Por Armando Italo
Aviadores e apaixonados, passageiros e empresas, foram todos surpreendidos com a notícia de que em cinco anos o Campo de Marte, marco e berço da aviação brasileira, inaugurada na década de 20, pai de Congonhas, será desativado – ao menos parcialmente. O aeródromo dará lugar a estação do trem-bala, Trem de Alta Velocidade, levando passageiros para a cidade de Campinas, no interior do Estado de São Paulo, e ao Rio de Janeiro. A pista de pouso será usada para operações do TAV. Há ainda a possibilidade de ampliar o centro de convenções do Anhembi e implantar um parque público.
Bernardo Figueiredo, diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), explica que as aeronaves de asas fixas, os aviões, serão retiradas, sendo mantidas apenas as de asas rotativas, os helicópteros.
O projeto é do Governo Federal e a negociação teve envolvimento da prefeitura de São Paulo e do Governo do Estado.
Tudo em favor da população !
Questionamos:
O que fazer com as 280 operações por dia que se realizam no Campo de Marte, este aeródromo extremamente bem localizado ?
As autoridades ainda não notaram o caos que esta medida pode gerar, o risco de colapso devido a falta de estrutura diante de uma demanda enorme dos serviços de táxi aéreo dentre tantos outros prestados por lá.
Há a possiblidade de o movimento dos aviões, do aeroclube, entre outros, irem para o pequeno e saturado aeroporto de Jundiaí, com estrutura bem menor do que a do aeroporto de Marte. Determinadas aeronaves que pousam e decolam de Marte não terão condições de realizar as suas operações em Jundiaí SDJD.
O Aeroporto de Campinas Viracopos SBKP é um aeroporto com características de cargueiro e com pátio ainda inadequado para aviação geral e executiva.
O Aeroporto de Guarulhos Cumbica SBGR também está saturado e ainda recebe aeronaves executivas que não podem mais pousar em Congonhas SBSP.
Em Congonhas, existem inúmeras restrições impostas a aeronaves de pequeno porte, da aviação geral e executiva. Os slots simplesmente sumiram. Sem esquecer ainda que toda esta polêmica aeroportuária ganhou dimensão com o acidente com o A320 TAM 3054.
Os Aeroportos de Bragança Paulista, Sorocaba, Atibaia, Santos, Itanhanhém, são inviáveis para atender o tráfego de Marte.
Pistas curtas, infra-estutura a desejar, sem esquecer de mencionar, caso decidam por Sorocaba, os problemas com o trânsito pesado nas Rodovias Castelo Branco que passa ao lado da cidade.
Depois de Congonhas, o culpado agora parece ser o Campo de Marte.
Com a desativação e descaracterização deste histórico aeródromo paulistano, a cidade também perderá uma grande parte do acervo e patrimônio históricos, dentre muitas que já se foram. Cederá lugar e história para contribuir “para o desenvolvimento e modernização” da cidade de São Paulo.
Até o nosso próximo vôo! Se tivermos ainda um aeroporto para decolar e pousar, obviamente.
Armando Ítalo Nardi é comandante e colabora com o Blog do Mílton Jung

Armando Italo, recentemente pude experimentar algo que definitivamente me leva a afirmar que o problema não são os aeroportos. O problema para o usuário é a marginal do Tietê , a Rubem Berta , a 23 de Maio, todas vias saturadas e que certamente tem levado inumeros passageiros a perderem vôos.
Embora more no Morumbi, tive que sair de Alphaville para um vôo para Goiânia e a melhor solução foi ir para Viracopos, evitando a marginal do Tietê.
A marginal Tietê está se tornando algo insuportável e a tendência será piorar, principalmente depois das novas obras tipo Nabucodonosor que estão sendo realizadas.
Aliás, a Folha de São Paulo fez recentemente matéria extensa sobre essas obras e não citou a questão da DEMANDA REPRIMIDA. Num artigo técnico não citar demanda reprimida é inacreditável. Será que as Faculdades não estão mais ensinando o que é demanda reprimida?
Não duvido.
Bom dia Comandante, bom dia Professor,
são movimentos assim, que destoam do contexto de nossos dias que certamente levam a crer que nem tudo em nosso governos é realmente demanda popular. Não quero adentrar o terreno das teorias da conspiração, mas não dá pra entender o sucateamento das malhas ferroviárias e o privilégio do transporte de cargas em caminhões por exemplo.
Será que estão mesmo levando em consideração a opinião de técnicos, na construção de tantas estradas?
Não creio. Minha percepção é de que há demasiado interesse político, sobreposto aos interesses do povo. Infelizmente acho que estamos vivendo outra ditadura e não nos damos conta. Apesar dos investimentos em propaganda institucional. A marginal e decisões como esta, me deixam bastante preocupado com o que nos espera em alguns anos.
Ola Carlos
O que me espanta é o fato da existencia dos aeroportos muito antes das marginais Pinheiros e Tietê e a inexplicável falta de planejamento urbano existente principalmente na Cidade de São Paulo que está mais parecendo com uma colcha de retalhos.
Ai o que acontece?
O CAOS!
Alguem tem que ser responsabilizado pelo caos urbano
Para quem sobrou ate agora?
1-Aeroporto de Congonhas
2-Aeroporto de Marte
Imaginam os tecnocratas que “o simples fato” de eleiminar do mapa o Campo de Marte para dar lugar a uma estação para o trem bala tudo ou quase tudo será resolvido como num passar de mágica.
Só que:
E todo o tráfego aéreo existente atualmente no Campo de Marte, como mencionei no artigo de hoje vai para onde?
Jundiai?
Sem chance
Ah!
Mas certamente surgira algum iluminado propondo a ampliação do aeroporto de Jundiai.
Vamos somar:
As obras da nova estação em Marte, mais a ampliação de Jundiai.
Ah!
Mas e o trafego terrestre para Jundiai, Campinas depois da desativação der Marte?
Responderão os tecnocratas, legisladores, as grandes mentes projetistas de São Paulo:
-Isso e um outro problema para outras administrações, pois até aqui “resolvemos”
Esta ai a estação nas ex pistas 12 e 33 de marte e o novo, modernissimo aeroporto de Jundiai.
Sonhem!
Bom final de semana
Armando Italo
Ola Sergio Mendes.
Realmente como dizia o Sr Spock
Fascinante o que presenciamos no Brasil
Tudo em pró a complicação, e nada para facilitar a vida do cidadão
Melhor entupir as ruas e estradas de caminhões, automoveis, tirar o Campo de marte, fechar Congonhas, do que investir em ferrovias, hidrovias, melhorar o caotico espaço aereo paulista.
ah!
Irão dizer:
– O trem bala que “pousará” no campo de marte também é ferrovia viu seu mané(eu Armando)
Jesus me abana
Me engana que eu “gostho”
Bom final de semana
Armando eu senti uma certa tristeza ou seria decepção no texto em seu artigo de hoje!
Eu particularmente fico muito decepcionado quando o poder público decide as coisas sem a devida consulta ao cidadão e nesse caso em especial com debates com pessoas do metiê.
Os governos foram criados para atender demandas do POVO.
Devemos sempre consultá-lo, essa é minha opinião.
No caso desse projeto passar pelo Campo de Marte eu digo e cobro dos governos, onde estão as alternativas antes de mais nada?
Não é isso que estamos vendo e não é de hoje nos governos Municipal, Estadual e Federal.
Isso tem acontecido em várias situações e em diversas áreas.
Os governos precisam entender que o progresso acima de tudo não deu certo.
Estamos colhendo frutos malditos disso!
Então senhores que atropelam tudo e fazem experiência com o dinheiro público e “pagam para ver” com a nossa paciência, sejam razoáveis, finjam que são educados e debatam mais.
Quando um burro fala o outro abaixa as orelhas.
Agora os governos podem falar!
Olá Armando,
Mais que um artigo, seu texto é uma prestação de serviço informativo merecedor de uma enquete.
Os tecnocratas governamentais, aprenderam um novo argumento para todos os projetos impostos à sociedade: “depois de pronto, faremos os ajustes necessários”.
Isso é igual a terno mal cortado pelo alfaiate: Por mais ajustes que se faça nunca ficará bom, e lá se foi o tecido Italiano enviado pela nona.
De CWB para MAE
Abraços
Ola Claudio amigão
É costume dos nossos tecnocratas governantes lançarem uma ideia e logo em seguida, devido ao tempo curto, porem em pratica, como comprovamos anteriormente em outro projetos megalomaniacos, a reforma da marginal Tietê, os onibus, fretados, congonhas um exemplo típico de como fazer de traz para frente
Primeiro revitalizaram todas as instalações de Congonhas que por sinal ficou lindo, maravilhoso, mas por último “esqueceram o principal”
A reforma das pistas de pouso!
Em quanto reformavam congonhas, uma serie de incidentes, derrapagens, aquaplanagens aconteciam até o triste acidente com o TAM3054
Então todos correram para reformar as pistas, refazer os groovings, foram criadas uma infinidade de restrições, diminuição virtual do comprimento das pistas de pousos e assim “puderam oferecer uma área de escape” para a infeliz aeronave que por ventura derrapa, aquaplana, entre outras possibilidades de incidente e incidentes.
Agora vão pegar como pato o Campo de Marte
E depois resoveremos o que fazer com os transtornos futuros, a curto, medio e a longo prazo.
Ou então que as proximas administrações que se virem para arrumar a meleca que foi feita a anos passados e assim, os problemas, a colcha de retalhos(São Paulo) vai crescendo sem volta e sem esperança. de melhras de qualidae de vida, confotro, dignidade, respeito ao cidadão que que ja sofre extorsão tributaria de tudo que e lado, não é consultado de absolutamente de nada.
Tem razão meu caro Claudio
São Paulo acabou virando uma terra de ninguem.
Daqui a pouco vão inventar de acabar com o parque do Iirapuera para dar lugar para alguma “outra maravilha da engenharia”, tipo estação ou pateo de manobras de metro, terminal de onibus, rodoviária, etc.
Grande abrraço
Armando Italo
Grande abraço
Ola Beto
Sempre ouvimos depois da meleca feita que irão fazer os ajustes necessários.
E assim nada acontece.
Só piora.
A tal ponte estaiada maravilha da engenharia ate hoje ninguem soube explicar o porque construiram a maravilha arquitetonica?
Liga o nada a lugar algum
Só verificar o fluxo de trânsito nesta linda ponte.
sempre tranquila.
O negocio é fazer obras que aparecem, para depois gastarem uma tremenda de uma verda ma midia só para dizer que o nosso governo, partido, fez isso, fez aquilo,”tudo em beneficio do povo” mas o povo se esquece que é o povo que está pagando pelas aberrações, pelos projetos megalomaníacos com a extorsiva carga tributaria, para deposi de prontas as obras vão tentar resolver os transtornos impensados que foram criados.
E assim São Paulo se desenvolveu
Um querendo fazer mais e mais bonito que o outro.
Porque o que aparece e é lindo na concepção dos politicos da voto mais nada.
E o povo paga e paga muito caro pelas suntuosas obras.
O que realmente é necessário, como transporte publico, saude publica, salarios dos funcionarios publicos concursados,ensino, mais hospitais, principalmente para idosos, aposentadoria digna, não os interessa.
E assim vamos vivendo em São Paulo e no Brasil infelizmente.
Todos os partidos que estão ai no poder e os que não estão são identicos
Só mudam de nomes siglas, logos.
Isso chama-se politica.
Grande abraço
Armadno Italo
Fechar Marte para a aviação e dar-lhe outra destinação seria, em termos de transporte, o mesmo que sair da frigideira para cair no fogo. A conjugação aviação executiva/heli parece-me ser uma boa alternativa para a cidade, que continua crescendo de forma desordenada. Com certeza existe outro local para abrigar a base do trem-bala.
Vejam o exemplo negativo de Floripa: 42 praias e nenhum transporte coletivo por via marítima. Haja incompetência!
Não faz muito tempo dessa polemica de retirar Congonhas por causa das casas que existem muito perto do aeroporto.
E eu me lembro que na época pensei a mesmíssima coisa. Como é que aquelas casas foram construídas ali, tão perto, e ninguém fez nada?
Será se alguém levou algum dimdim nessa história?
Talvez seja muito tarde pra saber em relação aquelas casas, mas dá sim pra ficar de olho no projeto desse trem! Sô.
Tenho uma pista que explica casas aparecendo onde não devem. Não faz muito tempo também deu na globo, o flagrante de algumas corretoras vendendo lotes protegidos da Cantareira e até ensinavam a ir desmatando devagarzinho, tinha um senhor que fazia esse serviço. Lembra?
Nunca mais ouvi falar a este respeito. Talvez (teorias da conspiração) por que junto estava também um complexo do Opus Dei, encravado justo em área de proteção permanente, e é um senhor complexo de imóveis construídos em áreas de manancial. Eu prefiro que aquilo tudo volte a virar mato mesmo. Dá pra viver sem o Opus Dei.
E mudança do Campo de Marte…, façamos a enquete que o Beto propõe!
No último link, está o que acontece com barracos construídos irregularmente.
http://hipocrisiavaticana.blogspot.com/2009/06/arautos-do-evangelho-desmataram.html
http://flanelapaulistana.com/?p=962
http://sptv.globo.com/Jornalismo/SPTV/0,,MUL1197020-16576,00.html
http://sptv.globo.com/Jornalismo/SPTV/0,,MUL1259676-16574,00.html
Ola Meu caríssimo Sr Dr Luiz FAraco de Floria Ilha da Magia
Pelo jeito ai em Floripa “o sistema” utilizado para o desenvolvimento da cidade não difere muito de São Paulo.
A moda empregada pelos atuais gênios do urbanismo brasileiro e tecnocratas parece que pega mesmo, pior que a gripe suina.
Pelo menos para a gripe suina e outros males “existem cura”
Só falta agora algum ilustre tecnocrata la no Rio de Janeiro querer construir a estação do trem bala, no Aeroporto de Jacarépaguá que partira de São Paulo/Marte e transferir todo o trafego para Afonsos, Maricá, Nova Iguaçu, Campo do Céu, Pedra da Gávea.
uma vez que os Aeroportos de Santos Dumont SDU e Tom Jobim/Galeão ou GIG, também estão saturados.
Grande abraço e obrigado pela sua presença e participação.
Armando Italo
PS:Ouvi dizer a uns tempos passas que gênios urbanistas estavam pensando projetar um novo aeroporto em Cotia!
Acabou o sossego!
Já pensou?
rs rs rs
Beto
Impressionante os paradoxos que acontecem na Cidade de São.
“Tudo em benefício da população e bem estar”
1-Acaba-se com o importantissimo Campo de Marte, movimento supera até o aeroporto de Santos Dumont RJ, para dar lugar a estação do Trem Bala e não se sabe se esta como a amioria “dos grande projetos realmente trarão efetivos beneficios”
-E o Centro da Cidade a cada dia mais abandonado, fetido, acabou virando moradia fixa para moradores de rua, noisas e toda a sorte de almas que vagam pela cidade
2- ampliação, revitalização da marginal Tietê, em quanto isso a reprsa do Guarapiranga tem as suas margens invadidas, degradadas, e suas águas cabaram virando um verdadeiro esgoto a céu aerto.
3-Reformaram todo o aeroporto de Congonhas para o conforto dos passageiros mas esqueceram as pistas de poiso que ficaram por ultimo.
4-Vamos contruir mais parques “para o povo” sei lá onde, e a Serra da Cantareira está sendo devastada aos olhos de todos.
5-As passagens dos onibus não aumentam, em contrapartida reduz-se as despesas com a limpeza urbana, isto publicado nesta semana em gandes jornais de São Paulo.
6-As administrações afirmam com veemencia que a maior preocupação é oferecer mais qualidae de vida ao cidadão paulistano.
-Em contrapartida predios e mais predios cada vez mais altos são construidos em qualquer lugar, bairro quarteirão, o numero de automoveis nas ruas aumenta também de forma assustadora.
-A lei da cidade limpa está ai, porem a prefeitura vai liberar 18000 espaços para propaganda, anuncios, as ruas cada vez mais esburacadas, sujas, lixo pra tudo que é lado, entulho, etc.(cidade limpa!)
Resumindo para não alongar.
Os nossos governantes e tecnocratas não estão preocupados com as causas das doenças.
Então tome remedios e soluções paliativas.
E a cidade de São Paulo acabou se tornando um doente na UTI em estado terminal.
12000000 de habitantes, sete milhões de veiculos, cidade que acabou ficando sem lazer natural, descaracterizada, suja, veja por exemplo a “linda Avenida Paulista” antes arborizada com suas manões, verdadeiras obras de arte da arquitetura do começo do século o que acabou virando.
Um inferno de asfalto, concreto e pessoas apressadas.
Entre outros locais, nas mesmas condições.
E assim por diante.
São Paulo a cidade ilusão, sombra e sem horizontes.
O que faz a maioria do cidadão paulistano no que se diz resepito a lazer natural?
Não estou falando em passeios em shoppings, cinema, teatro, restaurantes, pois esse tipo de lazer é para poucos e os turistas que visitam a ciade a negocios por poucos dias e depois retornam para as suas cidades.
Vejam quanto de mais importante tem para curar antes de inventarem o tal do trem bala em Marte e outras faraônicas obras, “em beneficio do povo”
Não é de hoje.
Até escola tradicional, com arquitetura clássica, arte, existente na cidade quase foi demolida para dar lugar a torres
Só que desta vez a voz do povo falou mais alto e a escola está lá firme e em pé.
Armando Ítalo,
neste domingo ma-ra-vi-lho-so (sol, silêncio,barulhinho da água dos passarinhos), decidi parar um pouco o meu trabalho e as leituras de papel, para dar uma chegada no seu canto.
Isso tudo que vc conta me assusta.
Preciso de um lavado, aqui em casa. Acho que vou fazê-lo no lugar da cozinha.
A quem podemos recorrer para conhecer as alternativas possíveis?
Beijo e passa lá no meu canto
ooooooooooops,
lavabo
Ola minha querida colega “inscrivinhadora” do blog do “patrao Mike Juliet
Ja passei no seu canto mas somente agora estou conseguindo postar porque o meu pc hoje sismou de dar pau nos pentes de memoria e o mArdito, travava e entrava na mortal tela azul da morte rs rs rs
Esse erra o erro que apresentou nos paus.
IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL
agora terminei aqui a manutenção “da bagaça” e parece que o sistema e o “Rwuindows” estabilizaram.
Quanto a São Paulo/Colcha de retalhos, minha amiga é o seguinte já que estamos falando de computador, no caso o meu:
Em São Paulo fazem o mesmo que muitos fazem em computadores
Compram a maquina básica e depois vão instalando tudo o que podem e não podem em hardware e software.
Dai o sistema fica pesado, ão aguenta o tranco e da i a fonte queima porque não consegue mais distribuir a energia harmonicamente para todos os componentes do PC
Acontece então o famosos gargalo no transito de processamentos, bits, informações, calculos que o processador tem que realizar e ai a fonte esquenta, a hd também, o sistema todo fica um inferno e dai trava tudo
Mais ou menos por ai.
Bjus
Bom domingo
Já ja postarei as minhas menções no seu cantinho
Armando Italo
Gente quantos clubes e parques existem em são Paulo? Aeroclube só existe um, e querem acabar com uns dos melhores aeroclubes que existe no Brasil, será que não existe alternativa?Até parece que campo de marte é um aeródromo qualquer sem importância, e o que será feito da aviação geral e executiva desta cidade? E a historia deste tão renomado aeroporto como fica, Vai jogar no lixo? Uma pena.
Pois é meu caro Cmte Cavalli
Tantos e tantos locais para construir uma estação para o trem bala e resolveram sacrificar justamente o Campo de Marte
Só quero ver como poderá uma aeronave de maior envergadura poder taxiar e decolar de Jundiai.
As taxiwais são muito proximas a pista.
Em Florianopolis o nosso amigo Luiz FAraco nos informou que a cidade possui 42 praias e nehuma alternativa para transportar passageiros pelo mar.
Cada uma heim!
Are baba!
Obrigado pela sua participação.
Abração
Armando Italo
Mike Lima
O que relatei aqui “no meu espaço” e que “te assustou” e acredito que muitos outros também, nada mais que a realidade que vivemos em São Paulo
Infelizmente minha cara amiga
Ai pergunto:
Até quando?
Bjus na criançada ai
CAde a nossa imparcial prefeita Catia Toffoleto?
Meu caro Prof Sergio Mendes
A realidade que ninguem gosta de ver
O assassinato das nossas matas, represas, reservas florestais, qualidade de vida, aeroporto de marte considerado mundialmente como de extrema utilidade publica. etc
Pergunto aos religiosos, politicos etc.
ISTO TAMBÉM NÃO É PECADO MORTAL?
Como mostram os links por você oportunamente indicados neste espaço!
Olá Comandante…Presente!!!!! Ufa!!! Antes tarde do que nunca…….Bem…Estamos à beira de mais um caos….O alerta está dado mas que autoridade se importa, né mesmo?????Gostei da última frase: “Até o nosso próximo vôo! Se tivermos ainda um aeroporto para decolar e pousar, obviamente.”…..Bem, a minha passagem quero garantir desde já………..um bjo…..
Pois é minha querida reporter e prfeita CAtia Toffoleto
Já não temos mais ruas para trafegar com os nossos veiculos porque estão simplesmente entupidas de carros, etc.
Nas aguas dos rios Tietê, Pinheiros, impraticavel tamanha é a apoluição nestes rios.
Metrô, onibus, em fim o transporte publico, ainda muito longe do desejável
Agora querem acabar com os doisa mais importantes aeroportos dentro da cidade de São Paulo?
Só esta que faltavam inventar.
Como diz um ditado:
“Cabeça vazia é oficina do diabo”
Os Politicos do Brasil
Quando não sabem o que fazer inventam e pronto
Afinal tem que aparecer, pois todos querem a todo custo ser presidente do Brasil.
Bjus
Armando Italo