De consciência em coma

Por Maria Lucia Solla

Tem salvaçãoOlá,

Você leu a notícia de que a torcida sãopaulina atacou o ônibus do Corinthians, na chegada ao Morumbi?
Eu não gosto de andar de ônibus, mas adoro andar de trem, e fico sonhando em deixar o carro na estação e ir para onde eu quiser. Para Minas Gerais, para o Rio Grande do Sul, sem o estresse e o sufoco do trânsito que já entope as vias dos bairros mais longínquos.

Sonho em não ter que entrar no corpo-a-corpo com o perigo, incorporando rugas por dentro e por fora do meu corpo,  a cada quilômetro rodado. Tenho horror a poluir o ar de quem está quieto e de ter que engolir sapo empanado na fumaça negra de quem não está nem aí para nada que não seja o próprio umbigo. Me imagino embalada pelo encontro da máquina com os trilhos, lendo um livro, comendo chocolate, ouvindo música, curtindo a paisagem pela janela… Mas é melhor voltar para a linha do assunto principal.

O que será que o predador sente? Ele fica à espreita, de tocaia, arquitetando o ataque, afiando o bico e as garras. Será que dá barato? Porque me parece que vicia e que é tremendamente contagioso. “Melhor nem experimentar”, sabiamente diria a minha avó.

Já está mais do que provado que dinheiro não dá garantia de felicidade, e que cultura, educação e estudos também não dão. Se a terceirização da sua vida não está trazendo os resultados prometidos, só coheço uma saída. Despertar a consciência.

Quem sabe saída não recolheu o assento, que, acreditávamos fosse cativo, para a gente não sentar e dormir. Para que possamos nos dar conta dela e descobrirmos um mundo cada dia melhor. Como ? Arregaçando as mangas e mandando às favas o medo, a preguiça, a procrastinação, que é, sim, um baita palavrão. Só mesmo desinstalando o software de birra de criança mimada, no qual fomos treinados, é que podemos fazer alguma coisa.

Será que dá para parar de destruir o brinquedo dos amiguinhos ? Dá para parar de brincar de queimada com bomba e tiro de metralhadora ? Dá para parar de espernear e bater o pezinho toda vez que alguma coisa não sai do jeito que você tinha planejado ?

Dá para parar com os crimes de todo tipo e tamanho, contra tudo e contra todos ? A maioria dos crimes são filhos da consciência que dorme a sono solto. Arruaça é filha da consciência em coma. Dá para parar de querer ter razão ? Até porque o único que sempre tem a última palavra é o eco.

Então me diga, por favor: pelo time e pelo partido, vale tudo ? Pelo poder, pelo dinheiro, pela vaidade, vale tudo ?
Pense nisso, ou não, e até a semana que vem.

Ouça “De consciência em coma” na voz da autora.

Maria Lucia Solla é terapeuta e professora de língua estrangeira. Aos domingos está sempre por aqui para mostrar que, apesar dos pesares, existe uma saída.

10 comentários sobre “De consciência em coma

  1. Olá M L
    Infelizmente para algumas pessoas o vale tudo é a principal razão de suas vidas.
    Vinde a nós o vosso reino seja feita a “minha vontade”
    Só gosto de levar vantagem
    A lei de Gersom é que vale!
    Assim pensam:
    que se dane quem estiver na minha frente!
    Passo por cima com tudo e fim de papo!
    Recentemente soube de um lamentável e triste fato de duas filhas que executaram o pai na justiça, quase foi preso por atrazar a pensão alimentícia das meninas maiores de vinte anos.
    O pai que sempre foi presente material e espiritualmente quando ficou desempregado literalmente abalado ainda teve que suportar ser execrado e humilhado, “legalmente” estorquido pelas proprias filhas.
    Tipo:
    Tá sem grana velho?
    Cai fora!
    Não interessa!
    Tchau e me paga se não vai preso.
    Diálogo familiar entre pais e filhos deixou de exisitir.
    Predadores também?
    Parabéns pelo texto ML
    Armando Italo

  2. Olá Maria Lucia,
    Consciencia é a palavra chave para o ser humano. Mas enquanto aqueles que estão no comando, fazendo uso das vamtagens: como as cotas de passagens aérias… como se fosse uma coisa normal… neste caso, consciencia só serve para os outros, não para se mesmo!

    Grande abraço amiga.

  3. Maria Lúcia, outro dia, no programa de uma apresentadora famosíssima, líder de audiência no horário, apresentaram um quadro para incentivar o consumo de rã. Para isso, um certo empresário, proprietário de um ranário falou sobre o animal e, no final, pegou uma rã viva com as mãos e a apertou fortemente, para dizer que ela já tinha atingido o tamanho adequado.
    Ao ser apertada, a rã demonstrou seu desconforto, e, com um olhar apavorado, externou um som muito alto (se fosse um humano, seria um grito!), desesperada, porque estava sendo agredida. O tal empresário retrucou: “é minha cara, agora você vai virar um prato”; e todos riram, como se tivessem ouvido uma piada muito boa.
    Você achou graça?
    Será que o que a sensação do bandido ao matar, do vândalo ao agredir ou do político ao roubar o povo, não seria uma evolução do que o tal empresário sentiu?. Seria uma sensação de vitória, de poder, masoquismo, ou seria simplesmente a forma que essas consciências têm para camuflar sua fraqueza, sua ignorância, sua humilhação, ou a falta de sentido em suas vidas?

  4. Maria Lucia,pegando o inicio do artigo, a respeito do campeonato paulista, veja o que está acontecendo com as torcidas. Estamos chegando a torcidas unicas, tipo cura de dor no braço, arranca o braço.
    Agressividade policiada a dedo, ou seja, quando se vê uma situação sem brigas eis que surge um reporter após o jogo SPFCxSCCP e pergunta ao FENÔMENO : ” E aí , você aqui no Morumbi ?”
    F- “É uma satisfação estar aqui, onde vejo esta festa bonita ( a torcida do SPFC aplaudiu o time que perdeu ) e no SPFC tenho amigos que já me atenderam em tratamento.”
    R-“Mas um diretor do SPFC disse que você é ex-jogador”
    F-“Não posso acreditar, não deve ser verdade”
    R-“É verdade sim, quem falou foi..”
    F-“Então é um babaca”

    E a Globo repetiu inumeras vezes a frase “Então é um babaca” , sem incluir o inicio da entrevista, muito menos a chamada que o Cleber Machado deu no reporter, por ter inserido pergunta impertinente num momento de festa.

    A esperança deverá vir do povo mesmo, pois a classe dominante quer ver o circo pegando fogo e mais vivo do que nunca.
    Do Congresso á Midia.

    Abraço

    Carlos Magno

  5. Olá , Maria Lúcia!
    Como é bom sempre na vida a gente dar uma paradinha e refletir,
    Sabe, parar, dar um tempo , descançar ,refletir ,sonhar, alcancar, ler, aprender,escrever , fotografar ,viajar, prozear , rir, divertir-se , preocupar menos,viver ,lançar fora e continuar firme…estar com a família, amigos, pessoa amada…e muito mais…
    abraços!!!!

  6. Opa…ia me esquencendo ….
    acabei de ler , ouvir e refletir sobre texto juntamente com minha amada Simone Erika pois como é de costume todos domingos juntos, damos uma passada no blog do Milton, para compartilhar com vocês , em breve Simone vai viajar para intercâmbio no Canadá, estamos aprendendo a lidar com a distância que vai durar um mês e quinze dias, já estou com saudade.
    abraço…

  7. Olá vocês!

    Nossa, que presente delicioso de fim de domingo!
    Não vou responder agora porque meu disco rígido (o meu mesmo) vai dar tilt, já, já.
    Beijo a todos e uma noite deliciosa e quentinha, debaixo do edredon ou encostadinhos em seus amados, amadinhos e amadões,
    ml

  8. Maria Lúcia, eu temo que esse estágio de coma seja o irreversível para muitos.

    As pessoas não medem suas falas, seus atos, suas posições. Para atingir seus objetivos lançam mão dos fins justificados pelos meios.

    É lamentável que o ser humano não perceba que o vale tudo pode nos trazer vitórias pontuais e mesmo que produza frutos, jamais os levaremos para a eternidade.

    Ter consciência não é para qualquer um não, mesmo porque o mundo gira, a vida passa e não temos tempo de estar com nós mesmos. Dá margem para ultrapassagens perigosas que no final da reta ganhamos apenas 5 segundos de vantagem.
    Vantagem em quê?

    Para aqueles em estado de coma irreversível eu desejo o reversível, aos do reversível a consciência, aos da consciência o exercício da leitura pelas palavras de Maria Lucia Solla.
    Essa mulher tem consciência.

  9. Olá Maria Lucia!!!

    Nos conhecemos na corrida rotina de São Paulo, li os seus blogs e gostei muito da sensibilidade em que observa as coisas em seu redor, priorizando cada segundo e detalhe da sua vida, isto é íncrivel, pois poucas pessoas possuem esse dom que Deus lhe deu… Parabéns pelo seu trabalho e sucesso infinito na sua vida… Ah, você esqueceu o chocolate que comprou!!!

Deixe um comentário