Participe: Humberto Dantas faz palestra sobre como fiscalizar os vereadores

 

Plenario da CMSP as 16 horas

 

O uso da política para o desenvolvimento da sua cidade é uma das propostas da rede Adote um Vereador, que incentiva o cidadão a controlar seus representantes na Câmara Municipal, desde 2008. De forma voluntária e independente, o eleitor escolhe um vereador da sua cidade e se compromete a fazer o acompanhamento do trabalho legislativo dele. A intenção é que as informações que forem levantadas sejam compartilhadas em blogs, sites e redes sociais fazendo com que este conhecimento se espalhe na sociedade e ajude a qualificar nossas escolhas nas eleições. Nesse sábado, a rede Adote um Vereador de São Paulo convidou o cientista político Humberto Dantas a realizar palestra LEGISLATIVO E CIDADE – Uma relação estratégica no contexto da democracia. Dantas tem colaborado nas ações de acompanhamento do trabalho parlamentar por cidadãos brasileiros e incentivado a participação dos eleitores para influenciar a política em suas diferentes esferas.

 

Para Humberto Dantas, quando se exerce bem as tarefas de legislar e fiscalizar se consegue Câmara Municipais menos clientelistas. Para o cidadão fazer um bom acompanhamento do vereador, ele cita alguns critérios: eficiência do parlamentar como legislador e fiscalizador, a capacidade de ser coerente com as posições do partido, a habilidade enquanto gestor e a transparência do mandato.

 

A palestra de Humberto Dantas será no auditório do Pátio do Colégio, no centro de São Paulo, entre 14 e 16 horas, neste sábado, dia 10 de agosto. O evento é gratuito. Como o local tem lotação limitada, a entrada será por ordem de chegada, portanto chegue cedo.

2 comentários sobre “Participe: Humberto Dantas faz palestra sobre como fiscalizar os vereadores

  1. Os Vereadores têm quatro funções principais:

    Função Legislativa: consiste em elaborar as leis que são de competência do Município, discutir e votar os projetos que serão transformados em Leis buscando organizar a vida da comunidade.

    Função Fiscalizadora: O Vereador tem o poder e o dever de fiscalizar a administração, cuidar da aplicação dos recursos, a observância do orçamento. Também fiscaliza através do pedido de informações.

    Função de Assessoramento ao Executivo: Esta função é aplicada as atividades parlamentares de apoio e de discussão das políticas públicas a serem implantadas por programas governamentais, via plano plurianual, lei de diretrizes orçamentárias e lei orçamentária anual(poder de emendar, participação da sociedade e a realização de audiências públicas).

    Função Julgadora: A Câmara tem a função de apreciação das contas públicas dos administradores e da apuração de infrações político-administrativas por parte do Prefeito e dos Vereadores.

    Os vereadores precisam ser controlados e fiscalizados para cumprirem a sua função com honestidade e transparência.

  2. Fiscalizar vereadores a partir de uma viela

    [ Até quando vão tirar proveito da pobreza ou fraqueza das pessoas ? ]

    Uma das das melhores formas de fiscalizar os vereadores de São Paulo é andar pelos bairros onde tiveram boa votação ou votação expressiva.

    Na Zona Sul, por exemplo, dá para se medir um vereador pelo estado de conservação de uma viela -, importantes passagens da periferia profunda.

    Ao andar pelas vielas do Campo Limpo/Capão Redondo, assustei-me com a quantidade de propaganda política em paredes de casas simples de vielas escuras, sujas, largada às traças. Em Perus, Zona Oeste , as vielas desaparecem no abandono, na Zona Leste, elas pedem socorro.

    As vielas da cidade são, na maioria, usadas como galerias de candidatos, e pior : currais eleitorais. Alguns ‘compram’ a viela inteira.

    A vielas precisam de mais atenção da Prefeitura e, principalmente da Câmara Municipal.

    Até quando vão tirar proveito da pobreza ou fraqueza das pessoas ?

    Existe dotação orçamentária específica para reformas de vielas em São Paulo ?

    Devanir Amâncio

Deixe um comentário