Trólebus no ritmo da Copa

 

Veículo elétrico da empresa operadora Metra foi decorado para mostrar ao País a torcida pela seleção e pela alegria do povo brasileiro. Já é a segunda empresa no ABC que prepara um veículo especial para comemorar o mundial de futebol

Por Adamo Bazani

A ansiedade está cada vez maior pelos nossos astros da bol, que têm a missão muito maior do que ganhar algumas partidas, mas de proporcionar a alegria que o brasileiro merece, fazerem bonito neste mundial da África do Sul, em 2010.

Pelo menos a torcida brasileira, como sempre, faz sua parte. Da simples bandeirinha na janela de uma casa humilde de alguma periferia neste País de dimensões continentais até a mais sofisticada decoração no luxuoso estabelecimento comercial ou conjunto residencial, ricos e pobres, iletrados e cultos, todos falam a mesma língua e proporcionam à Nação uma energia especial que pode ser sentida de alguma forma nas ruas, apesar de todos os problemas que a população enfrenta.

E esse clima contagiou de vez o setor de transportes no ABC Paulista.

Depois do BUS COPA, que roda pelas ruas de Santo André, com o simpático motorista Edílson Oliveira Santos, da Viação Vaz, agora é a vez de um dos melhores sistemas de transportes com tecnologia limpa do País, exemplo para o mundo, com corredor segregado moderno, também mostrar sua torcida.
Até o final da Copa do Mundo, em 11 de julho, roda pelo Corredor Metropolitano ABD, um trólebus todo decorado, com adesivação especial em homenagem ao esporte maior da nação. No corredor que liga São Mateus, na zona leste da capital, ao bairro do Jabaquara, na zona sul, passando pelos municípios de Santo André, São Bernardo do Campo, Diadema, e Mauá, na região do ABC, a empresa operadora Metra decorou o trólebus de prefixo 7301, modelo Urbanuss Pluss LF, que pode ser visto revezando de linhas no corredor exclusivo.

Aliás, o sistema tem de comemorar mesmo na Copa.

Para a instalação dos BRTs (Bus Rapid Transit), em cidades como Pretória, Joanesburgo, Porto Elizabeth, Cidade do Cabo, o sistema do ABC Paulista foi uma das inspirações para as autoridades sul-africanas, que também consideraram os exemplos de Curitiba, o primeiro sistema de via segregada com embarque rápido e veículos especiais do mundo, inaugurado em 1974, e o Transmilênio, de Bogotá, na Colômbia.

Aliás, a Colômbia que mesmo não jogando, foi muito bem representada na Copa do Mundo, com a apresentação da pop Star Shakira. Como o país está fora do mundial, restou à musa torcer pelo Brasil, conforme declarou em entrevista, em bom português, ao canal Sport TV que você pode conferir aqui.

A escolha do carro 7301 também não foi à toa.

O veículo é um dos orgulhos da Metra e uma prova de que o Brasil tem muito mais a oferecer ao mundo que o Futebol. Uma destas coisas é a tecnologia de ponta 100% nacional para transportes coletivos limpos. O trólebus que tem mais de 10 anos funcionava com sistema de corrente contínua e chassi de tração importado. A empresa Eletra, que produz veículos sem emissão de poluentes totalmente brasileiros, pertencente ao grupo da Metra e da Auto Viação ABC, numa operação inédita, no ano passado, conseguiu converter o trólebus para corrente alternada.

O sistema é mais econômico, moderno e possibilita maior força de arranque nas operações do trólebus. A principal vantagem, no entanto, é que pelo fato de a corrente ser alternada, a relação entre o motor e o eixo de tração é bem mais simples. Sendo assim, os trólebus de corrente contínua usam eixos de tração importados, já o de alternada, possibilita o uso de qualquer eixo nacional, articulado por conta do peso maior de um trólebus.

Este tipo de eixo é bem mais barato, elimina as taxas de importação e a manutenção é simplificada, podendo-se achar peça de reposição em qualquer concessionária ou revenda especializada.

Sem a necessidade de importação das peças, é mais fácil controlar os estoques e as reposições são mais rápidas.

Além disso, a Metra aproveitou o layout do ônibus elétrico para decorá-lo, pois é o único do sistema que possui o padrão de cor verde, justamente por causa dessa alteração conseguida pela empresa Eletra. Com as frases “Todos Torcemos pelo Brasil” e “Brasil Rumo ao Hexa”, a pintura verde do trólebus, na lataria, se une a um campo de futebol, estampado na janela, que é inteiriça por conta do ar condicionado.  No desenho, um jogador está pronto para chutar e fazer o que é mais importante numa partida: o gol. Afinal, “Bola na Trave não Altera o Placar.”

Ao fundo deste cenário, uma torcida com confetes, enfeites bem alegres e uma bandeira do Brasil tremulando … Típico cenário dos estádios e da casa de muita gente. Um dos detalhes mais bonitos é a bandeira no vidro traseiro.

Rosana Isabel dos Santos, de 24 anos, usuária do corredor metropolitano, gostou da idéia. “A bandeira atrás do ônibus poderia ficar sempre, mesmo depois da Copa.”, comentava sorridente.

Vale lembrar que o trólebus da Copa só vai operar no trecho entre São Mateus, Santo André e São Bernardo do Campo, até o Terminal de Piraporinha, únicos trechos do corredor eletrificados e que podem receber este tipo de veículo.

Pela Metra, a torcida pela seleção será mais saudável e com o ar mais limpo. Afinal, o trólebus, depois de 61 anos no Brasil, ainda é o único veículo com emissão zero de poluentes, economicamente viável com a realidade brasileira.

Os ônibus decorados no ABC Paulista foram aprovados pela população. Basta ver se aprova, hoje, o time de Dunga.

Adamo Bazani, jornalista, busólogo, fã da Shakira, torce para o Brasil e escreve no Blog do Mílton Jung.

6 comentários sobre “Trólebus no ritmo da Copa

  1. Se os brasileiros tivessem a mesma dedidcação no trato das coisas públicas e coletivas que têm pra torcer pela seleção, o país seria outro.

  2. Parabéns à toda diretoria da Metra na pessoa da Dna Beatriz Setti Braga na qual sou fã incondicional uma pessoa maravilhosa, na qual externo meus parabéns pela iniciativa em ter escolhido este grande representante do Corredor Verde é mais uma iniciativa mostrando a importancia do transporte elétrico no Brasil. Até na copa estamos presentes e bem representados.

    Parabéns ao Milton Jung, Parabéns Adamo Bazzani bela matéria.

    Abraços
    Marcos Galesi

Deixe um comentário