Gustavo Arruda, ouvinte-internauta, escolheu entre os 55 vereadores da Câmara Municipal de São Paulo, o tucano Carlos Alberto Bezerra Jr (PSDB) e vai fiscalizar o trabalho do parlamentar. Na estreia do blog publicou três perguntas sobre a restrição dos ônibus fretados na capital que foram enviadas por e-mail ao vereador, mas que até esta quarta-feira não haviam sido respondidas.
Abrir diálogo com o vereador e o gabinete dele é sempre importante para que se possa ter uma ideia mais clara sobre o comportamento do parlamentar, mas não é definitivo.
Ou seja, mesmo que as respostas não cheguem, temos diferentes caminhos para monitorar o vereador a medida que o trabalho na Câmara tem cobertura da imprensa, tem acompanhamento de entidades como Voto Consciente, Movimento Nossa São Paulo e Instituto Ágora (todos com link entre meus favoritos). Além disso, podemos fazer buscas na internet para identificar citações feitas em blogs e sites de política.
Veja o que acontece com Sérgio Mendes que adotou a vereadora Marta Costa (DEM). Desde fevereiro aguarda uma explicação para o fato dela ter investido na própria campanha eleitoral mais do que declarou ter de bens ao TRE-SP. A vereadora não falou para ele nem se dignou a responder aos pedidos da produção do CBN SP. Isto, porém, não impede que seja cobrada e tenha suas ações fiscalizadas.
Mais sorte tem Cláudio Vieira, que apesar de já ter sido ameaçado de processo por um vereador paulistano, segue atento ao que acontece no parlamento. Adotou Marco Aurélio Cunha (DEM) e ainda esta semana obteve resposta dele para algumas questões importantes da cidade. Leia o resultado da conversa por e-mail entre ele e o vereador.
Que serventia teria a verdade se ela for seletiva e só funcionar sob alguns aspectos?
Quando um voto pergunta, ele pode ser considerado menos importante que o da Comissão de Constituição e Justiça?
Fica difícil fazer crer em todas as palavras que eu escutei esta tarde, se elas servirem só para o episódio Sarney.
Não deveria haver distinção, nos dois casos, quando o nosso propósito é aprimorar o processo democrático também.