Do helicóptero, com o Paulo Henrique Souza, veio a primeira informação de que o acidente de trânsito aparentava ser grave, dado o número de ambulâncias e a presença de um helicóptero do resgate no local. Do alto dava para ver que um micro-ônibus havia batido na traseira de um ônibus, na avenida Raimundo Pereira Magalhães, no Jaraguá, zona norte da capital paulista. De baixo, no serviço de apuração, começaram a chegar os detalhes como o número de pessoas feridas, 32 no total, e os motivos do acidente. O ônibus parou fora do ponto e o micro-ônibus estava em alta velocidade, disseram algumas pessoas próximas e passageiros. Do local, com a Luciana Marinho, registramos a imagem da imprudência – ou uma delas: o pneu liso, impróprio para circular, sustentava o micro-ônibus lotado de passageiros.
Desta ação da reportagem da CBN à reação dos ouvintes-internautas. O Luiz Alexandre escreveu que o problema é da falta de educação dos motoristas das cooperativas “que andam com ônibus (pneus) carecas, em excesso de velocidade, param no meio da rua e deixam um careca de cabelo em pé”. A Maria Aparecida reproduziu mensagem enviada duas semanas atrás na qual alertava para o desrespeito dos motoristas de lotação no local onde houve o acidente desta terça-feira. Em outro ponto da cidade, o Antônio Carlos Vianna comentou que “principalmente no horário de pico” os motoristas profissionais desrespeitam as rotatórias e põe em risco a segurança dos passageiros e pedestres, na Vila Madalena. E o Daniel Lescano diz que “os ônibus da linha Guarulhos-Estação Armênia desviam o trajeto pelas ruas residenciais de Vila Maria, cansei de denunciar a EMTU mas nada mudou até agora”.
À SPTrans, que deve fiscalizar a atuação de ônibus e micros na capital paulista, restou a constatação de que foi enganada, pois o micro com os pneus carecas havia passado pela vistoria dia 29.09: “Na ocasião apresentou todos os ítens de segurança em perfeito estado, inclusive pneus novos. A fiscalização da SPTrans vai abrir um processo para investigar a responsabilidade pela troca dos pneus do veículo, que agora, segundo observações da reportagem, apresenta pneus carecas ou sem condições de uso”.
Vamos aguardar !
Agora o outro lado
O motorista do micro-ônibus que se acidenteo na Raimundo Pereita de Magalhães foi afastado da função e passará por treinamento e avaliação física e psicológica, segundo informa a SMT em nota divulgada no fim da tarde desta quarta-feira, 14.09:
“A Secretaria Municipal de Transporte informa que afastou os dois motoristas de ônibus envolvidos em acidentes ontem e na segunda-feira. Um deles dirigia o micro-ônibus que colidiu na Avenida Aricanduva, na segunda-feira, deixando quatro feridos. O outro é o motorista do micro-ônibus que se chocou contra um ônibus, ontem, na Avenida Raimundo Pereira de Magalhães. Ambos estão impedidos de dirigir e passarão por processo de reciclagem e avaliação de saúde física e psicológica, enquanto a Secretaria Municipal de Transportes aguarda a apuração de responsabilidade pelos acidentes, a ser feita por sindicância e por inquérito policial”.
Mais uma evidencia que o transporte publico da cidade de São Paulo entre outros serviços é uma porcaria
Isto chama-se descaso por parte das nossas autoridades, politicos e tecnocratas.
Somos transportados que nem gado, porcos nos onibus da cidade de São Paulo
Isto é:
Quando aparece algum
Nesta história de eu sabia vai mais uma,
O Shopping União, recém inaugurado no município de Osasco é mais uma daquelas história que tem tudo (esperamos que não) para virar caso de polícia ou de bombeiro.
Por pressão dos lojistas, o shopping abriu às pressas e vergonhosamente coloca a vida dos visitantes em risco.
Por quê? Eu já sei (que é muito perigoso)
1) As lâmpadas florescentes não tem proteção nenhuma.
2) O estacionamento não separa direito pedestre e motoristas, sem contar que parece que não há ventilação.
3) No teto vemos muitas coisas má finalizadas e presas com fitas isolantes.
Aqui na zonz leste , principalmente nos corredores marechal tito , avinida São Miguel, Armador Bueno Da veiga e Celso Garcia os onibus fazem o que querem sem respeito alguns motoristas que são verdadeiro bandidos , principalmenteos das empresas conveniadas aos lixo politico chamado EMTU cabidão politico do psdb, temos ali as empresas como JULIO SIMÕES , com varios crimes e que ninguem pune principalmente alugueis de viaturas na Bahia entre outros escandalos .
Estas empresasnão são fiscalizadas, os documentos dos onibus tanto os da SPTRANS quanto aos da EMTU estão com os documentos atrasados e somente são regularizados quando sai de circulação e vão para leilões o vendidos para outros estados da nação ou outros paises, tudo isto debaixo da barbas dos politicos tanto do estado quanto do municipio de São Paulo, é somente verificar os acidentes das duas ultimas semanas e observarão se estou enganado, no mais a imprensa tambem tem culpa pois se omite no mais sagrado direito dela O DE DENUNCIAR e quando isto acontece é somente fogo de palha apaga muito rapido não sabemos o porque será força dos governos PSDB E DEM ?????????
Concordo com vc Italo, os politicos só lembra do povo, no periodo eleitoral, prometendo mundos e fundos. Quando ganham, a população que se dane. A prova disso, é que vem ocorrendo em SP, com a segurança, saude, educação, limpeza publica, etc. Sem falar nas ruas esburacadas.
Temos que aprender votar, não podemos esquecer disso.
Abr,
JRS
Esse fato só veio trazer a público que a fiscalização da SPTrans é falho e não dá proteção ao usuário. Isso prova que a fiscalização tem dia e hora marcada para acontecer. A pergunta que fica: a fiscalização dos ônibus não deveria ser surpresa, justamente para pegar os empresários que tentam colocar ônibus irregulares para transportar seres humanos? Ora, o fiscal tem que checar os ônibus em cada ponto final, andar de ônibus para ver se o motorista obedece a velocidade recomendada e se a lotação está dentro das normas. Checar se o motorista realmente obedece o sinal dado pelos usuários, principalmente os idosos. Esse é o minimo que a SPTRans tem que fazer para zelar pelos usuários. Usuarios que por sinal, pagam para ser transportados com dignidade e não como gados. Até o gado merece ser transportado com dignidade enquanto vivo ele estiver. Realizar fiscalização com hora e dia marcado é burrice. Avisa um hospital que no dia tal e hora tal vai haver fiscalização para ver se tudo não estará em perfeito estado quando os fiscais chegarem. Fiscalização tem que ser no dia-a-dia e na rua não na garagem. Ou eu tô falando besteira? me ajuda aí Milton. Rssss
Eu não entendo qual o treinamento que a SPTRANS oferece para os condutores, principalmente os condutores vínculados à cooperativas, estes parecem não terem recebido treinamento algum, fazem do coletivo seu carro particular, dirigem em baixíssima velocidade, depois em alta velocidade (para nao estourar o tempo), ouvem rádio em alto volume, param o veículo no meio da rua para conversar com o condutor do outro veículo sobre assuntos pessoais, falam ao celular equanto dirigem, tratam o passageiro como se estivesse dando carona, embarca e desembarca passageiro fora do ponto e por aí vai. Ao permitir que pessoas com este comportamento trabalhem no transporte público e com veículos fora das condições seguras só pode resultar em acidente mesmo.
Bem, é isso.