Armando Ítalo
Logo após o gravíssimo acidente de 2007, em Congonhas, São Paulo, com o A320 da TAM 3054, comentários “an passant” foram feitos pelas autoridades aeronáuticas e governamentais sobre a possibilidade de se construir o novo aeroporto na cidade vizinha de Cotia.E os empecilhos?
Agressão e impacto ambiental que a construção do aeroporto causaria, uma vez que o local escolhido até então, nos arredores de Cotia, ainda é considerado como um paraíso verde e “intocável” até que a morte o separe, ou seja, se os gestores presentes e futuros permitirem.
A Rodovia Raposo Tavares que já é uma das mais congestionadas da região.
Há existência de outros aeroportos e aeródromos nos limites da terminal São Paulo, TMA_SP, em um raio de 100 quilômetros. A saber: Congonhas, Marte, Guarulhos/Cumbica/Franco Montoro, Bragança Paulista, Jundiaí, Atibaia, Base aérea de Santos Guarujá,Viracopos e Amarais também em Campinas. Fora da TMA_SP porém próximos, temos ainda São José dos Campos, o esquecido Itanhaém e o pequeno e obsoleto aeródromo da Praia Grande.
Por que mais um aeroporto para congestionar o terminal São Paulo ? Lá em cima como cá embaixo !
Muitos transtornos poderiam ser evitados se tivessem implantado um trem bala viajando a 300 quilômetros por hora, entre São Paulo e Campinas. O custo, acredito, seria inferior a construção do aeroporto de Guarulhos ou de um novo aeroporto.
De volta ao título deste artigo.
Cumbica é da língua tupi e, podem acreditar, significa Nuvem Baixa ! Sempre tem a tal nuvenzinha pairando sobre este importante aeroporto. Por que foram construir um aeroporto internacional, o maior da América Latina, justamente neste lugar, bem ao lado da Serra da Cantareira, 30 e tantos quilômetros afastado da cidade de São Paulo, com os piores acessos ? E com a nuvem, Cumbica, baixa para completar ?
Que horror!
Muitos como eu até hoje gostariam de obter uma explicação lógica dos criadores deste elefante branco, que é o aeroporto internacional de Guarulhos.
Será possível?
Acredito que não!
Mas já, que está, deixa ficar.
E, assim, mais uma vez, vai se saber lá o porquê, esqueceram do Aeroporto de Viracopos SBKP, situado nas cercanias da linda cidade de Campinas. Muitos leitores, principalmente aqueles que conhecem um pouco sobre aviação, sabem que o aeroporto de Viracopos “não fecha nunca”, devido a sua privilegiada localização e das excelentes condições climáticas da região
Ah! Em Viracopos não existe a Cumbica!
Sem contar que o viajante que embarca no aeroporto de Viracopos dispõe de fácil acesso pela segura, larga e livre Rodovia dos Bandeirantes , além da antiga Anhanguera. Enquanto isso, apenas como exemplo, o morador da zona sul de São Paulo que necessita pegar o seu avião em Cumbica, vai ter que ter uma boa dose de paciência para enfrentar o caótico trânsito dos jardins, das Avenidas Rubem Berta, 23 de maio, passar pelo centro de São Paulo, Anhangabaú, quando não tem enchente, e, fatalmente, cairá na horripilante, temível Marginal Tietê até conseguir chegar nas Via Dutra ou Airton Senna.
Se for viajar em dia de chuva pesada, por favor esqueça de Cumbica, cancele o seu vôo e fique bem quietinho e confortavelmente em sua casa. Lógico, poderá perder um negócio ou uma reunião importante de trabalho. É um dos preços cobrados por este aeroporto. Sem contar a situação enfrentada por pilotos de voos que partem e chegam de Guarulhos. Ai a coisa realmente pega fogo.
Assistiram ao vídeo deste artigo ?
Apesar dos pesares, fiquem tranqüilos, senhores passageiros, as aeronaves de hoje dispõem de modernos equipamentos de auxílio de voo e para a aproximação na aterrissagem. O pouso por instrumentos auxiliado pelos ILS e Glide Slope que, literalmente , levam o avião até quase o toque na pista. Este sistema de auxílio está instalado na cabeceira oposta da pista de pouso. Um transmissor e uma antena. Existem categorias específicas de ILS.
Humildemente, pergunto as autoridades que ainda imaginam construir um novo aeroporto para atender a cidade de São Paulo:
Onde e como?
Até a próxima. E bons voos.
Armando Ítalo é ouvinte-intenauta do CBN SP
É amigo….. Vendo o vídeo a sensação é de um nó na garganta, apesar de todos os equipamentos. Acredito que os erros que cometemos durante a vida, servem para que a gente reflita sobre eles para não repetí-los, mas há pessoas e setores que não aprendem nunca….Pra variar, belo texto!!!!!!!!! Como diz o Cláudio Vieira: É isso aí COMANDANTE.
Olá, meu amigo.
Com certeza existem muitos aeroportos “cumbicas” espalhados neste Brasil, principalmente na região sul, aonde neste período que passamos agora até o meio da primavera aqui todo dia amanhece com uma névoa tão densa que se fosse desenho animado poderia ser cortada com uma faca.
Curitiba é o exemplo de “cumbiquismo” (não sou ou fui ministro, mas acabei de criar… rs…). Quem cansou de esperar um vôo procedente do Afonso Pena ou então mofou nas poltronas deste aeroporto? Voôs até 9:00 hs com certeza terão a mesma chance de atrasar do que voce pegar a gripe se estiver na Cidade do México. Mas foram felizes em escolher o nome (principalmente com o meu nome…)… : Sr. Afonso, PENA que com este nevoeiro seu vôo vai atrasar no mínimo 2 horas… sente e relaxe… Só faltava a fala ser da Marta. O pior é a Garota de Ipanema instrumental ao fundo… Haja stress. Se o Obama quiser torturar o Bin basta colocá-lo esperando um vôo… Ele confessa que matou ate o George Washington.
Fica aqui meu desabafo e recado…
Um abração à todos.
P.S.: Logo irei contar a história do Aeroporto daqui. Vão ver como este tipo de “escolha” vem de tempos remotos…
Martim,
Já estou no aguardo da sua história. Por favor, envie para milton@cbn.com.br.
Belo texto Italo.
No entando, devemos nos lembrar que a decisão de fazer o aeroporto de Guarulhos foi até certo ponto estratégica.
Na época da construção, não tinha muito como fazer o trem bala, pois devemos nos lembrar que a idéia inicial era fazer do Galeão o maior hub do país, tanto que nas primeiras reuniões não era prevista operação de 747 por lá.
A área do aeroporto, apesar de não ser perfeita, teria problemas facilmente contornados.
A escolha da área partiu da existência da base aérea por lá, basicamente a idéia inicial era ampliar a pista, contruir um terminal do outro lado do sítio aeroportuário e fim de papo.
Depois de muita reunião o então Ministério da Aeronáutica decidiu que seria melhor fazer 2 pistas, com uma tendo comprimento suficiente para 747, porém os terminais não teriam posição de parada dessas aeronaves, de modo a forçar o Galeão mais uma vez como principal aeroporto do Brasil.
Depois de anos de planos diretores rejeitados, finalmente foi aceita a proposta atual que seriam 3 pistas e 3 terminais.
Por questões orçamentárias e pra evitar a besteira que fizeram com o Galeão (que até hoje está com uma imensa capacidade ociosa) fizeram a primeira fase que seriam 2 pistas e 2 terminais e ficou previsto para construir a outra pista e o outro terminal 10 anos após a inauguração.
Como estamos no Brasil, agora que o aeroporto está saturado lembraram do Plano Diretor e criaram até o PAC pra isso.
O problema é tirar a favela pra fazer a terceira pista e construir o TPS3.
Viracopos tornou-se um importantíssimo hub de carga e HOJE já precisa de ampliação, não dá mais pra jogar voo de SP pra lá que vai virar um caos.
Esse é outro caso de Plano Diretor aprovado e engavetado.
E agora querem fazer Copa e Olimpíadas aqui…
Ola Catia
Realmente minha amiga.
Existem pessoas que não aprendem nunca!
Por quê não querem, não tem intreresse em aprender, em ajudar, am nada.
Só pensam nêles.
E assim oo “cumbicas” da vida são projetados e construídos por pura ganância, ao bel prazer, “outros interesses” etc e tal.
Meu querido, grande e fiel amigo curitibano Martim_CWB.
Seja muito bem vindo a CBN e a este magnífico espaço que é o Blog do Gremista Sr Dr Prof Âncora Milton Jung
SBCT sem dúvidas é um outro Cumbica e estou de pleno acordo sobre os demais Cumbicas pelo Brasil afora.
Muitas historias sobre o Afonso Pena SBCT e Bacacheri SBBI tem para ser contadas.
Milton obrigado mais uma vez pela oportunidade e consideração em nos permitir que expressemos os nossos pensamentos, anseios e acima de tudo pela confiança e amizade mesmo sendo virtual.
Abraços e bom final de semana.
Armando Italo
Ai Philipe
Obrigado pela sua presença e pelos seus brilhantes e catedráticos comentarios.
Realmente, a coisa funciona assim mesmo no pais tropical.
Descobre-se um santo para vestir outro e assim sucessivamente a exemplo do que acontece cronicamente por exemplo com Cumbica, Galeão, Viracopos, e outros mais como também mencionou em suas colocações o Curitibano Martim_CWB.
Até quando?
Abraços
Armando Italo
Armando Italo, nomes, nomes de marca, são das coisas mais importantes do mundo contemporâneo.
Até hoje não me conformo com a escolha de CUMBICA como local para instalar um AEROPORTO.Exatamente porque o nome já é uma advertência.
Tenho a impressão que todos os que decidiram não tiveram a curiosidade de investigar o que CUMBICA quer dizer.
Da mesma maneira questiono a construção em ANGRA das usinas atômicas.
Será que as pessoas que escolheram ANGRA nunca tinham estado naquele paraíso visual?
Abraço
Carlos Magno
Armando, na forma usual, aborda com bastante propriedade o tema. Inúmeras foram as vezes que efetuei conexão em Guarulhos — de Floripa para Brasília, Campo Grande, Uberlandia, etc…, e vice-versa. E, na maioria delas a citada “cumbica” estava atuando. Não tenho como afirmar, mas suspeito que a decisão final para a construção do aeroporto no local tenha decorrido — como de hábito — de interesses ocultos (ou, como diria Jânio: “forças ocultas”).
A ampliação de SBKP e adoção do trem-bala parece ser uma boa saída. E a propósito, será que o proprietário da AZUL, ao colocar Campinas como HUB principal da aérea já não teria inserido esta alternativa no planejamento da empresa ?
Meus carissimos Luiz Faraco e Carlos Gibrasil
Como disse sheaskespeare
“Existem mais mistérios entre o céu e a terra do que a nossa vã filosofia”
Sheakespeare.
Ai meus amigos, como o jovem e promissor Gestor de Aeroportos para o interior de São Paulo, Philipe Pacheco comentou sobre a estratégia de se construir o aeroporto de Cumbica mesmo em totais condições adversas, cabe também Angra dos Reis, a Transamazônica e a Azul operando em Viracopos.
Ai fica outra pergunta nada a ver com o tema mas vale apena saber.
Tendo o país o potencial hidrico, porquê uma usina nuclear ainda por cima no paraiso de Angra dos Reis.
Além de ser tal energia atômica extremamente danosa e perigosa.
Exemplos e explicações de cientistas, físicos comprovando aspectos negativos sobre as usinas nucleares não nos faltam.
Bom final de semana.
Armando Italo
Jesus! Eu até segurei na cadeira em frente ao computador para esperar a pista e ela não chegava nunca.
Sabia que estava por perto, más decolagem e aterrissagem nunca vou me acostumar. (risos)
Comandante, que aqui fora lembrado pela Sub-Prefeita Cátia Toffoletto, eu me senti em um chão de algodão-doce.
Foi pior que um “pouso de assalto” que fiz no Exécito em um Búfalo em movimento, quase caí para trás naquele dia.
MSN agora: Depois te mando a foto comigo já recuperado daquela doideira.
Bem, aqui vai virar local de perguntas de construções estranhas de aeroportos Brasil afora.
Não quero nem levar em conta que não havia espaço mais próximo, senão a resposta já estaria dada. Então vamos lá?
Gostaria muito de saber porque Confins que foi apelidado carinhosamente por mim de “confins do mundo”, fica tão longe de Belo Horizonte?
Toda vez que vou para lá e comento que talvez vá de avião, os familiares da minha mulher até brigam entre sí.
Ninguém quer ir me buscar.(risos)
Por quê será?
Com a palavra as autoridades competentes ou seria imcompetentes por motivos do além.
Valeu Comandante, adorei o vôo.
olá comandante italo,muito boa essa materia,cumbica já foi pior,será que o dr Paulo Maluf na epoca da construção desse aeroporto, tinha visão que no futuro de tanto o homem mexer na natureza ia diminuir as cumbicas, já que na epoca as cumbicas só dessipavam lá pelas 10:00hs,e hoje já melhorou muito,ou ele só visava empurrar aquela grande area de terra que não valia nada na epoca que pertencia a sua mãe para o estado a um bom preço.
abraço cmt: Cavalli.
Só lembrando que o caso de 2007 não tinha aeroporto novo que resolvesse, amigo. Manete esquecida adiante de idle e autothrust ligado. A pista não era boa, mas nesse episódio não fez diferença. E isso é uma verdade indigesta que infelizmente, apesar do CENIPA ter deixado bem claro, até hoje ninguém parece saber.