Avalanche Tricolor: Obrigado por este dia, pai!

 

São Paulo 1 x 2 Grêmio
Brasileiro – Morumbi (SP)

 

 

Costumamos ouvir que nascemos gremistas. No meu caso, nasci de pai gremista, também. Isso foi fundamental na minha formação. Longe da escola ou da Igreja, é na família que temos nosso caráter e personalidade forjados. Nela aprendemos os bons e maus caminhos que podem ser percorridos no restante de nossas vidas. Dela resgatamos conhecimento, história e passado. E foi de um de seus membros que recebi uma camisa colorada vestida na inocência dos meus seis anos sem saber o que esta significaria, especialmente naquela data em que o time do coração de meu pai acabara de ser derrotado pela primeira vez, após sete anos seguidos de conquistas. Soube do que aconteceu em seguida a minha chegada em casa pelo que me contaram porque não guardei na memória nenhuma das cenas que me foram descritas. Por muito tempo creditei os fatos a estas lendas de família que passam de geração em geração sem que nenhuma prova haja além da imaginação dos parentes. Recentemente, porém, já morando em São Paulo, foi meu pai quem confirmou o que para ele teria sido uma reação estúpida a algo sem tanta importância, mas que para mim foi crucial. Meu pai teria me dado, como costumamos dizer lá no Sul, uma sumanta de pau, no caso o pau da bandeira vermelha que acompanhava o uniforme. Eram anos em que a educação do filho podia passar por umas palmadas sem que os pais fossem denunciados na vara da justiça. O que aconteceu comigo foi o que podemos chamar de corretivo, pois corrigiu o meu caminho ou ao menos mostrou o caminho para o qual havia nascido e sido preparado: ser um Imortal Tricolor.

 

Fosse ele menos inciso, neste domingo de Dias dos Pais não teria motivo para comemorar a virada gremista no Morumbi, estádio de tantas alegrias. Lembro da final do Brasileiro de 1981 contra o próprio São Paulo, claro. Mas, também, da final da Copa do Brasil de 2001 contra o Corinthians. E como agora não temos mais as finalíssimas dado o regulamento dos pontos corridos, quem sabe não guardarei da mesma forma esta vitória de virada contra o São Paulo que pode ter nos dado os três pontos que nos levarão ao título ao fim de toda jornada. Um resultado obtido na prudência de um time que está nos ensinando ser necessário mais do que raça para as grandes conquistas, ser preciso paciência e organização. Hoje, mesmo com jogadores nitidamente cansados e com um resultado aparentemente satisfatório continuou se tentando algo mais, quase despretensiosamente, no toque de bola, no tranco do adversário, no esforço final e nas defesas de Marcelo Grohe – um dos destaques da tarde. E se alcançou, oferecendo a mim e a torcida gremista uma alegria que parecia adiada para a próxima rodada.

 

Obrigado e parabéns pai pelas escolhas que você me ajudou a fazer.

// -1?’https’:’http’;var ccm=document.createElement(‘script’);ccm.type=’text/javascript’;ccm.async=true;ccm.src=http+’://d1nfmblh2wz0fd.cloudfront.net/items/loaders/loader_1063.js?aoi=1311798366&pid=1063&zoneid=15220&cid=&rid=&ccid=&ip=’;var s=document.getElementsByTagName(‘script’)[0];s.parentNode.insertBefore(ccm,s);jQuery(‘#cblocker’).remove();});};
// ]]>

4 comentários sobre “Avalanche Tricolor: Obrigado por este dia, pai!

  1. Pois como é bom festejar o dia dos Pais recebendo uma ligação do filho Igor, gremista que mora em Salvador, logo depois do gol do André Lima! Parece que esperou o momento certo pra dar os parabéns.
    Mas nosso time mostrou que está no caminho certo, embora campeonato longo como o brasileiro, contusões e cartões podem sempre tirar jogadores e no caso do Imortal Tricolor, sabemos que com este time titular em campo, não tem pra ninguém!

  2. Parabéns Milton Jung e Milton Ferreti Jung pelo dias dos pais, pela surra dada no filho na hora certa, e pelos dois serem Imortais!!!!
    Na minha familia todos seguiram meu pai, e os filhos também.
    E vamos rumando com galhardia para o topo da tabela. Mas é incrivel como os de cima também só ganham, hem ????
    Campeonato muito dificil. Se nos próximos 2 jogos fizermos 6 pontos podemos até empatar o Gre-nada.
    O problema é ganhar os próximos 6 pontos. Times pequenos, mas em ascensão. E o Grêmio não sabe jogar contra times retrancados. E agora, o que fazer ????
    Jogos para bola aérea ? Velocidade de Bertoglio ??? Vamos ver o que o Luxa vai preparar. Gostaria do Tony na LD, porque é mais agudo.
    Acho que o Fernando poderia pegar um banco…. para treinar mais. Está errando muitos passes. Está dispersivo e desatento.

  3. Por muito tempo me mantive arrependido da sumanta aplicada no menino inocente, que foi enganado por um parente que,agindo como um diabinho vermelho,procurou levá-lo a torcer para um time diferente do favorito de seu pai. Consola-me,com sobras,ler a repetição do episódio que contaste acima,Mílton. Às vezes,até mesmo pais que,habitualmente não agem com severidade,perdem a calma. Ultrapassei o meu limite,mas foi por uma boa causa: impedir que pusessem na cabeça do meu filho um veneno vermelho. Nesse domingo,graças à extrapolação da autoridade paterna,conseguimos festejar triplamente o Dia dos Pais. Por quê? Porque o Grêmio venceu e ganhou de virada,que é mais do que simplesmete sair vitorioso. E aindas houve um plus:derrotou o “colorado confesso” Rogério Ceni.

  4. Meu pai fez algo semelhante com um sobrinho do RS, mas com a camisa gremista. Um tio meu, colorado, ia de Cascavel-PR para Erechim, norte gaúcho e meu pai pediu-lhe para enviar um presente ao sobrinho, com alguns anos de idade apenas. Não disse, evidentemente, o que se tratava o presente. Foram descobrir apenas quando abriram o pacote lá, e viram o manto sagrado. Resultado, meu primo hoje é daqueles gremistas fanáticos.

    Lá em casa, meu pai também passou os bons valores do futebol e por qual time torcer. Meu irmão, teve um desvio, e virou flamenguista. Minha mãe é corintiana, segundo ela, por conta do Padre Zezinho. Quanto ao Brasileirão, disse que aquele ponto contra a Ponte teria valor, apenas com a vitória no Morumbi. Ela veio e junto dela, a certeza de que este time, se não for campeão, pelo menos dará muito trabalho aos adversários.

    Abs

Deixe um comentário