O exterminador do futuro

 

Por Carlos Magno Gibrail

0,,14627708-EX,00

O exterminador do futuro para a ONG SOS Mata Atlântica é Aldo Rebelo, relator do Projeto de Lei que reforma o Código Florestal Brasileiro. Para ele são as ONGs, que de forma geral são patrocinadas pelo capital estrangeiro com interesse direto em impedir o avanço do agronegócio nacional.

Rebelo apresenta um discurso fortemente embasado em aspectos sociais. Criticando duramente a postulação do conservador inglês Roberto Malthus do século XIX, para quem a pobreza era imutável, transporta-a para a atualidade acusando os países ricos de absorver a tese malthusiana:

“O reacionarismo desumano de Malthus foi implacavelmente derrotado, na doutrina e na prática, mas ressurge, no confronto da agricultura fortemente subsidiada dos países desenvolvidos com a produção agrícola cada vez mais competitiva de nações como o Brasil”.

O romantismo de Aldo Rebelo, não encontra eco nos especialistas de tal forma que sábado através de artigo na Folha, os professores titulares* Thomas Levinson- Unicamp, Jean Metzger- USP, Carlos Joly- Unicamp e Ricardo Rodrigues- ESALQ ressaltaram que:

“A pretendida reforma deveria remover o estrangulamento para a expansão de terras agrícolas, hoje supostamente bloqueadas pela combinação de áreas de preservação permanente APP e reservas legais RL. Só que esse bloqueio não existe”.

“Realocando para cultivo agrícola terras com melhor aptidão, hoje ocupadas com pecuária de baixa produtividade, e aumentando a eficiência da pecuária nas demais, por meio de técnicas já bem conhecidas, a área cultivada no Brasil poderá ser quase dobrada, sem avançar um hectare sequer sobre a vegetação natural.”

A nova ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira um pouco nesta linha e querendo lembrar outra necessidade que é o fim do desmatamento ressalta: “Eu entendo que podemos expandir as fronteiras agrícolas sem a necessidade de se desmatar um hectare sequer”.

O ex-ministro Carlos Minc, alertava assertiva e oportunamente para os seguintes aspectos que considerava cruciais:

– Manutenção das RL reservas legais
-Manutenção da centralização das políticas de proteção ambiental, não permitindo a descentralização na forma de regionalização, transferindo aos Estados total autonomia
– Manutenção de condenação aos desmatadores, não permitindo sua absolvição

Do romantismo ao tecnicismo podemos derivar ao pragmatismo, que em termos de futuro aponta um limite aos 900 reais de subsídios na vaca européia, enquanto a produtividade brasileira irá quase duplicar. Entretanto as certificações deverão acompanhar as demandas e obrigarão o cuidado ambiental ser cada vez mais cuidado. É um alerta significativo para a bancada ruralista. Ou não?

Quanto ao futuro a melhor proposição vem do economista indiano Pavan Sukhdev, coordenador do projeto criado pelo G8 “A economia dos ecossistemas e da biodiversidade TEEB” em entrevista ao editor de Veja, Diogo Schelp:

“Em vez de arrecadar impostos sobre a renda e os bens, como é feito hoje, seria melhor taxar os efeitos externos negativos da atividade empresarial. As alíquotas deveriam ser aplicadas sobre o uso dos recursos naturais e dos materiais. O modelo atual apenas incentiva o mau uso do capital.”
Os ambientalistas agradecem. E nós também.

Carlos Magno Gibrail é doutor em marketing de moda e escreve às quartas-feiras no Blog do Mílton Jung


*Thomas Levinson – Prof. Titular da Unicamp e presidente da Associação Brasileira de Ciência Ecológica e Conservação, Jean Paul Metzger – Prof. da USP e Coordenador do Laboratório de Ecologia de Paisagens, Carlos Joly – Prof. Titular da Unicamp e Coordenador do Programa Biota – FAPESP, Ricardo Rodrigues – Prof. Titular da ESALQ USP e Coordenador do Laboratório de Restauração.

19 comentários sobre “O exterminador do futuro

  1. Felizmente a midia em geral tem destacado o assunto do Codigo Florestal.
    Herodoto Barbeiro entrevistou Feldman e Aldo.,Feldman se mostrou horrorizado com o comunista Aldo. Este por sua vez se ateve a defender o indefensável, que é entre outras coisas a anistia aos desmatadores.
    Na terça a Folha através da jornalista Nancy Dutra expõe relatos sobre a estadualização da proteção às florestas.
    Hoje a mesma Folha dá ao principal editoria todo o espaço para historiar o código florestal em matéria jornalistica das melhores. Vale a pena conferir.

  2. Ola Carlos
    O que existe de terras improdutivas pelo Brasil afora não e brincadeira
    Muitas destas terras podem pertencer a politicos, latifundiários, de igrejas, etc.
    Desmatar para que então?
    Carvoarias, mineradoras, agricultores gananciosos com o plantio e para obter altos ganhos com a soja, milho, etc.
    Partes dos estados do Rio Grande do Sul, Paraná,estão virando desertos pos dsematamento e inicio do plantio de soja, milho.
    Tanto é que muitos agricultores migraram para o centro oeste, do pais.
    Em São Paulo o plantio da cana idem.

  3. Caros Colegas Boa Copa,

    Eu como cohecedor do assunto, falo isso, porque sou pos-graduado em gestão ambiental. Fico apavorado quando escuto esse Sr. Aldo Rabelo falando que o codigo florestal Brasileiro, é equivocado. O que devemos esperar de uma pessoa dessa? será que esse senhor esta preocupado com o futuro do planeta, ele reduz de 20 para 7 m a reserva que os agricultores tem que deixar entre a margem do rio e a área plantada? Qual a divida que ele esta a serviço do lob da CNA? que tem como presidente a Sra. Katia Abreu, que é também uma exterminadora do futuro. Por acaso, vcs leram a reportagem da rvista veja do dia 5/05/010, edição 2163-ano 43-nº 18, onde ela reclama do MST e do PT. Faço uma pergunta: se essa Sra. fosse tão digna como ela fala, por que ela não paga os bilhões que os governos tem perduado dos grandes agricultores? será que ela lembra disso? por que na verdade, essa grana era nossa, foi impostos que pagamos. Essa grana toda, foi levado por eles e com certeza, engordaram as suas furtunas e nós, ficamos chupando o dedo. Agora, com o aval dela, vem o Sr. Aldo Rabelo, querendo acabar de destruir o pouco de floresta que temos. Temos que reagir, vamos fazer como fizemos na ficha limpa, vamos mandar e-mails, cartas, fazer paseatas, utilizar os meios que temos como por exemplo o nosso voto. Não podemos deixar que esses dois exterminadores acabem com uma das nossa riquezas.

    Abr,

    JRS.

  4. Desde o império o Brasil vem sendo devastado, violado, estuprado, extorquido.
    Basta visitar alguns países da Europa para constatar.
    Madeiras brasileiras.
    Ouro brasileiro.
    Metais brasileiros.
    Gemas brasileiras.
    Os guias turísticos dos tais países adoram falar que isso e aquilo veio do Brasil!
    Não é de hoje.
    Essa devastação que presenciamos, se bem que atualmente anos luz, maior que “nos antigamentes”, não é de hoje.
    O Brasil é um país onde tudo dá!
    Só que nós brasileiros, ex colonos, ficamos literalmente chupando os dedos, lambendo os beiços.
    E “os porderosos”, desde os tempos do Brasil colonia ficam cada vez mais ricos, muiti, bi, tri, bilionários
    Quando reclamamos, botamos as nossas bocas no trombone, rapidinho, procuram realizar algum tipo de evento, um futebolzinho.
    Só quero ver até onde vai dar a tal da lei da ficha limpa.
    Quem da “realeza” será cassado, processado?
    Mas como sempre, a culpa será do mordomo!
    E assim temos que trabalhar “somente cinco meses por ano” para pagar os impostos, dinheiro este ninguem sabe o certo para onde vai.
    Certamente, aqui no país das maravilhas é que não fica.

  5. José Sinval Rocha Silva, este caso é mais um capitulo a débito deste Congresso esdruxulo. É incompreensível a não ser que realmente vejamos com olhos corporativistas a maioria das votações. Cada feudo votando a favor dos respectivos grupos de interêsses e, sempre contra os interêsses gerais do país.

  6. Armando Italo,comentário 4, como podemos vivenciar o Congresso não é realmente confiável, pois até de ícones respeitáves como Pedro Simon temos que assistir ao maior desrespeito à Constituição ao lançar a quebra de contrato do petróleo e avançar na receita dos Estados produtores.
    É inadmissível. Priincipalmente se considerarmos o aspecto puramente eleitoral e minúsculo do interêsse pessoal.
    Tudo isso diante do maior desastre ecologico americano, enquanto a British Petroleum não tem competência para resolver o crime ambiental que protagoniza.
    A Holanda acaba de suspender ação no Pré Sal.
    Voltarei ao tema na quarta.

  7. O que mais me espanta e me deixa perplexo é o fato de alguns ainda insistirem em afirmar que são comunistas.
    O muro de Berlim foi posto abaixo
    A União soviética voltou a ser chamada de Russia
    O mundo atual é totalmente capitalista
    “Comunistas” trafegam com carrões importados, frequentam lojas de grife, shoppings careissimos, frequentam festas da alta sociedade, são sósios de clubes chics.
    quem realmente é comunista no Brasil?
    Profissionais renomados “comunistas” ministram palestras, work shops cobrando a bagatela de mais de 400 reais por pessoa.

  8. Olá mestre carlos Magno,

    Ouvi a entrevista desse péssimo parlamentar, chamado Aldo Rebelo, na CBN!

    Fiquei com os cabelos em pé! Na entrevista o comunista defende o vácuo, portanto merece um monitoramento 24 horas pelo cidadão e eleitor. Ele é um perigo para a natureza! Concedo à ele o título de inimigo público número 1 da Ecologia!

    Bem lembrado acima também -pelo José Sinval- a senhora senadora Katia Abreu que se lambuza do patrimonialismo instalado nesse país e se levarmos em conta suas posições, vamos perceber que vai nos tirar o oxigênio qualquer dia desses.

    Abraços mestre!

  9. Armando Italo,comentário 8.
    Comunista de acordo com o que se pode entender de Aldo Rebelo é o legislador que favorece o iconoclasta rural que será anistiado pelo Senado.
    Comunista a favor de latifundiários usando como escudo pequenos agricultores é dose para gente grande

  10. Caros Colegas Bom Dia,

    Infelizmente, ainda temos de conviver com esse tipo de pessoas como o Sr. Aldo Rabelo e a Sra. Katia Abreu, que só encherga as verdinhas na sua frente. E o planeta? a o planeta, que se dane, não é problema deles. Com certeza, eles devem esta pensando em ir para Marte. La não tem floresta, não tem agua pelos mensos ainda não foi comprovado. O me deixa mais idignado, é a cara de pau que eles tem de dizer que são perseguidos por estarem falndo a verdade ou seja, estarem defendendo um agricultura. Agora, o mais agravante de tudo isso, é que esse gupo tem o apoio do psdb. Não sei se vcs viram uma das entrevistas do pre-candidato desse partido. Ele falou com todas as letras, que vai apoiar os grandes pecuaristas e agricultores, pois segundo ele, esse pessoal, não tem segurança para produzir e exportar. Lebrem, que foi no governo fhc, que os agricultores tiveram as dividas perdoadas e um dos maiores desvastamento da amazonia. No estado de SP, grande para das área de preservação, estão sendo consumida pelas construções dos condominios de luxos, com aval do governo estadual/municipal. Acho, que temos utilizar bem o nosso voto pois ainda é a nossa melhor arma para tirar essses exterminadores.

    Abr,

    JS.

  11. Tipo
    Vote em mim que libero tudo!
    Todos tem os seu preço.
    e muitos são latifundiários, agricultores, pecuaristas, donos de construtoras, incorporadoras, etc.
    E eis ai os lobbys.

  12. José Sinval Rocha da Silva, o editor de Ciência da FOLHA no domingo destacou o parecer do ecólogo da USP Jean Paul Metzger que alerta a falta de técnicos para cumprir este novo Código Florestal, se aprovado.Os pedidos de APP- área de preservação permanente , isto é, margens de rios,encostas , várzeas e topos de morro, nas quais a vegetação deve ficar intacta porque conserva recurso hídricos e impede a erosão , e de Reserva Legal, a porção de um imóvel rural na qual a vegetação nativa deve ser mantida – terão que ser analisados por ambientalistas.E, 90% dos municipíos não tem sequer orgão ambiental, esclarece Metzger.

  13. Bom Dia MIlton e Mues caros Blogueiros,

    Fiquem atentos, esta chegando o dia, de entra em discursão o novo codigo florestal Brasileiro. Não podemos abri a guarda por que se não, os exterminadores do futoro: Sr. Aldo Rabelo e Sra. Katia Abreu, vai transformar a nossas riquezas floretais em bois, sorja, cana de açúcar e outros produtos. E no fim do ano, recebem o perdão das dividas do dinheiro que eles gastaram para sepultar as nossas floretas.
    Vamos enchar as cxs. de mensagens dos deputados e senadores, não podemos deixar que anomalia que ameaça o nosso planeta seja aprovado.

    Abr e boa semana a todos,

    JRS.

  14. A CORAGEM MORAL DE ALDO REBELO

    Acreditem , este é o titulo do artigo da senadora Kátia Abreu, do DEM de Tocantins, presidente da CNA Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, publicado na FOLHA de hoje, 24 de junho de 2010.

    Ela compara Aldo a Sobral Pinto, mas não explica por que o novo codigo florestal proposto é benéfico , apenas diz que o é.

  15. Bom Dia Meus caros Blogueiros e Milton Jung,

    Carlos, eu acho que essa senhora, devia ser processada pelos crimes ambiental que cometeu e pelas terras que com certeza, ela grilou e as cultivou com o nosso dinheiro. O grande problema é que ela deve ter seu curral eleitoral e os seus eleitores, caso não vote nela, deve serem gastigados com 30 xibatadas em preça publica.
    Se não abrirmos os olhos, essa droga de codigo vai ser aprovado e depois, vamos ficar as contas para pagarmos e com o prejuizo ambiental. Por que esses dois exterminadores do futuro, estão se lixando para o nosso planeta.

    Bom Jogo a todos,

    JSR.

  16. Bom Dia Milton e Meus Colegas Blogueiros,

    Olha só, as festas juninas, já passaram e os jogos da copo. estão chegando ao fim. Todos nos sabemos, que quando é do intesse deles, a turma do congreso e do senado, trabalham na calada da noite. Não vamos deixar que as nossas requezas floretais chegam como esta anuncinado a ONG SOS MATA ATLANTICA., que é o funeral das nossas belezas. Vamos agi, igual fizemos com a ficha limpo.

    Abr e uma vitoria para a nossa seleção.

    JR.

  17. Bom Meus blogueiros e Milton Jung,

    Infelizmente a nossa riquezas floretais esta sendo velada e o que me parce, não vai ter jeito, a nossa vai ser sim sepultada infelizmente. Os ratos roedores de nossas reservas floretais, estão vencendo. A nossa unica esperança é nosso presidente vetar essa anomalia. Tenho a mais clara certeza do mundo, que nós temos que dar a nossa resposta no voto. A começar por SP. Lembrem-se de quem foi sabatinado pela roedora nº 1 da CNA e se comprometeu com corpo e alma. vamos nessa.

    Abr,

    JSR.

Deixe um comentário