Portal da limpeza corre risco de virar factóide

 

Entulho na avenida Pacaembu (Foto: Eros Della Bernardina)

Acompanhar a qualidade da varrição das ruas pela internet, monitorando o trabalho dos garis através de fotografias, é a última do prefeito Gilberto Kassab (DEM). A ideia surgiu em reunião com as empresas prestadoras de serviço, sexta-feira passada, e tem de estar no ar semana que vem. Até a tarde desta terça-feira ninguém sabia explicar ao certo como funcionará o site.

O risco é que o Portal da Limpeza – nome sugerido por Gilberto Dimenstein – tenha o mesmo destino da página eletrônica que seria colocada no ar com a relação completa do valor do novo IPTU-2010 “na semana seguinte”, conforme promessa feita pelo secretário municipal de Finanças Walter Rodrigues, no dia dois de dezembro (ouça aqui), no CBN São Paulo. Na entrevista, ele disse que era uma ordem do prefeito. Os boletos de cobrança estão para chegar na casa dos paulistanos e o site não saiu.

Mesmo sem ainda ter em mãos o endereço do site que “vai acabar com as bocas de lobo entupidas na cidade”, o ouvinte-internauta Eros Della Bernardina pôs mãos à obra: fotografou boca de lobo completamente encoberta por entulho que está acumulado na avenida Pacaembu diante da sede do Memorial da América Latina, zona oeste da capital. Material que. aliás, não é responsabilidade das empresas de varrição.

A propósito: até esta terça-feira, a Limpurb – que coordena a limpeza pública na cidade – também não sabia informar as regras da lei que exige das empresas hora certa para recolher o lixo.

Na política, promessas não cumpridas tem nome: factóide.

6 comentários sobre “Portal da limpeza corre risco de virar factóide

  1. Esse site nada mais que, Mais uma desculpa paa mostrar ao povo “que estão fazendo alguma coisa”
    Depois o site sai do ar e fica por isso mesmo.
    Como o sergio comentou, sites governamentais, informativos, vários foram postos no ar e depois de um tempo “misteriosamente” sairam do ar.
    A cada dia está ficando mais dificil acreditar, ou melhor, impossível acreditar em politicos.
    Se todos os politicos cumprissem a risca as suas promessas eleitoreiras, com certeza, a cidade de São Paulo, não estaria do jeito que está atualmente
    Abandonada a propria sorte, imunda, desorganizada, caotica, etc.
    Bom dia!

  2. No Brasil temos isso como uma regra: prometer me frente a reporteres e jornalistas. Mas na hora de cumprir o que era fácil, rápido e solução de todos os problemas vira um problema para acontecer. Neste caso não é difenrente.

    E o que vai acontecer? Tenho certeza que nada. Absolutamente nada. MAs e se nós fizermos um site nos mesmos moldes e tornar público? Não seria interessante?

  3. Milton a situação está crítica mesmo… Em alguns bairros a prefeitura faz a operação "Cata Bagulho", por exemplo, que ajuda na coleta e em outros a citada operação é lenda. Eu falo especificamente do bairro do Grajaú, extremo sul da capital, bairro próximo a represa de Guarapiranga, se a operação um dia foi realizada lá, faz muito, muito tempo porque atualmente existem montanhas de lixos nas principais vias do bairro. Dou como exemplo a Avenida Belmira Marin aproximadamente no número 4000, esta é a principal via de acesso da região e, no entanto, tem pilhas e pilhas de lixo e entulho que aparentam não ver coleta há bastante tempo.

    Neste local a prefeitura está realizando uma obra, que não sabemos ao certo se é a canalização de um córrego ou a execução de uma antiga promessa da prefeitura de melhorar o complexo viário da região com uma nova avenida, pois bem, ao lado da obra existe uma borracharia, e os donos do estabelecimento não tem o menor pudor de despejar suas pilhas de pneus lá, tanto no local da obra quanto na calçada. É um extremo absurdo, mas não é ó único local, um pouco antes desta obra tem outra montanha de lixo misturada com caixas de madeira, sofá e etc e etc, do mercadinho que tem ao lado.

    Adiante, aproximadamente no número 4400/ 4500 tem um ponto de ônibus e ao lado tem um terreno da prefeitura, que poderia muito bem virar uma pracinha, mas serve de lixeira para os que não têm consciência, os coletores nem chegam perto deste local! Mas lá não tem só lixo, tem sofá, entulho, mato, muito mato e ratos… Um perigo esperar ônibus lá, que é próximo a uma escola e nas imediações do posto de saúde Jd. Eliana. Já no Jd. Eliana, na Rua Júlio Gadda temos outro lixão a céu aberto, onde os mais desprovidos de bom senso jogam entulho, objetos de madeira, sofá e, pasme, até animais mortos. Para resumir, em menos de 1 km quatro situações de extrema falta de consciência das pessoas e de atenção do poder público.

    Pergunto: Por que a borracharia não recebe uma multa violenta por depositar seus pneus em via pública, por que o mercadinho não sofre penalidade por não cuidar de sua calçada, por que a prefeitura não cuida de seu espaço, por que o bairro não tem a operação cata bagulho… São infinitas perguntas que nunca obtemos resposta, acho que um site como este ajudaria muito a denunciar absurdos como os que acabo de relatar, mas não é tudo. A prefeitura precisa realizar o trabalho de coleta com eficiência e fiscalizar (multar se for necessário) para que as pessoas percebam que se cada um de nós não cuidar do próprio lixo vamos nos afogar em um mar de sujeira e enchentes.

    Obrigada pelo espaço.

    Beijo

  4. Podemos sugerir aos políticos a criação de um site interativo de registro de Factóides. Mas, acredito, teríam que contratar um bom provedor e reservar bastante espaço… Realmente a lista seria enorme!

    Quanto a limpeza da cidade… realmente está uma piada.

    Acredito que a Prefeitura podia realmente investir em campanhas de limpeza e de educação da população.

    Andando pela cidade já registrei muitos estabelecimentos, bares, restaurantes e outros comércios que jogam restos de comida e seus lixos nas esquinas.

    O descaso e falta de consciência está presente em todas as classes sociais, todas…

Deixe um comentário