de uma frieza marcante e de um mau gosto terrível. O que mais me surpreende, porém, é que houve necessidade de algumas aprovações até que ela fosse para o ar. Não foi o descuido de um, mas a falta de respeito de vários.
Kelli
Pegou mal mesmo, mas a razão finalmente prevaleceu e o anúncio foi alterado. Pelo menos no anúncio da promoção no site do Center Norte, a imagem do cachorro já foi removida. A mobilização dos defensores dos animais certamente foi uma excelente lição para os criadores e os aprovadores desse anúncio infeliz. Valeu a briga.
Abraço,
Nanci
Acho engraçado o mundo de sentimentos extremos que vivemos hoje. Somos gatos escaldados com medo de água fria e sem perceber nos tornamos uns chatos recalcados. Achar que um anúncio de teor cômico como este possa estimular algum tipo de destrato com o animal é no mínimo um exagero. É como se criticássemos o Didi, personagem do Renato Aragão, que é sucesso entre os menores há muitos anos, por usar de ponta-pés, tapas nas cabeças ou extintores de incendio contra seus colegas de trabalho, por estimular a violência ou maus tratos aos amigos. Ou, ainda, Processar a Hanna-Barbera porque o TOM é muito violento com o JERRY… Assim como a culpa por eu ter pisado num cocô de cachorro não é de todo mundo que tem cachorro, mas dos que não o recolhem – e que não são poucos – a culpa pelo abandono de animais não é e nem será da propaganda e sim de pessoas – e não são poucas mesmo antes da propaganda – que desistiram do compromisso com o animal. Vale também lembrar que desistir de compromissos assumidos é inerente ao ser humado desde o início da humanidade. Nós temos, todos nós, e sempre, mudado relacionamentos sejam eles com cônjuges, filhos, mães, pais, irmãos e cachorros…porque não? Cabe a quem critica e se incomoda e ao estado a atitude de dar amparo a estes seres ingênuos.
Vejo como uma oportunidade de pegar “carona” em uma publicidade de repercussão para levantar o assunto dos cães abandonados que se proliferam em São Paulo e que deveriam ser tratados pelos serviços publicos com mais atenção.
Também fica claro a falta de espaço que a midia dispõe para as entidades de proteção aos animais, que se vêm obrigadas a usar de recursos indiretos para mobilizar a opinião publica a respeito do tema.
Grande parte dos meios de comunicação só destacam os escandalos e as partes pitorescas de um determinado tema, deixando de lado o fato em si, como neste caso, onde se destaca o anuncio e não se discute o problema dos cães abandonados.
É mais uma oportunidade de repensarmos sobre o que lemos e de quem.
prezado sr sergio. O seu Didi é um mau exemplo sim. Muitas pessoas falam ‘vareia” em vez de varia , devido a uma fala dele. Tom eJerry sao proibidos em alguns paises nordicos pela violencia ( inclusive tio patinha , pela avareza e mikey pq é dedo-duro da policia)