As frases acima foram extraídas de duas poesias de Joca Reiners Terron, escritor, designer e editor,que estreou na literatura em 1998 e tem textos publicados no exterior, também. Terron é um dos nomes que surgiram nos últimos tempos no cenário literário brasileiro com muito destaque pela força e qualidade de seu discurso. Merece ser lido e estudado. O que professores da rede pública estadual de São Paulo estão em dúvida é se “Manual de Auto-ajuda de Supervilões” (do qual faz parte as duas primeiras frases) e “Perdido nas cidades” (as duas últimas) são apropriados para garotos e garotas de oito e nove anos da 3a. série, conforme propõe a Secretaria Estadual de Educação.
As poesias fazem parte do livro “Poesia do Dia”, organizado por Leandro Sarmatz e publicado pela Editora Ática, comprado e distribuido pelo Estado, no programa Ler e Escrever que tem como intenção “oferecer recursos para garantir as melhores condições de ensino às crianças que frequentam as primeiras séries do ensino da rede pública estadual”.
Há uma semana, o livro “Dez na Área, Um na Banheira e Ninguém no Gol”, publicado pela Via Lettera, foi recolhido pelo Governo do Estado depois que professores identificaram a presença de textos pornográficos (leia aqui). Antes deste fato, cartilhas com erros de geografia foram retiradas das escolas, após o Estado gastar dinheiro público com o material pedagógico.
No caso do “Dez na Área”, o governo admitiu o erro, disse que este teria sido de responsabilidade de uma comissão da Secretaria Estadual da Educação e prometeu verificar quem teria avaliado de maneira errada o material literário distribuído para crianças da rede pública.
Para ler os textos completos das poesias acesse aqui:



Até onde vai a libertinagem no ensino brasileiro? A promiscuidade indecente começa nas instituições com o descaso que agora descamba. Se continuar assim o Kama Sutra se tornará livro de referência!
Que diabo de Comisão de Educação é essa ? O caradurismo aquí segue a mesma trilha do que nos é “ensinado” nos altos escalões da nossa pirâmide social.
Tirante a hipótese de completa debilidade mental, sobra a suspeita de altos conchavos lítero-educacionais-pedagógicos, a fim de permitir a compra de milhares de exemplares de qualquer porcaria que a “Começão” tenha aprovado e liberado.
Milton, essa é mais uma bola fora do Governo Estadual. Bem longe do gol, aliás.
O Terron, eu conheço pouco. Li um continho e outro, só. E achei legal.
E mais uma vez, pode ser avaliado por toda a subjetividade que cabe a um trabalho artístico.
Está mais do que na hora de se investigar como são feitas essas compras de livros pelo Estado. Será que há alguma relação promiscua entre o Estado e as editoras?
Fica a suspeita.
Se fosse para adolescentes ou universitários, ainda dá pra entender, mas para crianças é inadimissível.
Acho que já é hora de punir quem fez a escolha dos livros para os alunos. Péssimas escolhas com tantos livros bons, como por exemplo as coleções do Pedro Bandeira ou Monteiro Lobato, que é o autor mais apropriado para essa idade.
Pelo visto, o método de avaliação dos materiais deve ser feito em lotes para algo tão grosseiro passar desapercebido. Se é assim com a educação, qual o procedimento em outras áreas? Alimentação, equipamentos e insumos médicos bem como remédios, dispositivos de segurança etc.
Não serve como justificativa nem argumento dizer que as crianças nesta faixa etária há muito estão expostas dentro e fora de casa a todo tipo de barbaridade que as periferias e “faixas de Gaza” brasileiras oferecem. Falta realmente limite para o teto ou piso do que se tem feito em matéria de critério na escolha de material escolar.
Será que as pessoas encarregadas de selecionar obras do tipo dessas que aí estão não as leem antes de repassá-las às crianças?
é JOCA, e não Juan, Milton.
E a grande c* foi de quem fez a compra, porque o livro é destinado a adolescentes de 13/14 anos.
Não resisto a voltar ao assunto para perguntar; E os senhores professores onde estão que se submetem passivamente a esse tipo de imposição de um material escolar criminoso como esse. Esses professores não são tambem pais de crianças e adolescentes?
Como se justifica tamanha anomia?
Pelo visto, a nossa bancarrota moral ultrapassou todos os limites.
Onde estão os pais desses alunos, que não se dão ao trabalho de acompanhar a vida escolar dos seus filhos? E se acompanham , porque estão quietos?
Então, mas segundo eu entendi o chefe é sim responsável pelo erro do seu subordinado não é? E os dois erros que você mencionou vão ter conseqüências sérias não vão? Só pedir desculpas… e culpar um subordinado? Muito fácil. E os outro textos, os do Terron, bem digamos, prefiro não comentar… Cmon people! Por onde andam nossos autores com seus textos fantásticos?! Os imortais com suas “obras de reconhecido mérito”, morreram ?
Até a polêmica Clarice Lispector tem contos voltados para este público, pra não falar de Ligia Fagundes Teles do Moacyr Sciliar da Nélida Piñon… Será se o governador esqueceu deles? Será se eles ficaram chatos, não caberiam no Orkut?
É o sinal da decadencia social que assola o mundo de hoje onde prevalece a ignorancia, a loucura por dinheiro, anestesia
cerebral via drogas ou mp 3, pixação da própria pele para protestar contra sua própria estupidez e impotencia, violencia
contra crianças e mulheres, deficiencia mental generalizada,
etc.
Hoje Rap é arte, pixação é arte, andar de pé sujo é moda, mostrar as partes em roupas sumárias é moda, ter filhos aos 16 anos e o 2º aos 19 é prática da pobraiada, sem pais declarados (lembram cães que correm atrás da cadela quando está no cio e depois se mandam satisfeitos por terem conseguido transar com ela, deixando-a com a barriga cheia de vários filhotes que perambularão pelas ruas que nem zombies,sem futuro!), ter presidente que não lê
e é semianalfabeto, que a toda hora fala m…., irresponsável
mente, e todo mundo acha legal (a midia principalmente!),
que joga o nosso dinheiro pela janela e em maracutaias
premiando os amigos, permite a farra em geral , motoquei ros andando loucamente pelas ruas (deveriam andar de terno preto como os seguranças para facilitar o enterro! gos
taria de saber quem foi o responsável por abolir o “mata ca
chorro” nas motos, fascilitando a passagem entre os car-
ros os aleijões nas pernas ! uma verdadeira fábrica de inca
pazes futuros para viver às nossas custas !)
Chega ! Tem m…. a bessa para citar ! Estaremos de volta
à comunicação por fumaça e tambores, logo, logo !!!!
Só para complementar
Divirtam-se
Bom dia
Armando Italo
Livros não mudam o mundo.
Quem muda o mundo são as pessoas.
Livros mudam as pessoas.
(Mario Quintana)
Isso se elas “lessem”, claro…
O tema da redação desse ano foi Aquecimento Global, e não faltaram preciosidades ”pérolas do ENEM 2008”
01) “o problema da amazônia tem uma percussão mundial.
Várias Ongs já se estalaram na floresta.” (e levaram o disco da Xuxa onde ela canta “Brincar de Índio”)
02) “A amazônia é explorada de forma piedosa.” (…)
03) “Vamos nos unir juntos de mãos dadas para salvar o planeta.”
(o mundo tem mais um Capitão Planeta?)
04) “A floresta tá ali paradinha no lugar dela e vem o homem e créu.”
(velocidade 5 do créu!)
05) “Tem que destruir os destruidores por que o destruimento salva
a floresta.” (pra deixar bem claro o tamanho da destruição)
06) “O grande excesso de desmatamento exagerado é a causa da
devastação.” (pleonasmo é lei!)
07) “Espero que o desmatamento seja instinto.” (…)
08) “A floresta está cheia de animais já extintos. Tem que parar
de desmatar para que os animais que estão extintos possam se
reproduzirem e aumentarem seu número respirando um ar mais limpo.”
(os animais extintos também merecem uma cerveja para comemorar
quando o ar estiver limpo)
09) “A emoção de poluentes atmosféricos aquece a floresta.” (noffa)
10) “Tem empresas que contribui para a realização de árvores
renováveis.” (todo mundo na vida tem que ter um filho, escrever
um livro, e realizar uma árvore renovável)
11) “Animais ficam sem comida e sem dormida por causa das queimadas.”
(esqueceu que também ficam sem o home theater e os dvd’s
da coleção do Chaves)
12) “Precisamos de oxigênio para nossa vida eterna.” (amém)
13) “Os desmatadores cortam árvores naturais da natureza.”
(e as renováveis?)
14) “A principal vítima do desmatamento é a vida ecológica.”
(deve ser culpa da morte ecológica)
15) “A amazônia tem valor ambiental ilastimável.” (ignorem, por favor)
16) “Explorar sem atingir árvores sedentárias.”
(peguem só as que estiverem fazendo caminhadas e flexões)
17) “Os estrangeiros já demonstraram diversas fezes enteresse
pela amazônia.” (ÃHN?)
18) “Paremos e reflitemos.” (beleza)
19) “A floresta amazônica não pode ser destruída por pessoas
não autorizadas.” (onde está o Guarda Belo nessas horas?)
20) “Retirada claudestina de árvores.” (caraulio!)
21) “Temos que criar leis legais contra isso.” (bacana)
22) “A camada de ozonel.” (Chris O’Zonnell?)
23)”a amazônia está sendo devastada por pessoas que não tem
senso de humor.”(a solução é colocar lá o pessoal da Zorra
Total pra cortar árvores)
24) “A cada hora, muitas árvores são derrubadas por mãos poluídas,
sem coração.” (sem fígado, sem rim, se cérebro…)
25) “A amazônia está sofrendo um grande, enorme e profundíssimo
desmatamento devastador, intenso e imperdoável.” (campeão da
categoria “o mais enchedor de lingüiça”)
26) “Vamos gritar não à devastação e sim à reflorestação.” (NÃO!)
27) “Uma vez que se paga uma punição xis, se ganha depois vários
xises.”
(gênio da matemática)
28) “A natureza está cobrando uma atitude mais energética dos
governantes. “(red bull neles – dizem as árvores)
29) “O povo amazônico está sendo usado como bote expiatório.” (ótima)
30) “O aumento da temperatura na terra está cada vez mais
aumentando.”(subindo!)
31) “Na floresta amazônica tem muitos animais: passarinhos,
leões, ursos, etc.” (é a globalização.. .)
32) “Convivemos com a merchendagem e a politicagem.” (que burragem)
33) “Na cama dos deputados foram votadas muitas leis.”
(imaginem as que foram votadas no banheiro deles!)
34) “Os dismatamentos é a fonte de inlegalidade e distruição
da froresta amazonia.” (oh god!)
35) “O que vamos deixar para nossos antecedentes?” (dicionários)
Qual o problema se o kama sutra virar livro de referência? Seria muito saudável… E também adicionar nas escolas, no currículo, aulas de educação sexual. Quanto à poesia de Terron, se é adequada, levando-se em conta a realidade de muitas crianças talvez fosse uma experiência muito construtiva para elas no sentido de fazer pensar suas angústias e anseios. O problema é que os professores, em sua maioria, não sabem nem mesmo ensinar o lirismo de Cecília Meirelles. Vide a geração de “odiadores” de Machado de Assis que vejo por aí.
Isto ao meu modesto entendimento é a prova de que como o governo Paulista vem tratando a educação de nossas crianças e adolecentes, faz equipes politicas nas secretarias, estas apenas compromissadas com empresas privadas e ai , o que vai acontecer ^? respondo vai ter uma sindîcância pizza irão afastar alguem e este alguem sendo politico vai para outro cargo mais pizza, porque será que a outra secretaria saiu e saiu e não vai responder por nada , e com certeza assumira mais algum cargo de destaque em alguma Prefeitura ou mesmo no governo estadual, pobre de nós que somos obrigados a votar neles.
Compromisso com empresas privadas? E agora José? Sujô!
Juro que pensei em alguma coisa mais coerente, eu juro.
Manda todo mundo para a rua.
E viva a burrice das secretarias de educação!