Pelo segundo ano consecutivo (que eu lembre), o paulista enfrenta dificuldade para pagar o IPVA devido a problemas no sistema eletrônico. Desde a abertura dos bancos, os proprietários de carros com placa final 2 reclamavam do atendimento lento e ineficiente. “O sistema está fora do ar” era o que se ouviu dos funcionários dos bancos. Na internet, a vida não era mais fácil.
O governo do Estado de São Paulo admite o transtorno causado ao contribuinte, mas diz apenas que se o pagamento não foi feito nesta segunda, ele ainda pode se beneficiar do desconto de 3% até o dia 21 de janeiro, mas é preciso “antecipar o licenciamento do veículo, quitando o IPVA e os demais débitos, como seguro obrigatório DPVAT, taxa para emissão do documento de licenciamento e multas”.
Leia a justificativa para a dificuldade imposta ao contribuinte e a explicação de como pagar o imposto:
Em determinados horários e instituições bancárias, o sistema online de pagamento de IPVA apresentou lentidão hoje (11/1) em razão de concentração de pagamentos em alguns períodos do dia. Estes picos de demanda provocaram, em alguns casos, maior tempo de resposta dos servidores da Prodesp e espera para a geração de comprovante de pagamento nos guichês e terminais de auto-atendimento. Dados preliminares revelaram que, até as 16h30, foram realizados um total de 1 milhão de pagamentos no sistema bancário.
O sistema se manteve ativo, sem interrupção de comunicação, durante todo o dia, apesar da lentidão verificada em períodos de grande concentração. Em situações como essa, em que há dificuldades na operação do sistema on-line, as instituições bancárias estão autorizadas a utilizar sistema de contingência, possibilitando o recolhimento do IPVA, mesmo que ocorra instabilidade na comunicação entre seus sistemas operacionais e os da Secretaria da Fazenda, operados pela PRODESP.
O contribuinte que eventualmente não conseguiu efetuar o pagamento com o desconto de 3% poderá ainda fazê-lo até o dia 21/01 e garantir o benefício. Para isso, basta antecipar o licenciamento do veículo, quitando o IPVA e os demais débitos, como seguro obrigatório DPVAT, taxa para emissão do documento de licenciamento e multas. O proprietário do veículo poderá também efetuar o pagamento integral do imposto no mês de fevereiro, sem o desconto.
Olá milton Jung!
Sou Pablo e ouço seu programa todos os dias.
Bem gostaria de saber se não é incosebivel pagarmos o licenciamento de nosso veiculo, e depois ainda pagarmos essa inspeção veicular?
Se me lembro bem, há uns dez anos atráz, para conseguirmos licenciar o mesmo, tinhamos que passar por uma vistoria do DETRAN onde eram averiguados: pneus; luzes, chasi; equipamentos obrigatórios etc…
Se continuar assim daqui ha pouco vamos ter que pagar pra fazer revisão das setas ou algo do tipo.
Querido Milton, estou te acompanhando pela rádio e, realmente, o sistema bancário pela internet tá bem difícil para pagar o IPVA e demais débitos, porém depois de 2 horas consegui pagar o meu. O jeito é se encher de paciência e continuar tentando.
Abraços!!!!