Por George Nogueira de Lima
Ouvinte-internauta do Jornal da CBN
Ouça o texto que foi ao ar na CBN, sonorizado pelo Cláudio Antônio
Vinte e cinco de janeiro de 1999. Foi exatamente esta data que saí de Fortaleza, no Ceará, para tentar a vida em São Paulo. Viajei por aproximadamente 50 horas em busca de fazer a vida na “cidade grande”. Tinha apenas 19 anos. Se quer tinha concluído o ensino médio. Tão logo cheguei na cidade comecei a trabalhar de office boy em uma pequena assessoria de cobrança, que fechou as portas em menos de seis meses de atividade. Foi aí que comecei a fazer o supletivo para concluir o ensino médio e melhorar as expectativas de vida. Concomitantemente, fui trabalhar na região do Brás, fazendo estoque em uma loja de cama, mesa e banho.
Findo o ano de 1999, conclui o ensino médio e emendei o vestibular em uma faculdade de Direito. A partir daí, as coisas melhoraram, e com pouco mais de seis meses de faculdade consegui um estágio, minimizando um pouco o sofrimento de pegar caixas pesadas e percorrer as ruas Orientes, Maria Marcolina e adjacências. Concluí o curso de Direito no fim de 2004 e fui aprovado no primeiro exame da Ordem dos Advogados.
São Paulo me propiciou a fazer uma graduação. Também formei família. Hoje, tenho uma vida estável com casa própria, carro novo, faço viagens com a família … Tenho uma vida privilegiada, mas que me custou muito suor, noites em claro, frio, calor, saudades. Não foi fácil, mas não vim em busca de facilidades. Quem quer trabalhar, venha para São Paulo. Aqui tem. Tem trabalho e oportunidades. Hoje, sem renunciar a minha terra natal, me sinto cidadão paulistano. Sempre retorno à Fortaleza para gozar parte das minhas férias, mas sinto que meu lugar é São Paulo.
George Nogueira de Lima é personagem do Conte Sua História de São Paulo. Conte você também mais um capítulo da nossa cidade. Escreva para milton@cbn.com.br e comemore os 459 anos de São Paulo.