Sindicalista ligado ao serviço público, o vereador Cláudio Fonseca (PPS) entende que o prefeito Gilberto Kassab (DEM) corre o risco de ser processado por divulgar o salário dos funcionários na internet. Lembra que ao coordenar os trabalhos de reforma administrativa na Câmara Municipal de São Paulo, em 2003, foi proibido pela Justiça a publicar os vencimentos de servidores que recebiam salários ilegalmente. Ele pede a prefeitura que reveja a iniciativa que está no Portal da Transparência.
O líder do Governo na Câmara, vereador José Police Neto (PSDB), que participou de debate com Cláudio Fonseca, promovido pelo CBN SP, diz que o prefeito Gilberto Kassab foi ousado. Para ele, a prefeitura se antecipa em medida que, em breve, será obrigação em todos os setores públicos. Lembra, por exemplo, que decisão recente do Conselho Nacional de Justiça obriga o Judiciário a tornar transparentes todos seus dados a partir de 2010.
Ouça o debate dos vereadores Cláudio Fonseca e José Police Neto
A Câmara Municipal de São Paulo e o Tribunal de Contas do Município publicam a lista com o nome dos funcionários públicos, função e local de trabalho desde o ano passado, respeitando lei municipal. No entanto, não divulgam o salários dos servidores. A medida adotada pela prefeitura de São Paulo vai gerar nova pressão sobre o Legislativo para que a publicação também seja feita no parlamento paulistano e no TCM.
Engraçado eu sei quanto ganha o Presidente da República, sei quanto ganha um Deputado e até um Vereador, porque não se pode saber quanto pagamos para cada servidor.
Quando prestarmos um concurso público, entramos nele sabendo quanto ganharemos de salário, se passarmos.
Isso é de conhecimento público.
Quem não sabe quanto ganha um policial?
Quem não sabe quanto ganha um professor?
Quem não sabe quanto ganha um médico?
Todo mundo sabe ou tem uma idéia de quanto ganham as pessoas na iniciativa privada.
Isso tudo é choradeira!
Longe de ser uma invasão de privacidade, dar a saber sobre quanto ganha cada um dos servidores públicos é uma medida que contrabalancearia a estabilidade muito além do mercado e outras benesses que só o estado oferece. Nem uma empresa premia seus funcionários com qüinqüênios, e tudo mais. Por quê nós?
Quantos de nós se encontra satisfeito com a qualidade dos serviços prestados nesta cidade? E quem de nós consegue esquecer quanto custa o peso dos tributos no orçamento doméstico?
Louvável a iniciativa do prefeito, e muito mais do que se gasta para manter a cidade da jeito que a encontramos todas as manhãs, deveria ser de conhecimento de todos!
Isto sim, seria direito à privacidade da cidadania.
Isso é um absurdo, onde o nosso dignissímo Prefeito quer ch egar? Essa atitude quebra o sigilo funcional e expoe os servidores a graves riscos, alem do mais toda vez que abre um Concurso Público é de domínio público a remuneraçao que será paga. Isso é mais uma balela.
Aproveitando a oportunidade gostaria que o nosso Prefeito viesse a publico explicar como é que o Chefe de Gabinete do Secretario do Verde e Meio Ambiente (Eduardo Jorge) o Dr. Helio Neves consta da folha de pagamento da Secretaria da Saúde com Cargo de Coordenador e um salario de R$9.677,04, isso é legal? e fora os fantasmas médicos lotados na folha do Gabinete.
Quando o Prefeito e alguns vereadores defenderam a “transparencia” eu achei muito estranho.É facil defender um ato que já nasceu morto.
Afinal de contas quanto ganha um Vereador na Capital Paulista. Ao meu ver a transparência tem que partir da sociedade, aí eu quero ver se fulano ou beltrano vai ser processado.