Por Wilson Jesus Thomaz Dutra
Ouvinte-internauta da rádio CBN
Infância querida em São Paulo!
Estamos em 1958. Eu com seis anos, morador em uma pequena rua sem asfalto no bairro do Ipiranga, zona Sul de São Paulo. Recordo que nossas brincadeiras eram de escorregar no barro quando chovia, e isso provocava grandes “gargalhadas” de nossas mães quando viam nossas roupas sujas de barro; subir em goiabeira, ameixeira, pitangueiras e outras árvores frutíferas – saboreávamos aqueles frutos com néctar dos deuses!
A lembrança que mais me deixa saudoso é a da coleta do lixo. Era realizada por um carroção puxado a 4 ou 6 burros que pareciam ensinados, já que a qualquer assovio dos homens que recolhiam o lixo, os animais paravam ou andavam. Para nós moleques aquilo era uma festa! Em todas as datas comemorativas como Páscoa, Natal e Ano Novo saíamos correndo atrás daqueles homens para darmos a eles algum dinheirinho reservado por nossas mães em agradecimento pelo trabalho que realizavam.
Bem diferente dos dias atuais!
Wilson Jesus Thomaz Dutra é personagem do Conte Sua História de São Paulo. A sonorização é do Cláudio Antonio. Conte você também mais um capítulo da nossa cidade. Escreva para milton@cbn.com.br.
Puxa, de longa data este costume de oferecer caixinha aos coletores de lixo, profissão tão importante para nossa sociedade. Imagino a alegria da criançada!
A caixinha permanece, mas agora é o coletor que corre atrás da gente.
É verdade, Milton! E na mesma proporção, muitos fogem deles também, tempos difíceis para quase todos os bolsos!
Realmente minha amiga Dalva Rodrigues; era uma alegria mesmo! Eles nos agradeciam e muito!
Wilson, ainda hoje a maioria deles agradecem, retiram as luvas para pegar o dinheiro, colocam no bolso e saem alegres na tarefa nada fácil ainda mais em uma cidade tão grande…Acho que era menos cansativo que nos tempos dos burros inteligentes!
verdade minha amiga, porém hoje eles pedem na época nós dávamos eis a diferença!
era um costume mesmo darmos como vc disse hj eles pedem tanto lixeiros como carteiros sempre foi de costume nosso reconhecer o trabalho feito por eles durante o ano todo com muito carinho e dedicação.
Agora subir em pé de árvore essa sim me remeteu ao passado que saudades dos nossos tempos , tempo bom sem maldades, linda matéria meu amigo Wilson um grande bj
obrigado minha querida amiga!
Olá, bom dia!
Por favor, precisamos do e-mail/telefone do Milton Jung da CBN para fazermos um convite a ele para um evento.
Obrigada,
Atenciosamente,
Profa. Ms. Vera Lúcia Vieira
Consultora-Diretora
Customer Sat Consultoria, Coaching, Treinamento e Pesquisa Ltda.
http://www.customersat.com.br
Associada à :
Tel. +55 11 3042-6994 Cel. 99407-9113
Skype: vera.vieira.sp
Clique aqui para ver a entrevista de Vera Lúcia Vieira sobre as Empresas nas MÃdias Sociais