Lembro da primeira feira de franquia da qual participei como jornalista, lá pelos anos de 1990. Decepcionante cobertura, pois a ideia era mostrar em reportagem de televisão, ao vivo, um negócio que começava a aparecer no País. Tudo que havia, além do ânimo das declarações daqueles empreendedores, era uma sala com algumas carteiras escolares espalhadas, onde cada um apresentava seu negócio.
O mercado de franquias cresceu consideravelmente desde então. No Brasil, centenas de empresas ganharam destaque criando uma série de oportunidades para profissionais de diferentes ramos. Em um cenário que tem amplo domínio de marcas nacionais, empresas estrangeiras começam a chegar com muito mais interesse dadas as condições econômicas do País.
Nesta entrevista, ao Mudo Corporativo, a gestora de negócios Filomena Garcia, sócia da Franchise Store, fala das melhores práticas de marketing para franqueadores e franqueados. E responde a perguntas de ouvintes-internautas interessados em montar seu negócio.
Assista aqui ao vídeo com Filomena Garcia
Filomena Garcia lançou com Denis Santini o livro Marketing para Franquias, pela Editora Saraiva.
O Mundo Corporativo vai ao ar, ao vivo, às quartas-feiras, 11 da manhã, no site da rádio CBN, com a participação de ouvintes-internautas pelo Twitter @jornaldacbn e pelo e-mail mundocorporativo@cbn.com.br. O programa é reproduzido, aos sábados, a partir das 8 da manhã, no Jornal da CBN
Milton, muito boa e oportuna a escolha do tema e da entrevistada, pois a partir de quarta feira terá inicio o maior evento de franquia do país. E a Filomena Garcia tem o que falar, pois tem bagagem para tal.
Ainda na quarta, voltaremos ao assunto franquias.