Airton Gontow é jornalista, gaúcho e gremista como eu. Temos diferenças, porém. Ele esconde os quadros vermelhos da casa quando o Grêmio aparece na televisão. Dá um baita azar, garante. Eu desisti das minhas supertições e resolvi, inclusive, deixar de lado a mania de pedir a Deus uma ajudinha. Ele tem tantas coisas para resolver entre nós que prefiro não ocupá-lo com mais estes assutos (pelos Deuses do Futebol, é verdade, costumo chamar).
Apesar das manias, Gontow é mais racional ao analisar o desempenho do nosso time. Escreve com conhecimento e argumento, enquanto eu pego a flanela e me esforço em lustrar cada feito, mesmo quando somos derrotados. Ontem à noite, pouco depois do jogo com o Santos, Airton Gontow já tinha traçado a avaliação que você lê, assim que clicar no link abaixo:
O Grêmio perdeu para a grande técnica e velocidade do Santos, para os erros de seus atacantes quando o jogo estava zero a zero mas, também, por incríveis erros de estratégia e planejamento.
Não foi apenas azar atuar na Vila Belmiro com a defesa reserva. Foi absurda a escalação do lateral-esquerdo Neuton contra o Atlético Goianense, quando era o único lateral-esquerdo do time em condições de jogar, após as contusões de Lúcio e Fábio Santos.Não sou especialista em fisiologia, mas parece bem provável que um jogador que nunca havia atuado na equipe de cima e em curto prazo faz quatro jogos decisivos, contra Inter e Fluminense – um deles em um campo pesado, sob chuva durante toda a partida – tinha grandes chances de estourar no jogo em Goiânia. O único lateral-esquerdo do time!
Assim como foi absurda a escalação de Mário Fernandes contra o Corinthians. O jovem craque já tinha apresentado sérios problemas nos ombros, nada havia sentido no primeiro jogo contra o Santos. Assim como aconteceu com o Neuton, Silas pagou para ver. E perdeu.
O ótimo técnico Silas, que tem dado belo padrão tático ao tricolor gaúcho, abusou do “invencionismo” na partida em Porto Alegre, na virada contra o Santos. Deveria entrar para a antologia das grandes bobagens do futebol a declaração de Silas antes do jogo do Olímpico, ao explicar sua estranha decisão de colocar o meia-atacante Hugo na lateral-esquerda e escalar três zagueiros. “Fiz isso para proteger o Rodrigo, que tem dois cartões e não pode tomar o terceiro”, justificou. Tentou proteger o jogador, mas fragilizou o time. Em pouco, depois de levar muitas bolas nas costas, o Grêmio perdia por 2 a 0 e Rodrigo já tinha sido amarelado e estava fora da partida seguinte. Quando o técnico retornou ao esquema “normal”, o Grêmio virou para 4 a 2.
O Grêmio parece estar em bom caminho, mas há visíveis problemas de planejamento. Não dá para lamentar a sorte quando um time tem Joilson e William na partida decisiva. Dirigentes e técnico têm de colocar a cabeça no lugar e acertar detalhes que se tornam decisivos, assim como a cabeça dos jogadores merece uma análise mais apurada. O time copeiro fraqueja em momentos decisivos, com todos viram no Gre-Nal do título. Como a semifinal de ontem fez lembrar a semifinal da Libertadores, quando o Grêmio dominou o primeiro tempo e não conseguiu transformar em gols a sua superioridade!
Perder é normal, ainda mais para o grande e notável Santos. Mas o Grêmio tem de lamber as feridas e tentar aprender com a derrota.
O santos é o melhor time de novas estrelas da hora, mas o gremio fez bonito e sera sempre um grande guerreiro…
Nada mais dolorido para um gremista apaixonado é ter que engolir a nação colorada em coro dizer, desclassificado! e após somente um dia, se contorcer de raiva e sucumbir a passagem para a semifinal do time mais odiado lá dos pampas, pensando que terão de torcer freneticamente para o tricolor paulista ou será que a honra gaúcha falará mais alto? Como diz meu amigo Airton, lamber as feridas e tentar aprender com a derrota, e a única forma de amenizar tanto sofrimento duplo para um fanático tricolor, como ele mesmo diz. Porque doente, é para os fracos!!!
primo, em pimeiro lugar, nascemos tricolores e vamos morrer tricolores. isso quer dizer, torcer, ganhar, perder e sofrer, mas de uma forma tão intensa que só que é gremista entende. mas sobre o jogo na vila, tenho a minha opinião: dominamos o primeiro tempo, isso ninguem pode negar. o Santos estava boquiaberto. mas nao aproveitamos esse bom momento pra fazer nosso gol, nossa salvaçao, q teria mudado toda historia desse jogo. eu me perguntava, enqto pintava as unhas de azul, por qto tempo o Gremio vai conseguir sufocar o excelente time do Santos… a resposta veio no 2º tempo. os caras nao sao bobos, vieram com tudo. qto ao Joilson, acho q esta desempenhando bem seu papel. o neguinho corre e se esforça pra caramba; foi melhor q o Hugo nesta partida q errou um passe atras do outro ou nao conseguia dominar a bola. sobre o William só vou comentar q eu estava na Social qdo ele se lesionou bem na nossa frente. achei muito feio as palmas da social, como dizendo “graças a d’us tu nao joga mais”. nem eu nem o pedroca batemos palmas, nem ficamos felizes em ver um atleta se machucar, mas saber q ele nao entraria nas proximas partidas foi um alivio, pq ele nao fez nada nunca pelo Gremio. eu achava q dava mas tbm q seria dificil na vola, com robinho e neimar e nós sem rodrigo e sem mario… quem sabe na proxima!!! jamais perder as esperanças. como diz o Guido q só vai na Geral, o trabalho do torcedor é cantar, gritar e torcer. SEM PARAR!!!
Quanta choradeira!!! Perdeu porque é inferior, oras bolas!!
Ninguém é eterno! Nem meu Santos, que já foi o melhor clube de futebol de todos os tempos é eterno.
Só o nosso amor é que é eterno.
Hoje perde amanhã ganha, é por isso o que vale a pena.
Dá prá pedir a Deus sim. Ele é bondoso e nos perdoa, mesmo que tenha que ser um milagre difícil como este.
nao concordo com rafael… nao vejo choradeira. quem gosta de futebol, sabe perfeitamente q um dia se perde, outra se ganha e ainda se empata. e que nao se pode ganhar todas nem perder todas. o que estamos fazendo é aqui é simplesmente “comentar”, como as radios gauchas aqui fazem apos um jogo de tamanha importância… nada mais q isso, tudo q disseste é o obvio, mas todos tem direito a sua opiniao, sobre o plantel, sobre o tecnico, sobre a diretoria do seu time, sobre a escalação… isso é comentar futebol, é pra quem AMA futebol…
Parabéns meu querido sobrinho pelo belo comentário!!
Nada a acrescentar depois do comentário de Soninha!!!!
Continuamos na luta¨COM O GRÊMIO ONDE ELE ESTIVER¨¨
ha, rafael, lembrei de outra coisa sobre seu comentario “perdeu pq é inferior”. vê-se q vc entende muito pouco de futebol… nem sempre o time q ganha foi melhor em campo. se sua frase fosse verdadeira, o santos seria inferior ao gremio, ja q perdeu no Olimpico. mas o Gremio seria inferior ao Santos, pq perdeu na Vila. Como vc explica isso? Nao é tao simples assim, futebol nao é simples assim… Eu vejo o Santos como favorito contra o Vitoria na final, sem duvida, mas se perder… o Santos é inferior ao Vitoria? Pense nisso… falar o obvio é melhor nao falar… e vc tá lidando com uma mulher q conhece futebol desde os 5 anos de idade… nao receio em trocar opinioes com quem quer que seja… abraços a todos e que tenhamos uma otima copa do mundo!