Avalanche Tricolor: O esquema não é tudo, a vitória é

Fluminense 0 x 0 Grêmio

Brasileiro – Maracanã


Foi a campo finalmente o esquema 4-4-2. Talvez tenha sido imaginação minha ou problema no áudio da televisão, mas juro que ouvi ecoar nas arquibancadas do Maracanã o grito da torcida tricolor (o gaúcho, é lógico): “1, 2, 3  o 4-4-2 é no Rei”. Se não foi isso, foi algo parecido.

Minha incapacidade de enxergar os tais posicionamentos, já confessada nove dias atrás, quando escrevi a última “Avalanche”, só me permitiu identificar que o time jogava de maneira diferente quando ouvi o locutor do PPV anunciar que o Atlético Mineiro de Celso Roth fazia o primeiro gol contra o Náutico e assumia a liderança do Campeonato Brasileiro naquele momento.

Foi ali que lembrei que Roth formava o Grêmio com um tal de 5-3-2 que por algum motivo era odiado pela crônica esportiva e por torcedores. Corri para ver como o ex-técnico gremista havia montado o seu Atlético. Não é que o Galo dava show no Mineirão jogando em um 4-4-2.

Fiquei sem entender. Lá com esse posicionamento o Galo já fazia 3 a 0 no Náutico e no Maracanã, Grêmio e Fluminense empatavam. Qual a diferença ? Simples, os gols. Aqueles mesmos que Parreira, por coincidência no comando do nosso adversário de hoje, um dia disse que era apenas um detalhe.

Seja qual for o esquema se não resultar em gols, o futebol perde a graça. E eu ainda sou dos torcedores que vou a campo para me divertir. Com a vitória do meu time, é claro. Que esta venha no meio da semana quando estaremos em campo pelo que realmente nos interessa: o tri da Libertadores.

Um comentário sobre “Avalanche Tricolor: O esquema não é tudo, a vitória é

  1. Tudo bem,Mílton,esquema bom é o que produz vitórias,mas bem que o do Grêmio,de Autuori,poderia ter feito três gols no Fluminense,tivesse aproveitado as chances, de ofuscante clareza,desperdiçadas pelos seus atacantes.Quando um técnico,com seu esquema,leva seu time a fazer gols,é sinal de que o erro não é dele,mas de quem perde as belas oportunidades de construir uma vitória.

Deixe um comentário