
No cenário competitivo de hoje, diferenciar produtos aparentemente comuns e transformá-los em marcas distintas é um desafio que muitas empresas enfrentam. Jaime Troiano e Cecília Russo discutiram recentemente no “Sua Marca Vai Ser Um Sucesso” como essa transformação ocorre.
Cecília Russo destacou um exemplo peculiar: a marca de grama Ito Grass. A empresa enfatiza no título que “grama não é tudo igual”. Uma ideia que faz sentido, segundo Cecília, considerando a experiência que teve em Holambra, a cidade das flores no interior de São Paulo. Ela disse que ao conversar com produtores observou tratamentos diferenciados em flores, mostrando que mesmo produtos aparentemente idênticos podem ter distintas percepções de marca:
“Me lembro quando visitamos viveiros de flores, e os profissionais que trabalhavam lá nos mostravam como as flores de tal lugar recebiam um tratamento totalmente diferenciado, de rega, poda e tudo mais. Uma flor com marca. Afinal, um produto se torna uma marca não apenas pelo nome que ele carrega, mas pelo conjunto de significados que são percebidos nele”.
Cecília Russo
Outro exemplo é a evolução das marcas de ovos. Antes, ovos eram commodities genéricas, mas agora marcas como Mantiqueira e Fazenda da Toca têm identidades únicas. Cecília compra ovos orgânicos de “Ovo de Itu”, uma marca que promove transparência e proximidade, enviando fotos das galinhas e informando sobre seus períodos de descanso aos consumidores.
Marca genuinamente falsa
Jaime Troiano acrescentou que até produtos como papel sulfite e água mineral, aparentemente indiferenciáveis, possuem marcas distintas. Ele citou exemplos de Chamex e Report para papel sulfite e São Lourenço e Minalba para água mineral, onde cada marca possui um conjunto de fãs
“Água mineral, H2O, algo aparentemente impossível de diferenciar, tem marca e claramente distintas em termos de percepção dedicados, enfatizando a diferenciação através de embalagens, experiência e comunicação”.
Jaime Troiano
Ele também falou sobre tintas de construção, onde a lealdade do pintor a uma marca específica pode influenciar a escolha do cliente.
O caso mais inusitado de todos, porém, Jaime deixou para o fim do comentário. Ele encerrou com um exemplo curioso de Istambul, onde uma barraca que vende réplicas de relógios de grandes marcas, não se acanha em expor em uma placa a sua marca: “Genuine fake watches”. Ou seja, anuncia de forma clara e transparente que vende “relógios genuinamente falsos”, destacando a importância da autenticidade na construção da marca.
Sua marca de hoje
“Se você tem um produto, vale sempre se perguntar o quanto você está efetivamente criando uma identidade própria, deixando de ser apenas um a mais no mercado e criando algo com significado. Se estiver, você tem uma marca, caso não, apenas mais um produto igual aos seus competidores”
Cecília Russo
Ouça o Sua Marca Vai Ser Um Sucesso
O Sua Marca Vai Ser Um Sucesso com os comentários de Jaime Troiano e Cecília Russo vai ao ar, aos sábados, às 7h50 da manhã, no Jornal da CBN.