O primeiro ônibus movido a energia solar está rodando nas ruas de Adelaide, na Austrália, desde fevereiro. O motor é elétrico e recarregado através de um sistema de células fotovoltaicas que estão na estação central. E tem capacidade de viajar cerca de 200 quilômetros entre as recargas.
A informação foi enviada pelo ouvinte-internauta e geofísico Frederico Sosnowski (@fredrski) depois de ouvir questão apresentada por outro ouvinte-internauta do CBN SP, Claudio Vieira (@AlmirVieira), no programa dessa quinta-feira.
O ônibus fabricado pela empresa Designline International, da Nova Zelândia, transporta até 40 passageiros e foi batizado Tindo – palavra aborígene que significa “sol”. De acordo com o governo local, desde que começou a operar, o veículo já rodou 55 mil quilômetros e teria economizado mais de 14 mil litros de diesel. Calcula-se que em um ano, o ônibus movido a energia solar teria evitado que 70 toneladas de CO2 fossem jogadam no meio ambiente.
Para conhecer melhor o veículo entre no site Adelaide City Council.

Pelo que sei, tudo funciona na Australia e outros países desenvolvidos porque são governados por gente seria, que se interessam realmente pelo povo, ecosistema, as leis para quem anda fora dos trilhos são extremamente rigidas.
Poliotico que mete a mão, literalmente dança feio!
Vai para a cana sem dó e sem piedade.
Lobbys não tem vez como aqui no Brasil, principalmente no estado de São Paulo.
Nos meus tempos de aviação conheci muitos países que é de fazer inveja, tamanha organização, respeito pelo eleitor, etc.
Então obviamente, novos projetos e propostas para melhorar ainda mais a qualidade de vida da população é imediatamente posta em prática, depois de devidamente aprovados dentro das normas técnicas e leis estabelecidas.
Ja li sobre automoveis movidos a água, a ar.
Perfeitamente!
Masssssssssssssss.
Os lobys petrolifero, das montadoras, das construtoras, das incorporadoras, financiadores e padrinhos de politicos, no Brasil mandam e desmandam, fazem o que bem entendem.
alguem duvida?
E assim desde o império, ou melhor,
Desde o descobrimento do Brasil.
A coisa está enraizada e vai demorar séculos para pelo menos chegar próximo a paises realmente desenvolvidos.
Milton,
Além de tudo esse ônibus é lindo!
Será que o Ádamo já viu?