Sua Marca Vai Ser Um Sucesso: a força local em “Marcas dos Cariocas”

reprodução da capa de O Globo com o resultado do Marcas dos Cariocas 2022

“O Brasil é um país muito plural, e possui marcas nacionais e internacionais muito fortes bem estabelecidas por aqui, mas quando observamos com uma lupa certa região, as marcas regionais sempre têm força”

Cecília Russo

O Rio de Janeiro é uma cidade com identidade universal mas tem uma personalidade local, também. E isso fica evidente no resultado da pesquisa “Marcas dos Cariocas”, do jornal O Globo, que chegou a sua décima-terceira edição. Jaime Troiano e Cecília Russo, nossos comentaristas, é que estão à frente da elaboração deste estudo e têm visto, ano após ano, o fortalecimento de marcas tipicamente cariocas, como é o caso da Drogaria Pacheco e dos Supermercados Guanabara, por exemplo:

“…por que mais do que serem marcas nascidas no Rio, são marcas que entendem o carioca, que os representam de forma genuína, e que estão ali no dia a dia deles, sempre presente, para atendê-los”.  

Ceília Russo

A ideia do localismo, uma das tendências da gestão de marcas para o ano de 2023 — falamos disso no programa anterior a este que você também encontra aqui no blog — fica evidente quando os pesquisadores querem saber quais as as “Marcas que são a cara do Rio”, onde o consumidor elege aquelas que representam, em sua essência, o que é o Rio de Janeiro. Além da Pacheco e do Guanabara, a lista conta com a presença do Mate Leão, do Biscoito Globo e das Havaianas — que já são presença história no ranking realizado pela TroiannoBranding. Como se percebe, exceção a marca de sandálias de dedos, todas as demais são nativas.

Alguns destaques na lista de marcas eleitas pelos cariocas são aquelas que saltaram para o todo do ranking em suas categorias nesta edição: Nubank, Pic Pay, Claro, Shopee e Heineken. Atente-se para o fato de que as quatro primeiras revelam outra tendência nos últimos tempos que é o fortalecimento das marcas nascidas no digital. A Heineken, por sua vez, cresceu muito diante das ações relacionadas ao Rock in Rio.

Diante dos resultados completos que você pode acessar aqui, Jaime Troiano conclui:

“As (marcas) que estão nas primeiras posições trazem dois fortes recados: entender seu público e criar iniciativas que conversem corretamente com ele e, sem dúvida, se comunicar. O silêncio raramente cria marcas fortes e desejadas. 

Jaime Troiano

Ouça o comentário completo do Sua Marca Vai Ser Um Sucesso que foi ao ar no Jornal da CBN:

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