“Condição sine qua non para você gerir bem qualquer coisa é diagnóstico, conheça o problema, atue sobre ele, controla para ver se aquilo que você programou tá dando resultado, mede – que depois você roda este ciclo de novo”. A sugestão é do consultor Wilson Risolia, líder da Falconi Educação, em entrevista ao jornalista Mílton Jung, no Mundo Corporativo da CBN.
Risolia, ex-secretário estadual de Educação do Rio de Janeiro, fala de como um programa de gestão qualificado e competente pode melhorar o desempenho das escolas, dos professores e dos alunos. Na entrevista, ele também trata de mudanças no currículo escolar e outros desafios do setor.
O Mundo Corporativo pode ser assistido, ao vivo, às quartas-feiras, 11 horas, no site http://www.cbn.com.br. O quadro é reproduzido aos sábados no Jornal da CBN. Colaboraram com o Mundo Corporativo: Alessandra Dias, Douglas Matos e Débora Gonçalves.
Interessantes reflexões… Mas pela urgência do tempo as questões são pouca aprofundadas. Fico me perguntando:
a) quem é escolhido para realizar o exame do Pisa?
b) porque querendo mudar a educação, o grupo Falcônidas cobra tanto em seus curso?
c) como Pernambuco pode ser dado como exemplo e tem tantas crianças e jovens fora da escola?
d) Não seria interessante formar melhor o professor, quando ele está no Ensino Superior?
e) Como podem ser autorizadas faculdades com tão pouca condição para formar docentes?
f) como atrair os alunos que demonstram melhor desempenho para a carreira docente em especial nos anos iniciais?
g) Não dá para ficar feliz, quando a gente acorda com a notícia que o Governo Federal vai cortar investimentos em Educação e Saúde ?