Por Maria Lucia Solla
Veja e ouça o texto De expectativa a mãos à obra apresentado pela autora
Falamos pouco de nós, mas falamos muito do outro e da sua vida, sentados no trono do eu-sei, do eu-faria-diferente, do ela-é-louca, do ele-é-babaca.
Na melhor das hipóteses, a gente faz isso porque, na vida do outro, ou participa como coadjuvante ou mero espectador. E nesse espia daqui, julga e condena dali, não dá para esquecer que de perto ninguém é normal. Nem aquele que sai muito bem na foto do jornal.
Também tem o fato de termos sido desenhados com dois olhos na frente, e do lado de fora da cabeça. Como cultivamos a ideia de que a vida é só o que vemos do nariz para frente, olhamos para fora o tempo todo.
Para a semana que entra, proponho uma boa olhada, de você para você; uma observação cuidadosa do teu dia-a-dia. Atenção à tua volta, ao teu comportamento e sua consequência. No teu ritmo, é claro, mas sem perder tempo, pois já está se esgotando a prorrogação do segundo tempo.
E, aproveitando a deixa do tempo: é mentira que tempo é dinheiro.
Tempo é vida e brilha mais, quanto mais ela for vivida.
Alerta
Se você aceitar as provocações deste livro, não espere grandes vendavais que cheguem para transformar você num outro você.
Na expectativa do vendaval você pode perder a brisa que vem com poder de transformar, gradativa mas definitivamente, o cenário da tua vida. Do jeitinho que você quiser.
Uma pequena descoberta com a consciência focada no momento vivido, e não pendurada nos fios da memória ou da expectativa; a percepção de um único comportamento teu, por menor e mais insignificante que possa parecer, transforma.
Você vai encontrar algumas sugestões de exercícios, por aqui. Se decidir fazê-los, vá anotando se há diferença no você de antes e depois deles. Fale ou escreva sobre o que conseguiu transformar, e sobre a consequência da transformação.
Perceba mais; compare menos
Agora, não dá para ignorar o outro e fechar-se em concha, pois se o outro não existisse você não saberia nada de você. A vida do outro se mostra como cardápio de possibilidades, e te provoca. E é aí que está a chance; na provocação.
O julgar o outro transforma-se em exercício do fazer escolha, do reforçar decisão ou do reverter processo.
E então você observa a tua casa de muitas moradas, o teu templo – o de dentro e o de fora -, e faz uma bela faxina. Decide o que fica e o que vai; o que entra, e o que sai.
Do ático ao porão,
ponha para funcionar um belo e forte pano de chão.
Tenho me virado como bolacha em boca de velho, como diz a dona Ruth, e tenho sangrado as unhas – as de dentro e as de fora –
limpando, escolhendo, pegando nas mãos o relicário do meu apego
e permitindo que ele vá embora.
E você,
em que estado estão as tuas casas?
Pense nisso, ou não, e até a semana que vem.
Maria Lucia Solla é terapeuta e professora de língua estrangeira. Aos domingos, abre sua casa e suas emoções, no Blog do Mílton Jung, a espera de que você a ajude a reescrever “De bem com a vida mesmo que doa”


Bom dia Malú,
Olhar pra fora, talvez tenha sido a maneira de a natureza ligar-nos em sociedade e permitir que víssemos nos outros os erros que o bom senso aconselha evitar.
Me fez sentir bem. Logo, vivo bem!
O ciclo de entrada e saída se completaria exceto por um detalhe. Deixei na rua, quem por um desses infortúnios da vida, não enxerga o mundo com os mesmos olhos que eu, e a minha esperteza era só velhos conceitos travestidos de bom senso.
Malu, não é nada fácil ser e deixar ser humano. Um pouco menos, ouvindo da vida pelo som das tuas palavras.
Abraço forte.
Ola Malu
Aqui vc diz:
“Falamos pouco de nós, mas falamos muito do outro e da sua vida, sentados no trono do eu-sei, do eu-faria-diferente, do ela-é-louca, do ele-é-babaca.”
E todos esquecem de Sócrates:
“Só sei que nada sei”
O macaco fala dos outros mas não consegue olhar para o seu proprio rabo”
Obrigado pelo tema de ontem.
E desculpa só por postar hoje
Problemas no pc novamente
Desta vez nao teve jeito
Toca a Formatar a HD e instala os dois SOs tudo de novo, apartir do zero.
Haja!
Jesus me abana!
Ainda bem que tenho beckup.
Bjus
Armando Italo
alfa india november,
obrigada pela visita.
Quanto ao PC, vejo o mundo externo dando sinais do mundo interno.
O que está acontecendo com o “teu” HD?
E que mal pergunte: o que é SO?
beijo,
ml
PS: Sócrates já sabia!
Querida Malú,
Errei com as palavras no final do meu comentário e acabei expressando justamente o contrário do que queria dizer.
“as tuas palavras esclarecem conceitos que de tão óbvios passam mesmo despercebidos Malu, e ser e deixar ser humano fica muito mais fácil (não menos) ao ouvi-las.
Não foi pressa, foi descuido.
Um abraço.
Sérgio
Oi Malú, demorei mas cheguei!
Vamos por partes como diria Jack!
Já insinuaram aqui pelo blog que meu PC não estava muito bem, mas vejo e vou olhar para o rabo do outro e dizer que tem pessoinhas em pior situação. Risos!
No caso desse senhor Armando, que é meu amigo, o PC dele é um herói ele tecla o tempo todo não descansa o troço!
Em tempo: SO é Sistema Operacional e no caso dele, vocês estão de prova, são dois.
Eu pergunto: -Para quê essa gulodice?
Falando agora do poeta Sérgio cabecinha maravilhosa não deixa por menos e tasca a mandar esses belos textos.
Sobre seu artigo ainda não tenho opinião formada sobre tudo!
Volto amanhã com os parafusos em melhor situação.
Abraços em todos e boa noite estou com dor de barriga agora!
FUI!
Sérgio,
eu entendi você, mas foi bom te ouvir outra vez.
Beijo,
ml
Cláudio,
dor de barriga?
Teria sido o sanduiche do mercadão?
Espero que esteja melhor e aguardo o seu retorno.
Beijo,
ml
Ola Mike Lima
Tudo cavok por ai?
Seguinte:-
Nas horas vagas, como hobby, “trabalho em TI”(tÉnico em informática”)
Então minha cara, com o passar do tempo, o meu pc acabou se tornando “cobaia” para amigos, filhos, patroa, amigas das filhas, no trabalho, etc.
Como resultado, uma das HDs, a master, C:, face os programas pesados que uso para trabalhar com programas CAD e imagens 3D, também para “dar as minhas aulinhas de voo IFR”, no flight simuator turbinado, a HD master, principal acabou “cansando”, se tornou pequena, ficou demasiadamente fuçada, bagunçada, em fim, um verdadeiros caos!
Trabalhando com dois sistemas operacionais particionados, o Rwundows e o Linux.
Ai tive que aposentar a coitadinha e instalar outra maior com um TB e dois SOs, quer dizer sistemas operacionais.
O Windows e o Ubuntu/Linux, só que agora na maquina virtual.
Acabaram os problemas
Uiaaaaaaaaa!
Bjus