
Os ângulos de São Paulo ficam ainda mais interessantes quando captados pelas lentes do fotógrafo e editor Luiz Cersosimo. Talvez porque ele seja paulistano — e o interesse em revelar a cidade em que nasceu torna seu trabalho ainda mais apaixonante –, mas, certamente, boa parte do resultado das imagens que registra tem a ver com seu olhar que é especial e sensível para as coisas o mundo (e das cidades).

Às vésperas do aniversário de 465 anos da cidade, recebi dois dos livros publicados pelo fotógrafo, São Paulo:Centro e Urbanidade, que me permitiram entender melhor tudo que ele me falou um dia quando nos encontramos, por acaso, em um café de shopping da cidade. Ele referiu-se ao Conte Sua História de São Paulo — já que admirava o programa que tradicionalmente vai ao ar aos sábados e, nesta semana, está em edição especial no Jornal da CBN.

Confesso que esperei receber um texto assinado por ele. Peço perdão por minha expectativa errada. Cersosimo conta a história de São Paulo em imagens, algumas das quais compartilhadas neste post.
Lá no site da Editora do Olhar, lançada pelo fotógrafo com a intenção de criar, produzir e distribuir conteúdo visual por meio de publicações impressas e digitais, encontre o texto abaixo, um flash do que ele pensa sobre seu trabalho fotográfico:
O olho abraça a beleza do mundo inteiro
O olhar desvela o que observa e constrói mundos e narrativas
A fotografia não é tão somente o espelhamento do real, mas a extensão poética do que nossos olhos enxergam
O que vemos na imagem são as causas e os efeitos dela própria em nosso olhar
O olhar é o mais espiritual de todos os sentidos
Ver é olhar para tomar conhecimento
A única coisa que existe é o que sentimos.